Cardápio para 2 pessoas: ceia natalina na medida

Publicada em: 24/11/2021 15:10

O último natal teve que ser uma celebração mais contida e sem aglomerações, mas na realidade acontece que muita gente prefere passar a data de uma forma mais íntima, inclusive até à dois.

Para isso, preparamos uma dica de ceia para 2 pessoas, com 3 cardápios completos e práticos para você escolher e fazer do seu natal uma data mais romântica.

Boa leitura.

Fartura em pequenas porções

A tradição de passar o natal em família com mesa cheia, é algo mais comum aqui no ocidente, e até mais aqui no Brasil. Algumas culturas orientais como a japonesa, passam o natal a dois sempre, normalmente em casal, sendo algo mais próximo de um dia dos namorados do que de uma ceia.

No nosso caso, querer passar um natal mais íntimo é uma opção ótima para se conectar mais com seu parceiro, mas mesmo que seja só para 2, dá sim para ter fartura mas sem desperdício.

Portanto, confira nosso cardápio pensando no porcionamento adequado que vai entregar variedade, sabor e nada de desperdício.

Cardápio 1 – Jantinha tropical

Nosso primeiro cardápio é uma opção que traz mais refrescância à mesa, com os sabores tropicais para sua ceia a 2 ser como um jantar litorâneo cheio de sabor.

Entrada

Salpicão de Frango Simples

Salpicão de Frango Simples

Salpicão de frango já é tradição natalina, então pensamos nessa versão simples, mas com todo sabor que você tem direito.

Essa versão é super colorida, repleta de legumes e bastante cremosa. Fica pronta em 20 minutinhos e rende 4 porções individuais, que podem tranquilamente ficar na geladeira para ser consumida no dia seguinte, afinal uma das maravilhas do salpicão é a sua refrescância.

Confira a receita completa e não fique sem essa entrada para sua ceia.

Principal

Camarão Cremoso de Natal

Camarão Cremoso de Natal

Trazendo mais elementos refrescantes e tropicais, nosso prato principal é um camarão cremoso de natal, com bastante recheio e aquele gratinado lindo de se ver.

O segredo da cremosidade desse prato está no leite de coco então capriche, pois o sabor harmoniza bem demais com o camarão.

Deixe para acrescentar o catupiry só no final do preparo, assim ele fica com uma textura cremosa porém mais firme, criando uma camada a mais de sabor.

Confira o passo a passo completo para fazer essa delícia.

Arroz com frutas secas

Arroz com frutas secas

Com uma entrada do nível do salpicão e um prato cremosíssimo como o camarão de natal, o acompanhamento pode ser mais simples, mas ainda assim ter um charme.

Por isso, ao invés de um arroz branco, nossa dica é esse arroz com frutas secas, que vai trazer um componente agridoce para sua refeição, remetendo a culinária mediterrânea, complementando muito bem o seu jantar de natal.

Confira o passo a passo completo desse arroz maravilhoso.

Sobremesa

Mousse de maracujá

Mousse de maracujá

Para fechar um jantar que está repleto de frescor e ainda tem esse toque litorâneo do camarão combinado com o sabor mediterrâneo do arroz, você precisa de uma sobremesa suave e equilibrada.

A opção que separamos para concluir esse cardápio é o icônico mousse de maracujá com creme docinho e bem aerado, finalizado com a calda ácida incrível do suco de maracujá in natura.

Sirva em taças individuais, pois essa receita rende 4 porções, então vai ter sobremesa até para o almoço do dia seguinte.

Confira o passo a passo completo dessa sobremesa icônica e refrescante.

Cardápio 2 – Mais cor mais sabor

Nossa segunda opção de cardápio para 2 é uma versão mais leve, tendo como base mais o uso de legumes para montar pratos super coloridos e muito saborosos.

Claro que não pode faltar uma bela sobremesa para coroar essa refeição, confira.

Entrada

Salada colorida de legumes

Salada colorida de legumes

Abrindo muito bem essa ceia com uma entrada linda, colorida e repleta de sabores e texturas variadas.

Essa salada de legumes leva de tudo um pouco para formar um prato bem bonito, complementados com um molho de iogurte natural que além de saborizar deixa essa delícia cremosinha.

Prepare pouco antes de servir para chegar à mesa com todo o frescor dos vegetais.

Confira o passo a passo completo dessa leve e saborosa entrada.

Principal

Fricassé de Frango

Fricassé de Frango

Para o prato principal temos uma união da crocância com a cremosidade, em um preparo super prático e rápido para que você tenha mais tempo para aproveitar com seu parceiro de ceia.

O fricassê de frango é uma opção bem mais leve, porém com muito recheio que entrega a fartura na medida certa para sua ceia à dois.

Na decoração, pode usar tanto a batata palha, quanto a versão chips que combina super. Mandioca também chips ou palha também funciona, experimente.

