Como preparar um peixe delicioso de 4 maneiras diferentes

Publicada em: 07/02/2022 15:48

Peixes e pescados são uma ótima fonte de proteína, fáceis de preparar e versáteis em diversas receitas. Além de deliciosos, os peixes são uma preparação rápida e prática para o dia a dia, mas muitos deixam de incluir peixes no cardápio por terem dificuldade de acertar o ponto da carne ou não saber preparar corretamente. Fique tranquilo porque cozinhar peixe é mais fácil do que você imagina e é isso que pretendemos mostrar aqui.

Seja inteiro, em filés ou postas, cada corte pede uma técnica apropriada para seu cozimento, por isso é bom ter na manga esses detalhes que fazem toda a diferença. 

Peixe na grelha

Diferencie seu churrasco com peixe na brasa

Cozinhar um peixe inteiro pode parecer uma tarefa intimidadora, mas é na verdade muito mais simples. O pargo vermelho é um peixe fácil de encontrar e muito simples de ser preparado, principalmente na grelha. Para fazer um peixe na grelha, faça cortes nas laterais, evitando que a pele enrugue. Tempere com sal, limão e ervas frescas, como tomilho, alecrim e manjericão.

Você pode comprá-lo já limpo, sem as entranhas, mas se quiser a experiência completa a dica para limpar é bem simples:

  • corte a barriga das guelras até o rabo e retire as entranhas, passe bastante água para que não sobre nada. Como o peixe é inteiro você não precisa nem tirar as barbatanas!

Veja a receita completa aqui

Peixe na assadeira

Peixe na assadeira

Outra técnica para peixes inteiros é assar na cama de sal. Utilize peixes com escama ou pele mais resistente, como carapau, tainha ou sardinha, para que o sal não penetre na carne. Com o peixe limpo, recheie-o com um pouco de manteiga. Coloque-o na cama de sal em uma assadeira e cubra com uma camada generosa de sal grosso e regue com um pouco de azeite para facilitar o cozimento. Leve ao forno por 20 a 25 minutos. Retire com delicadeza!

Veja a receita completa aqui

Peixe no papilote

Peixe no papilote

Outra ótima opção é assar o peixe no papilote, envelopando a posta. O envelope cria uma mini estufa de forma que o peixe cozinhe no vapor de seu próprio líquido. Acrescente ervas frescas, limão e o que seu paladar pedir. O peixe fica suculento e muito saboroso! Essa técnica é mais adequada para postas grossas, de peixes como salmão, abadejo e meca. 

Essa técnica funciona também com papel alumínio, mas lembre-se de colocar o lado que reflete para dentro, mantendo o calor do peixe para ele mesmo.

Veja a receita completa aqui

Peixe Frito

Peixe Frito

Peixe frito, à milanesa ou empanado são ótimos para filés magros como pescada, tilápia, tambaqui, linguado e merluza. Certifique-se de retirar todas as espinhas dos filés, tempere com sal e pimenta do reino moída e empane em farinha e ovos. Frite-os em óleo bem quente dos dois lados e deixe descansar no papel toalha para retirar o excesso de óleo. Delicioso também deixar em tirinhas, para aperitivo!

O clássico prato inglês fish and chips pode ser feito até mesmo na fritadeira elétrica, mas tome cuidado com peixes congelados que estejam com muita água. Isso pode deixar sua fritura mais perigosa e menos crocante também!

Veja a receita completa aqui

Peixe na frigideira com crosta

Peixe na frigideira com crosta

Uma versão mais light e funcional do peixe empanado, o peixe com crosta é nutritivo, delicioso e fica pronto rapidamente. Escolha filés mais firmes, como a tilápia, robalo, namorado, pargo e robalo e tempere-os com limão e alho espremido. Depois é só passar os filés no ovo batido e escolher castanhas e oleaginosas trituradas. Gergelim, quinoa, castanha-do-pará e amêndoas são ótimas opções para empanar o peixe. Coloque na frigideira com um fio de azeite, tampe para abafar e vire o filé. Sirva com molhos de sua preferência!

Veja a receita completa aqui

  1. Saiba como escolher peixe fresco no mercado
  2. 5 motivos para incluir mais peixe no cardápio

E aí, gostou das dicas? Conte para nós!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: