O almoço brasileiro tem dois protagonistas e um deles é o arroz. Para ele só existe um parceiro ideal: o feijão. E se no dia-a-dia essa união já é perfeita, é porque tanto o arroz quanto o feijão tem versões para diversificar essa mistura. E uma das mais comuns e adoradas versões de feijão é o preto! Seja para o cotidiano ou para receitas mais especiais, esse feijão é um clássico brasileiro e merece um texto para si só.
O básico é o melhor
A receita é mais ou menos como a de feijão normal: deixe o feijão de molho por 12 horas ou mais para que ele absorva bastante água e depois você pode cozinhar em panela de pressão por vinte minutos mais ou menos (vale checar o ponto). Na verdade, essa etapa de deixar de molho é opcional, mas quanto menos molho você fizer, mais tempo na panela de pressão você vai precisar. E isso é mais gás e mais água, ou seja, vale se organizar para facilitar.
Depois disso vem a parte mais importante, porque o feijão não fica gostoso só por estar no ponto certo. Temperar é tudo aqui! Refogue uma cebola picadinha com bastante alho até que ela fique dourada (se quiser pode até deixar passar um pouquinho, pois quando ela fica marrom o sabor tostado é maravilhoso), e jogue o paio também picadinho para fritar.
Nunca acertei o caldo!
Essa é provavelmente a dica mais procurada por quem está começando a fazer feijão, mas é tão fácil que muitos nem vão acreditar. O negócio é: quando o feijão estiver no ponto, separe um pouco e jogue na frigideira com a cebola e o paio, amassando o feijão e criando uma massinha. Essa massinha é o que vai engrossar e temperar seu feijão maravilhosamente.
Profissional em feijão
Como dissemos antes, o feijão é um clássico e com o arroz no almoço não tem igual. Mas existem algumas receitas que elevam o nível do feijão preto ao máximo. Assim que você estiver craque em fazer o tradicional, tá na hora de partir para essas receitas máximas!
- Feijoada: falou em feijão preto, falou em feijoada. E prato mais brasileiro que feijoada não existe! Deliciosa e completa, sempre bem acompanhada de uma fatia de laranja e couve refogada. Se você não come carne essa receita também é para você! Se liga nessa opção vegetariana.
- Caldinho de feijão: conhece essa receita quem faz uma boa feijoada ou quem vive no boteco, simplesmente porque não pode faltar. Com uma pimentinha tabasco essa receita é sensacional!
Essas duas são as mais importantes receitas de feijão preto, e combinam muito bem com carnes como panceta, torresmo e etc.
Porém, o feijão preto vai além!
A seguir você vai conhecer receitas que nunca imaginou fazer com feijão preto, seja para aproveitar o que sobrou ou para inovar totalmente.
- Brigadeiro de feijão preto: surpreso? Vai ficar mais ainda quando experimentar essa receita maluca mas que é realmente deliciosa.
- Hambúrguer vegetariano de feijão preto: é sinceramente uma das opções mais gostosas de hambúrguer vegano e vai abrir seu leque de opções para inovar nesse lanche.
- Bolinho de feijoada: Essa já é um pouco mais comum e aparece em alguns botecos por aí, mas é ótima para aproveitar aquele panelão de feijoada que ninguém conseguiu terminar no domingo.
Bom apetite!