Como se faz Salpicão de Frango

Publicada em: 26/05/2021 17:13

Aquela receita de ceia de natal que tem sempre uma tia disposta a levar para o encontro de família, já que, segundo ela, é a melhor do mundo.

E não estamos aqui para questionar os dotes culinários da sua tia, mas sim, para te dar os caminhos para fazer um salpicão delicioso, participar da próxima ceia e encantar a família toda.

Nem precisa esperar o natal, pois com certeza você vai querer fazer essa maravilha assim que acabar de aprender tudo sobre.

Boa leitura.

Salpicão de Frago

Salpicão, é do Brasil

Estamos sempre falando de receitas, que apesar de populares no nosso país, suas origens são de fora, e a gente só dá aquela boa e velha adaptada, mas o caso do salpicão é diferente.

Essa maravilha foi 100% desenvolvida aqui no Brasil, provavelmente próximo a década de 50 e para não dizer que nada foi importado, o nome vem da palavra salpicón, que na culinária mexicana consiste em pratos que levam essa mistura de ingredientes crus e cozidos em um determinado tipo de molho. Claro que no México, os ingredientes são outros, muito distantes do que compõe nosso salpicão brasileiríssimo.

O preparo perfeito

Lá no início falamos daquela sua tia que alega fazer o salpicão perfeito, mas na verdade, apesar de uma receita brasileira, ela não ficou livre dos regionalismos, então existem vários tipos de preparo e cada cozinheira meio que dá seu toque próprio ao prato, o que só enriquece essa iguaria.

Porém, precisamos partir de um ponto pacífico, por isso escolhemos o preparo que talvez seja o mais tradicional do salpicão para você dominar daí pra frente, incrementar fica por conta da sua criatividade.

Ingredientes

  • Uva Passa 1/4 xícara (chá)
  • Nozes 1/4 xícara (chá)
  • Pimentão Vermelho 1/4 unidade
  • Batata palha 1/2 pacote
  • Sal a gosto
  • Alho 1 dente
  • Cebola 1/2 unidade
  • Azeitona verde 1/4 xícara (chá)
  • Maionese 1 vidro
  • Creme de Leite 1/2 lata
  • Milho em conserva 1 lata
  • Peito de Frango 250 gramas
  • Presunto Magro 150 gramas
  • Mussarela 150 gramas
  • Cheiro-verde 2 colheres (sopa)
  • Azeite extra virgem orgânico 1 colher (sopa)

Como fazer

  1. Em uma panela coloque o azeite e doure a cebola e o alho.
  2. Junte o frango e tempere com sal e pimenta. Deixe esfriar.
  3. Em uma tigela junte os ingredientes secos (exceto a batata palha) e misture levemente.
  4. À parte, misture o creme de leite e a maionese e tempere com sal e pimenta.
  5. Junte esta mistura com o conteúdo da tigela.
  6. Por último coloque a batata palha e misture delicadamente.
  7. Decore com mais batata palha, algumas azeitonas e cheiro-verde.
  8. Sirva bem geladinho.

Este é o salpicão base, que provavelmente você já viu em alguma ceia de natal da família, e agora pode fazê-lo em qualquer época do ano.
Já as variações, encorajamos a usar a criatividade, mas para não te deixar na mão, vamos dar um empurrãozinho com essas 4 receitas de salpicão variadas para você experimentar:

A ceia completa de natal

Sim, o natal ainda está longe, o que é bom, pois assim você vai ter tempo suficiente para aprender e dominar as técnicas e quando a hora chegar, preparar uma ceia de lamber os beiços e agradar a família toda.

Então, prepare o caderno de anotações e mande ver nesses preparos.

Peru Suculento

Peru Suculento

O peru é um dos astros do natal, mas todo cozinheiro, dos mais iniciantes aos veteranos, sofre com a carne que fica seca.

Por isso, essa receita traz alguns truques para que durante o preparo você consiga deixar a pele bem dourada e crocante, com a carne super macia e suculenta. Sem falar do maravilhoso recheio, que só de pensar dá água na boca.

Experimente fazer esse peru, aperfeiçoe a técnica e até o natal terá um prato suculento para servir à família.

Consultar a receita

Maionese Especial

Maionese Especial

Assim como o peru e o salpicão, outro prato que tem lugar garantido na ceia é a salada de maionese.

Essa versão especialíssima traz bastante legumes para dar ainda mais sabor. Quanto a escolha da seleta, fique livre para colocar seus favoritos, quanto mais colorida, mais bonita para servir e quanto mais frescos os legumes, mais saborosa a sua maionese.

Consultar a receita

Rabanada

Rabanada

Para fechar a mesa da ceia, uma sobremesa saborosa e sustentável.

A rabanada é perfeita para ocasião, pois tem tudo a ver com o clima natalino e ainda pode ser feita com aquele pão dormido, evitando desperdícios. 

Capriche na canela, pois o cheiro que vai invadir a cozinha já vai dar aquele climinha de natal.

Consultar a receita

Salpicão, a salada turbinada

O grande atributo do salpicão nas refeições é sua versatilidade, pois estamos falando de uma salada, para ser servida gelada e que leva frango. Ou seja, dura bastante tempo na geladeira e você come um pouquinho em cada refeição, por isso deixar para preparar só no Natal é um desperdício do potencial dessa maravilha.

Faça esse salpicão quando quiser, e tenha um acompanhamento ótimo que combina com praticamente todos os preparos.

Ah, lembrando que apesar de ser um tipo de salada, ele não substitui as verduras que são fundamentais para uma dieta equilibrada, por isso, consuma salpicão como acompanhamento e também com moderação, para ter sabor sem abrir mão da saúde.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: