Categorias
Dicas

Conheça a canjica: origem, nomes e receita

Não é a primeira vez que falamos sobre milho aqui no CyberCook, e nem vai ser a última. Principalmente quando chegamos perto das Festas Juninas, esse grão passa a ser ainda mais protagonista e aparece em quase todas as receitas, mais até do que o amendoim e a mandioca.

Uma das receitas mais comuns dessa época, feita com milho, é a canjica, um prato versátil e delicioso que pode ser doce ou salgado e que aquece nossos corpos no frio que normalmente dá as caras em junho e julho. Se você é fã de canjica ou nunca fez na vida, aqui estão algumas curiosidades sobre esse prato super tradicional no Brasil e uma receita especial doce para você já sair comprando os ingredientes (independentemente da época do ano!)

Aproveite!

Canjica Amarela
Canjica

Origem da Canjica

Esse prato, na atual constituição de ingredientes, é uma criação brasileira, mas sua origem é de difícil rastreio. Alguns historiadores dizem que o nome canjica vem do tupinambá “acanjic”. Já outros buscam o nome na África, mais especificamente na região do Congo e Angola, onde se encontrava um prato chamado “Kanzika”, um empapado de milho cozido.

Claro, como vemos bastante aqui no Blog do CyberCook, as origens da maior parte dos pratos não foi documentada e os que foram já se perderam, então é muito difícil dar certeza sobre esses casos. O que deixa tudo ainda mais interessante!

Canjica, Munguzá ou Curau?

Os três pratos são muito tradicionais por aqui e são basicamente a mesma receita. Todos podem ser doces ou salgados e todos são feitos com milho. Mas então, qual a diferença entre eles?

  • Canjica e Curau são feitos com milho verde cozido e fresco, e a diferença entre os dois pode ser o quão ralado ou amassado é o milho, mas mesmo assim não é uma regra. Fica mais por conta de como você prefere preparar.
  • Já o munguzá, que para muitos é a mesma coisa que canjica, é culturalmente feito com milho debulhado e seco, podendo ser o amarelo ou o branco.

Em uma festa junina não vai fazer muita diferença pois sempre vai ser delicioso e combinar super bem com a ocasião, mas sem conhecer os nomes você pode acabar perdendo oportunidades, já que cada região do Brasil fala de um jeito.

Aqui uma receita de cada para você fazer e tirar a teima das diferenças!

Receita de canjica amarela incrementada

Ingredientes

  • Coco ralado 1 pacote
  • Açúcar 1/2 xícara (chá)
  • Leite condensado 1 lata
  • Leite de Coco 1 vidro
  • Canela em pau 2 pedaços
  • Leite 3 xícaras (chá)
  • Canjica 1 1/2 xícaras (chá)

Ingredientes Cobertura

  • Chocolate em pó 3 colheres (sopa)
  • Amendoim 1/2 xícara (chá)

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, lave o milho para canjica em água corrente. Transfira para uma panela de pressão, junte dois litros e meio de água e a canela.
  2. Tampe a panela e leve ao fogo médio, por cerca de 40 minutos, após iniciar a pressão.
  3. Retire do fogo, aguarde a pressão sair e verifique se os grãos estão macios. Se necessário, deixe cozinhar por mais tempo, com a panela aberta, em fogo baixo.
  4. Acrescente o leite, o leite condensado, o leite de coco, o coco ralado e o açúcar e misture bem.
  5. Deixe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar.

Cobertura

  1. Misture o amendoim ao chocolate em pó e sirva por cima da canjica.
Curau

Esse link te leva direto para a lista de compras com os ingredientes da receita

Essa receita traz alguns ingredientes para dar aquela turbinada na sua Canjica, mas o importante é fazer e aprender que essas receitas super tradicionais podem ser fáceis de fazer, além de renderem bastante!

Divirta-se cozinhando e mãos à massa!