Confira o passo a passo completo dessa delícia cremosa.

Farofa Natalina de Miúdos

Farofa Natalina de Miúdos

Para acompanhar tanta cremosidade, nada melhor que uma farofa natalina recheada com miúdos bem temperados.

É fundamental cozinhar os miúdos já com os temperos até que fiquem bem macios, pois esse contraste com a farinha deixa sua receita bem mais equilibrada.

Confira os ingredientes e o passo a passo para fazer essa farofinha natalina de miúdos super especial.

Sobremesa

Pavê Natalino

Pavê Natalino

Seja para uma família de 30 ou só para algo mais íntimo à dois, a ceia de natal só é completa com pavê de sobremesa.

Ainda mais se for essa versão que você pode montar em copos ou taças individuais, na medida certa de sabor e cremosidade.

Decore com fatias de morango para servir, assim você coroa seu jantar de natal com uma sobremesa linda e deliciosa.

Confira o passo a passo completo e os ingredientes para fazer esse delicioso pavê natalino.

Cardápio 3 – Um quê de tradição

Para fechar, o último cardápio traz para mesa um pouco dos pratos mais tradicionais, em porções menores para que você possa curtir a dois com o mínimo de desperdício.

Acompanhe essas versões simples porém deliciosas dos pratos natalinos.

Entrada

Cestinhas de Salpicão de frango defumado

Cestinhas de Salpicão de frango defumado

Essas cestinhas de salpicão de frango defumado são praticamente um aperitivo cheio de sabor para abrir a sua ceia a dois no próximo natal.

Ideal para o clima mais intimista da ocasião, você pode saborear esse quitutes enquanto toma um bom drink junto da pessoa querida e espera o prato principal ficar pronto.

A receita rende 10 porções, na medida certa de uma bocada para ser o petisco perfeito para abrir os trabalhos da noite de natal.

Confira os ingredientes e o passo a passo completo dessa entrada incrível.

Principal

Bacalhau de Natal

Bacalhau de Natal

Devido às nossas tradições cristãs, o bacalhau é mais comum na Páscoa, porém pode muito bem ser estrela de ceia, ainda mais porque nessa época do ano o peixe está bem mais em conta do que na alta temporada.

Não só isso, mas o prato de bacalhau natalino, com postas bem temperadas fica lindo ao servir, e vai dar um clima bem gostoso para o seu jantar à dois.

Essa receita rende 4 porções bem servidas, então organizando bem, o almoço do dia seguinte tá mais que garantido.

Confira o passo a passo completo desse preparo.

Arroz com amêndoas

Arroz com amêndoas

Para acompanhar esse belo bacalhau natalino, basta um arroz com amêndoas bem simples, no melhor estilo marroquino.

O óleo das amêndoas ajuda a deixar esse arroz bem cremoso e com adição das passas, traz esse sabor marcante do Oriente Médio que vai deixar sua refeição natalina equilibrada e muitíssimo saborosa.

Confira o passo a passo e os ingredientes para fazer essa delícia marroquina.

Sobremesa

Pavê de panetone e sorvete

Pavê de panetone e sorvete

Sim, estamos repetindo o pavê, mas neste caso é uma versão ainda mais turbinada do clássico das ceias de natal.

Para ficar ainda mais natalino, substituímos os biscoitos pelo panetone, e como se não fosse possível melhorar, ainda colocamos na mistura sorvete de creme, que faz desse pavê uma das melhores sobremesas que você terá o prazer de provar.

Sirva em taças, pois rende várias porções, e acredite, vai ser difícil parar em uma só.

Confira o passo a passo completo desse pavê natalino turbinado.

À dois, sem nada (ou quase) para depois

Muitas das objeções das pessoas para fazer uma ceia de natal para dois, é pensar que não vai valer a pena, pois invariavelmente sobrará muita comida, e aí acabam por pedir um delivery e assistir o show do Roberto Carlos.

Porém, mesmo que de forma intimista, você pode ter toda a experiência saborosa e memorável da ceia natalina, organizando essa versão mais enxuta e escolhendo quais os pratos que vão para o seu jantar, assim você comerá bem como sempre, com o mínimo desperdício possível.

Passar essa data a dois, pode ser uma oportunidade para criar momentos mais íntimos em casal, e ter como companhia boa comida, com aquele toque de sabor natalino que passamos o ano todo aguardando.

Desenvolvemos esses 3 cardápios, justamente para proporcionar opções variadas, porém com harmonia entre os sabores para fazer da sua ceia algo memorável, mesmo que em menor escala.

Escolha qual desses cardápios mais combina com seu paladar e tenha uma ceia natalina para dois, com tudo que se tem direito. 

E mesmo que sobre um pouquinho, acreditamos que não será esforço nenhum terminar essas delícias no almoço do dia seguinte.

Boas festas.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: