A palavra mungunzá vem do quimbundo africano mu’kunza, que significa simplesmente milho cozido. Só com isso nós já podemos tirar duas conclusões sobre esse prato que é super tradicional no Brasil: primeiro que ele está relacionado com os estados que mantiveram mais da cultura africana, ou seja, os do nordeste, principalmente a Bahia. Depois, que se é feito com milho, então vai ser consumido nos meses de junho e julho, época de colheita do milho há muitos anos.
E o que mais acontece nessa época? Sim, as festas juninas!
Com esse link feito, se você quer conhecer ainda mais o mungunzá e entender a diferença dele para a canjica ou para o curau, e, no fim, fazer o seu aí na sua casa, aproveite nossas dicas, receitas e prepare-se para a festa!
O que é mungunzá?
Além das raízes africanas (cuja cultura costuma ter pratos cozidos, empapados e cremosos) e da tradição nordestina desse prato nas festas juninas que já comentamos, esse é um prato muito gostoso para o frio, mas que também pode ser comido gelado, se preferir.
A receita vai depender do que você quer: salgado, doce, quente, gelado e por aí vai. Mas falamos disso na sequência.
Receita de mungunzá
Ingredientes
- 2 copos de leite de coco
- 2 copos de açúcar
- 2 copos de leite
- 1 unidade de canela em pau
- 5 unidades de cravo-da-índia
- Canela-da-china em pó a gosto
- 500 gr de canjica
Modo de preparo
- Coloque o milho de molho durante 12 horas.
- Leve ao fogo com água para cozinhar.
- Quando o milho estiver tenro ainda com pouco de água do cozimento, coloque o leite de coco, o leite, o açúcar, os cravos e a canela. Deixe cozinhar mais um pouco.
- Sirva em prato fundo ou em taças individuais, polvilhado com canela.
- De um dia para o outro fica ainda melhor.
Todos esses ingredientes você pode garantir lá na festa junina do Carrefour ! Sem falar de todas as promoções e entrega em casa!
O que fazer se seu mungunzá virar papa? E se ficar muito seco?
É mais fácil prevenir do que remediar o seu mungunzá. Se deixar muito tempo cozinhando, pode ser que os pedaços de milho se desfaçam e a textura do doce fique errada. Para isso, é muito importante deixar o milho de molho por pelo menos 12 horas e respeitar o tempo de cozimento sugerido. Isso também te ajuda a não deixar muito seco.
Mais uma dica: pode acreditar que a canjica sai cremosa da panela, mas encorpa muito quando descansa na geladeira. Se for servir quente, direto da panela, tem que aumentar o tempo de fogo uns 15min. Se já estiver na geladeira e for aquecer, vale a pena juntar um pouco de água ou de leite.
Mungunzá é doce ou salgado?
Pode ser o que você quiser! Como é um prato feito basicamente com milho, você decide se coloca açúcar ou sal e aí repensa os temperos que acompanham. Por exemplo:
- No lugar do leite de vaca e o de coco dessa receita que trouxemos, você pode usar a manteiga para ajudar a canjica a ficar cremosa.
- No lugar da canela que finaliza, você pode usar o colorau, um tempero muito utilizado na Bahia feito a partir do Urucum.
- No lugar do açúcar, claro, o sal.
- Temos aqui uma receita de mungunzá salgado que ainda leva algumas variações de embutidos como paio, linguiça calabresa, costelinha e charque (ou carne de sol para manter a raíz nordestina).
Veja algumas outras receitas parecidas
Mungunzá é saudável? É calórico?
O mungunzá é cremoso por conta do amido do milho, o que significa bastante carboidrato. Para a versão doce você tem o açúcar e o leite animal que são um pouco mais calóricos, então é justo dizer para aproveitar bem durante as festas juninas, mas talvez não seja um prato para o dia a dia.
O salgado segue uma ideia parecida nos carboidratos, mas como é você quem decide os acompanhamentos, então tem um pouco mais de controle sobre o nível de gordura que vai colocar!
Qual a diferença entre canjica, mungunzá e curau?
Aqui pode ficar traiçoeiro, vamos lá:
- O ingrediente canjica é o milho branco, muito utilizado no Brasil. Com esse ingrediente se faz a receita canjica e o mungunzá
- A receita canjica é a mesma coisa que o mungunzá, a diferença vai estar na região na qual você está (mungunzá no nordeste e canjica principalmente no sudeste).
- Curau é feito com milho verde, porém a receita cremosa, que pode ser salgada ou doce, feita com milho verde, também é chamada de canjica no nordeste!
E aí, difícil? Ainda bem que qualquer uma dessas é deliciosa e fácil de fazer, então não precisa perder tempo!