Como fazer bolo de cenoura e como inovar também

Publicada em: 30/09/2021 12:48

Tradicional e popular, o bolo de cenoura é aquele tipo de prato simples que agrada todo mundo, mas ainda assim encontra espaço para ser incrementado e cada vez mais surgem versões inovadores dessa delícia.

Hoje você aprenderá formas de inovar no preparo, porém a partir da receita original que por si só já é um espetáculo.

Boa leitura.

Bolo de Cenoura

Desconstruir para inovar

Para improvisar em cima de uma receita ou até para fazer versões para quem tem restrição, é preciso conhecer bem e dominar o prato original, só assim você terá a confiança para arriscar e criar inovações realmente saborosas.

O bolo de cenoura é uma receita de séculos, que de maneira geral se mantém bem semelhante, porém com a necessidade de preparos veganos, low carb ou mesmo sem farinha de trigo por conta de restrições alérgicas, surgem cada vez mais variações deste prato e todas muito boas por sinal.

Contudo, para substituir um ingrediente é preciso entender muito bem a função que cada um tem no preparo, pois a confeitaria tem muito de química envolvida, então respeitar as medidas e proporções é fundamental para o sucesso de qualquer receita.

Por isso, aprenda a seguir como fazer o bolo de cenoura legítimo, e assim que dominar o preparo, coloque sua criatividade para jogo e crie a sua versão dessa iguaria.

Receita de bolo de cenoura

Essa é a versão tradicional do bolo de cenoura, sem muito segredo, basta seguir o passo a passo respeitando as medidas.

Vamos a receita:

Ingredientes

  • Açúcar 2 xícaras (chá)
  • Farinha de trigo 3 xícaras (chá)
  • Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
  • Óleo de soja 1/2 xícara (chá)
  • Ovo 3 unidades
  • Cenoura 3 unidades

Cobertura

  • Margarina 1 colher (sopa)
  • Açúcar 4 colheres (sopa)
  • Achocolatado em pó 5 colheres (sopa)
  • Leite 1/2 xícara (chá)

Como fazer bolo de cenoura

  1. Coloque os ingredientes no liquidificador, e acrescente aos poucos a farinha.
  2. Leve para assar em uma forma untada e enfarinhada em forno pré aquecido, a 180 graus por 35 minutos.
  3. Misture todos os ingredientes da cobertura e leve ao fogo e deixe ferver até engrossar.
  4. Se fizer na forma de buraco no meio, desenforme o bolo morno.
  5. Aí é só cobrir com a cobertura e servir.

Se não quiser ralar a cenoura, pode colocar no liquidificador em pedaços pequenos e bater antes com os líquidos. Uma dica importante para todo e qualquer bolo de liquidificador é misturar o fermento por último, se possível, sem bater.

Use chocolate no lugar do achocolatado na calda, acrescente 1 colher de sopa de açúcar, assim a calda ficará mais escura, porém se quiser mais brilhante, use cacau em pó com uma ou duas colheres de sopa de açúcar.

Se assar em forma retangular, jogue a cobertura sem desenformar. Espere esfriar e corte o bolo.

Mais receitas:

O poder da cor laranja

A cenoura é um dos alimentos mais importantes para uma dieta balanceada, pois possui alguns tipos de nutrientes específicos que são fundamentais para o funcionamento do nosso organismo.

Um desses nutrientes é o betacaroteno, que é o responsável pela cor laranja bem viva desse legume, e também está presente em outros alimentos da cor laranja, mas na cenoura ele vem associado também a uma vasta gama de fibras e vitamina A, essenciais para nosso corpo.

Outro ponto interessante sobre a cenouras, é o fato de terem baixíssimo teor calórico. Para se ter uma ideia, 100 g do vegetal tem apenas 25 calorias, e ainda tem baixo teor de sal, sendo assim um dos legumes mais saudáveis para se consumir em qualquer tipo de dieta.

Já no bolo, a cenoura empresta não só sua cor, mas também um sabor único, e para finalizar, queremos deixar uma dica para incrementar o preparo sem correr muitos riscos: acrescente cenoura ralada na massa, assim terá uma textura a mais e também um gosto mais intenso do legume.

Experimente com essas dicas e diga-nos o que achou.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: