Como fazer uma Festa Junina à distância com seus amigos

Publicada em: 17/06/2020 18:07

Mais um junho chegou e com ele as festanças tradicionais e muito esperadas. Infelizmente a situação da pandemia ainda não permite aglomerações, então celebrações intimistas serão novamente a tônica, mas com criatividade e o apoio da tecnologia, dá pra ter uma experiência de arraiá virtual incrível.

Preparamos algumas dicas de como montar uma experiência de festa junina à distância, e de quebra trouxemos as receitas típicas que não podem faltar na mesa de um arraial completo.

Boa leitura.

Festa Junina

Ambientação física e virtual

Uma das marcas características de uma boa festa junina é a caracterização, tanto dos participantes quanto do cenário. Sendo assim, mesmo à distância você pode decorar a sua sala, sempre pensando no enquadramento da sua câmera para ficar lindo na vídeo chamada.

Outra coisa que você pode agregar, aproveitando a tecnologia de hoje, é utilizar os filtros e os fundos que alguns programas de vídeo chamada possuem, assim o seu chat virtual fica com toda a cara junina necessária.

Infelizmente as vídeo chamadas não possuem cheiro, mas ao menos na sua casa, você tem que preparar as receitas para perfumar o ambiente com a canela do quentão e do curau e da pipoca estourando para se sentir numa festa bem tradicional.

Para isso você vai precisar de algumas receitas, e não vamos te deixar na mão. Separamos uma série de pratos típicos, simples de fazer e deliciosos para o seu arraiá ficar completo, e no final teremos mais uma dica para aproveitar juntos mesmo à distância.

Bolo Simples de Laranja

Bolo Simples de Laranja

A mesa de bolos é uma das mais importantes na festa junina, e é importante que tenha variedade, ainda que simples.

Então, uma boa opção é o bolo de laranja, bem feito, fofinho e muito gostoso, combina demais com o clima junino e deixa no ar um aroma delicioso para entrar no clima.

Clique para visualizar a receita de Bolo Simples de Laranja

Pipoca Doce

Pipoca Doce

Festa junina tem que ter pipoca, de preferência aquele carrinho do pipoqueiro, mas como esse ano estamos planejando uma festa mais intimista, a versão caseira vai quebrar o galho.

Pipoca salgada não tem segredo, e essa doce também não, basta seguir o passo a passo, e se quiser variar no corante, poderá ter pipoca doce da cor que mais gostar.

Clique para visualizar a receita de Pipoca Doce

Canjica de Milho com Calabresa

Canjica

Canjica também é um grande símbolo das festas de São João. Por ora, vamos falar da salgada, mas o doce vai aparecer também, não se preocupe.

Escolhemos essa versão bem recheada, com calabresa, para ser quase uma refeição completa e dar a sustança para você até dançar uma quadrilha na sala de casa.

Clique para visualizar a receita de Canjica de Milho com Calabresa

Canjica

Canjica

A canjica doce tem seu espaço também, e nesse preparo fica numa consistência semelhante a do curau.

Capriche no leite de coco e no milho, pois é uma combinação incrível de sabores que dá a essa receita muito mais personalidade.

Clique para visualizar a receita de Canjica

Bolo de Milho

Bolo de Milho

Falamos lá em cima que a mesa de bolo tem que ter variedade, então é claro que não faltaria um belo bolo de milho, não é?

Para mais praticidade pode até usar o milho em lata, mas se quer realmente aquele sabor de fazenda mesmo, sugerimos o uso do milho verde na espiga, de procedência para ter um bolo bem saboroso.

Clique para visualizar a receita de Bolo de Milho

Bolo de Fubá com Goiabada

Bolo de Fubá com Goiabada

Por último, fechando o time dos bolos, o clássico de fubá com goiabada tinha que fazer parte da festança.

Esse preparo pode ser feito todo no liquidificador, e o toque de erva doce realça os sabores, então não pode faltar.

Capriche no recheio também, pois a goiabada com bolo de fubá é bão dimais da conta, sô!

Clique para visualizar a receita de Bolo de Fubá com Goiabada

Delivery junino

Por fim, com todas essas dicas será possível montar um arraiá na sua casa e compartilhar a distância com amigos e familiares.

Para coroar, a nossa dica final é propor uma troca de pratos, ou seja, um faz o bolo, outro faz a canjica, e cada um envia para outro, caso morem na mesma cidade. 

É uma boa forma de compartilhar o espírito das festas juninas, sem causar aglomerações, e depois, pela videochamada cada um comendo o prato do outro, vai ser uma experiência que vai unir muito a todos, mesmo à distância.

Nesse momento, merecemos celebrar de alguma forma, mas sempre com responsabilidade, pois precisamos preservar a saúde para no ano que vem comemorar o São João juntos.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: