Canjica de Milho Verde: não espere junho chegar

Publicada em: 15/12/2021 10:42

Iguaria das festas juninas a canjica de milho verde é uma das delícias que você tem que ter no seu cardápio, não só para junho mas para o ano todo, pois além de tudo é bem nutritiva.

Também vamos te dar a dica infalível para não errar o ponto deste prato.

Boa leitura.

Como não errar o ponto da canjica

O milho é uma das melhores fontes de carboidrato, pois é o cereal que mais traz fibras variadas além de ser fonte de energia.

A canjica em si é um prato bem leve e saudável, por isso é uma daquelas opções gostosas que não te deixa sair muito da dieta balanceada.

Para uma boa canjica é importantíssimo acertar o ponto para que ela fique cremosa mas bem encorpada, para isso, antes do cozimento é necessário coar bem o milho batido, pois isso colabora para um aspecto mais aveludado da sua canjica.

Já na panela, quando ela engrossa bem e começa se soltar do fundo, aí você sabe que está no ponto perfeito então é só servir.

Receita de Canjica de Milho Verde

Uma receita tão prática desses merece aparecer mais no seu ano além de no mês de junho, pois com poucos ingredientes e 30 minutinhos você faz uma canjica de milho cremosa Comprar os ingredientes e bem docinha para servir de sobremesa após suas refeições.

Então, sem mais delongas vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Manteiga 1 colher (sobremesa)
  • Açúcar 1/2 xícara (chá)
  • Leite 300 mililitros
  • Milho Verde 5 espigas
  • Sal 1 pitada
  • Canela-da-China em pó a gosto

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer Canjica de Milho Verde

  1. Corte as espigas rente ao sabugo e reserve os grãos.
  2. Junte ao leite e passe aos poucos no liquidificador.
  3. Coloque o milho triturado dentro de um pano fino e esprema bem, desprezando o bagaço.
  4. Numa panela, coloque o caldo do milho e leve ao fogo médio, mexendo sempre.
  5. Quando começar a engrossar e desgrudar do fundo da panela, acrescente o açúcar, o sal e a manteiga.
  6. Mexa por alguns minutos até obter um creme consistente e brilhante.
  7. Coloque numa travessa ou em forma de sua preferência.
  8. Polvilhe com canela em pó e sirva fria.

Canjica de Milho Verde

Mais receitas canjica de milho verde

Canjica, curau e mungunzá, quais as diferenças?

O milho é um dos cereais mais versáteis e sem dúvida um dos mais consumidos no mundo, pois rende várias receitas e ainda pode servir para fazer combustível e açúcar, como é usado amplamente nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, a gente já prefere trabalhar com esse ingrediente para fazer pratos incríveis, como curau, mungunzá e a canjica que já ensinamos aqui.

Agora, você sabe a diferença desses pratos? Visualmente eles são bastante semelhantes, mas na prática tem algumas distinções que torna cada um deles único.

O mungunzá é bastante semelhante a canjica, só que é feito com o grão de milho branco, já o curau é chamado também de canjica nordestina e trata-se de um creme mais liso de milho que fica numa consistência mais gelatinosa, bem diferente do curau.

Todos os 3 costumam ser servidos com canela e levar o leite de coco, por isso em sabor podem ser bastante semelhantes, ainda que com suas particularidades.

Agora é contigo, prepare essa canjica de milho verde e se delicie com esse sabor bem brasileiro.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: