Iguaria das festas juninas a canjica de milho verde é uma das delícias que você tem que ter no seu cardápio, não só para junho mas para o ano todo, pois além de tudo é bem nutritiva.
Também vamos te dar a dica infalível para não errar o ponto deste prato.
Boa leitura.
Como não errar o ponto da canjica
O milho é uma das melhores fontes de carboidrato, pois é o cereal que mais traz fibras variadas além de ser fonte de energia.
A canjica em si é um prato bem leve e saudável, por isso é uma daquelas opções gostosas que não te deixa sair muito da dieta balanceada.
Para uma boa canjica é importantíssimo acertar o ponto para que ela fique cremosa mas bem encorpada, para isso, antes do cozimento é necessário coar bem o milho batido, pois isso colabora para um aspecto mais aveludado da sua canjica.
Já na panela, quando ela engrossa bem e começa se soltar do fundo, aí você sabe que está no ponto perfeito então é só servir.
Receita de Canjica de Milho Verde
Uma receita tão prática desses merece aparecer mais no seu ano além de no mês de junho, pois com poucos ingredientes e 30 minutinhos você faz uma canjica de milho cremosa e bem docinha para servir de sobremesa após suas refeições.
Então, sem mais delongas vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Manteiga 1 colher (sobremesa)
- Açúcar 1/2 xícara (chá)
- Leite 300 mililitros
- Milho Verde 5 espigas
- Sal 1 pitada
- Canela-da-China em pó a gosto
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer Canjica de Milho Verde
- Corte as espigas rente ao sabugo e reserve os grãos.
- Junte ao leite e passe aos poucos no liquidificador.
- Coloque o milho triturado dentro de um pano fino e esprema bem, desprezando o bagaço.
- Numa panela, coloque o caldo do milho e leve ao fogo médio, mexendo sempre.
- Quando começar a engrossar e desgrudar do fundo da panela, acrescente o açúcar, o sal e a manteiga.
- Mexa por alguns minutos até obter um creme consistente e brilhante.
- Coloque numa travessa ou em forma de sua preferência.
- Polvilhe com canela em pó e sirva fria.
Mais receitas canjica de milho verde
Canjica, curau e mungunzá, quais as diferenças?
O milho é um dos cereais mais versáteis e sem dúvida um dos mais consumidos no mundo, pois rende várias receitas e ainda pode servir para fazer combustível e açúcar, como é usado amplamente nos Estados Unidos.
Aqui no Brasil, a gente já prefere trabalhar com esse ingrediente para fazer pratos incríveis, como curau, mungunzá e a canjica que já ensinamos aqui.
Agora, você sabe a diferença desses pratos? Visualmente eles são bastante semelhantes, mas na prática tem algumas distinções que torna cada um deles único.
O mungunzá é bastante semelhante a canjica, só que é feito com o grão de milho branco, já o curau é chamado também de canjica nordestina e trata-se de um creme mais liso de milho que fica numa consistência mais gelatinosa, bem diferente do curau.
Todos os 3 costumam ser servidos com canela e levar o leite de coco, por isso em sabor podem ser bastante semelhantes, ainda que com suas particularidades.
Agora é contigo, prepare essa canjica de milho verde e se delicie com esse sabor bem brasileiro.