Caruru baiano legítimo e os caminhos para um quiabo sequinho

Publicada em: 20/05/2022 10:56

Para falar de clássicos da culinária brasileira, em algum momento tem que vir à tona o caruru baiano. Essa iguaria deliciosa é cheia de sabor e influências culturais que combinadas geram um dos pratos mais saborosos da nossa gastronomia.

Aprenda o passo a passo para fazer o legítimo caruru da Bahia e conheça mais sobre o quiabo, vegetal que é estrela da receita.

Boa leitura.

Carurú da Bahia

O melhor uso do quiabo

O quiabo é um dos legumes mais saborosos da nossa flora, apesar de ser consumido em outros países, aqui no Brasil o seu uso é bem mais aproveitado em pratos super criativos como o caruru baiano da nossa receita de hoje.

No caruru, o quiabo é bastante presente, tanto que no preparo clássico vai um quilo do vegetal, enquanto vai apenas meio quilo de camarão seco, por isso é tão fundamental neste prato.

Claro que para formar o prato algumas outras coisas são importantes, como as castanhas de caju, gengibre e claro, o azeite de dendê que tem que ser usado com muita parcimônia para não roubar todo o sabor do prato.

Receita de caruru

Para fazer essa versão de caruru legitimamente baiano você vai usar os principais ingredientes que já mencionamos, porém tem que ter atenção mesmo ao preparo para não errar no cozimento.

Lembre-se que os quiabos entram mais ao final, e é importante se atentar para mudança de cor das sementes que ficam rosadas e também colocar aos poucos para controlar a baba que o quiabo solta naturalmente.

Enfim, chega de papo e vamos ao passo a passo.

Ingredientes

  • Quiabo 1 quilo
  • Cebola 1 unidade
  • Alho 2 dentes
  • Gengibre a gosto
  • Camarão seco 1/2 quilo
  • Castanha-de-Caju 200 gramas
  • Azeite de dendê 1 xícara (chá)
  • Suco de Limão a gosto
  • Água a gosto

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes

Como fazer caruru

  1. Coloque o azeite de dendê para aquecer numa panela e refogue a cebola e o alho
  2. Em seguida, acrescente o gengibre ralado
  3. Junte o quiabo e deixe refogar
  4. Adicione o camarão seco, as castanhas e deixe cozinhar mais um pouco
  5. Coloque água quente que dê para cobrir
  6. Durante o cozimento, teste a baba do quiabo e junte, aos poucos, colheradas do suco de limão
  7. Deixe cozinhar até que as sementes fiquem rosadas.

Mais receitas caruru

Acarajé com Vatapá e Caruru

Quiabo bem sequinho

A baba do quiabo é uma questão que divide muitos, pois alguns gostam e outros não suportam. Na questão de sabor não tem realmente tanto impacto, porém na textura é uma das coisas que faz o refogado ter um quê de cremosidade que é importante para o caruru por exemplo.

Porém, caso você queira deixá-lo sequinho, até mais crocante, não tem problema, na verdade tem técnica. 

Uma das táticas mais simples é deixar de molho no limão por pelo menos 30 minutos que vai tirar toda a baba. Outra opção é uma solução de limão com vinagre, que vai precisar só de 15 minutinhos para dar o mesmo resultado.

O único contra de usar limão é que para fritar pode não ser legal, pois o gosto do limão fica muito forte, e nesses casos a melhor técnica é refogar no óleo em fogo médio, que a baba vai saindo aos poucos e depois é só secar com um papel toalha e usar em saladas, refogados ou mesmo frito.

Portanto, agora que você sabe como trabalhar com o quiabo do seu jeito favorito, nossa sugestão é começar pelo caruru, que é simplesmente uma delícia.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: