Mais um junho chegou e com ele as festanças tradicionais e muito esperadas. Infelizmente a situação da pandemia ainda não permite aglomerações, então celebrações intimistas serão novamente a tônica, mas com criatividade e o apoio da tecnologia, dá pra ter uma experiência de arraiá virtual incrível.
Preparamos algumas dicas de como montar uma experiência de festa junina à distância, e de quebra trouxemos as receitas típicas que não podem faltar na mesa de um arraial completo.
Boa leitura.
Ambientação física e virtual
Uma das marcas características de uma boa festa junina é a caracterização, tanto dos participantes quanto do cenário. Sendo assim, mesmo à distância você pode decorar a sua sala, sempre pensando no enquadramento da sua câmera para ficar lindo na vídeo chamada.
Outra coisa que você pode agregar, aproveitando a tecnologia de hoje, é utilizar os filtros e os fundos que alguns programas de vídeo chamada possuem, assim o seu chat virtual fica com toda a cara junina necessária.
Infelizmente as vídeo chamadas não possuem cheiro, mas ao menos na sua casa, você tem que preparar as receitas para perfumar o ambiente com a canela do quentão e do curau e da pipoca estourando para se sentir numa festa bem tradicional.
Para isso você vai precisar de algumas receitas, e não vamos te deixar na mão. Separamos uma série de pratos típicos, simples de fazer e deliciosos para o seu arraiá ficar completo, e no final teremos mais uma dica para aproveitar juntos mesmo à distância.
Bolo Simples de Laranja
A mesa de bolos é uma das mais importantes na festa junina, e é importante que tenha variedade, ainda que simples.
Então, uma boa opção é o bolo de laranja, bem feito, fofinho e muito gostoso, combina demais com o clima junino e deixa no ar um aroma delicioso para entrar no clima.
Clique para visualizar a receita de Bolo Simples de Laranja
Pipoca Doce
Festa junina tem que ter pipoca, de preferência aquele carrinho do pipoqueiro, mas como esse ano estamos planejando uma festa mais intimista, a versão caseira vai quebrar o galho.
Pipoca salgada não tem segredo, e essa doce também não, basta seguir o passo a passo, e se quiser variar no corante, poderá ter pipoca doce da cor que mais gostar.
Clique para visualizar a receita de Pipoca Doce
Canjica de Milho com Calabresa
Canjica também é um grande símbolo das festas de São João. Por ora, vamos falar da salgada, mas o doce vai aparecer também, não se preocupe.
Escolhemos essa versão bem recheada, com calabresa, para ser quase uma refeição completa e dar a sustança para você até dançar uma quadrilha na sala de casa.
Clique para visualizar a receita de Canjica de Milho com Calabresa
Canjica
A canjica doce tem seu espaço também, e nesse preparo fica numa consistência semelhante a do curau.
Capriche no leite de coco e no milho, pois é uma combinação incrível de sabores que dá a essa receita muito mais personalidade.
Clique para visualizar a receita de Canjica
Bolo de Milho
Falamos lá em cima que a mesa de bolo tem que ter variedade, então é claro que não faltaria um belo bolo de milho, não é?
Para mais praticidade pode até usar o milho em lata, mas se quer realmente aquele sabor de fazenda mesmo, sugerimos o uso do milho verde na espiga, de procedência para ter um bolo bem saboroso.
Clique para visualizar a receita de Bolo de Milho
Bolo de Fubá com Goiabada
Por último, fechando o time dos bolos, o clássico de fubá com goiabada tinha que fazer parte da festança.
Esse preparo pode ser feito todo no liquidificador, e o toque de erva doce realça os sabores, então não pode faltar.
Capriche no recheio também, pois a goiabada com bolo de fubá é bão dimais da conta, sô!
Clique para visualizar a receita de Bolo de Fubá com Goiabada
Delivery junino
Por fim, com todas essas dicas será possível montar um arraiá na sua casa e compartilhar a distância com amigos e familiares.
Para coroar, a nossa dica final é propor uma troca de pratos, ou seja, um faz o bolo, outro faz a canjica, e cada um envia para outro, caso morem na mesma cidade.
É uma boa forma de compartilhar o espírito das festas juninas, sem causar aglomerações, e depois, pela videochamada cada um comendo o prato do outro, vai ser uma experiência que vai unir muito a todos, mesmo à distância.
Nesse momento, merecemos celebrar de alguma forma, mas sempre com responsabilidade, pois precisamos preservar a saúde para no ano que vem comemorar o São João juntos.