O cultivo do milho representa uma importância muito grande na história agrícola da civilização humana. Aqui no Brasil, antes mesmo de Pedro Álvares Cabral imaginar desembarcar aqui, nossos nativos já tinham plantações e já consumiam pratos que até hoje são populares.
É o caso do bolo de milho verde, iguaria que se tornou um prato de grande identificação com a cultura caipira principalmente por suas ligações com as festas juninas.
Vem entender mais sobre esse grão tão fundamental e também como fazer o legítimo bolo de milho verde.
Boa leitura.
A importância do milho na agricultura
O milho tem um alto prestígio para o agronegócio brasileiro e mundial, sendo produzido tanto para consumo quanto para o comércio, inclusive tem impacto expressivo nas nossas exportações.
Nos EUA e Canadá, o uso principal do milho é na alimentação de animais, e, aqui no Brasil a situação tem sido semelhante, pois cerca de 84% do milho produzido para consumo interno é destinado a alimentação de animais, principalmente aves e suínos.
Isso se reflete muito no quesito das criações sustentáveis, tema que já falamos aqui algumas vezes, que visa oferecer aos animais rações mais saudáveis, sem hormônios e de origem 100% vegetal.
Já como ingrediente é onde o milho mostra seu incrível potencial, nos brindando com receitas espetaculares como a pamonha, o curau e o prato de hoje, o bolo de milho verde.
Receita de bolo de milho verde
Para sua praticidade, optamos pela receita com milho em conserva, mas se estiver próximo a safra, com milho verde na espiga a disposição, vale a pena usar nesse preparo que dá um nível a mais de sabor.
Ingredientes
- Milho em conserva 1 lata
- Ovo 4 unidades
- Leite condensado 1 lata
- Manteiga 1 colher (sopa)
- Fermento químico em pó 3 colheres (chá)
- Coco ralado 100 gramas
Como fazer bolo de milho verde
- Bata todos os ingredientes no liquidificador, asse em forma de cone pequena, untada e enfarinhada, em forno médio por cerca de 40 minutos.
- Se a forma for grande, acrescentar mais que a metade dos ingredientes.
- Sugestão para o café da tarde.
Essa versão é bem simples e rende um bolo de milho verde delicioso, se quiser outras versões, temos mais 4 opções abaixo que podem lhe interessar:
Ícone da cozinha caipira
Dentre a civilização indígena, o milho tinha um papel fundamental para a vida cotidiana das tribos, e era conhecido como ábati entre os tupis-guaranis.
Por ter um alto poder germinativo e ser de cultivo fácil, se adaptava bem ao estilo nômade das tribos, pois era fácil criar uma nova plantação em um novo lugar e assim ter fartura.
Foi também essa característica que permitiu que as explorações dos bandeirantes avançassem, pois logo antes de irem para um novo lugar, pequenos grupos viajavam antes para fazer roças de milho.
Essas roças viraram povoados, outros tipos de cultivo e de criação foram se somando, e o milho passava a ser alimento para toda comunidade, que usava da criatividade para preparar de forma rústica, receitas que até hoje fazem parte da cultura sertaneja brasileira.
A farinha de milho já era consumida pelos índios, então foi facilmente incorporada pelos colonos, que também pegaram outras receitas típicas do nativo e deram o toque europeu para criar pratos icônicos como a pamonha, o curau, o bolo de fubá, o bolo de milho e muitos outros.
Atualmente, principalmente nas cidades do interior, ainda tem muito cultivo de milho e a cultura permanece. Nos meses de junho e julho, nos quais a safra do grão acontece, recebem também as festividades de São João, que é onde podemos ver as mesas cheias com as maiores delícias que o milho pode prover, reforçando as tradições sertanejas de séculos.
No entanto, se você tá afim de um bolo de milho verde não precisa esperar as próximas festas juninas, com essa receita que trouxemos, fica fácil preparar essa delícia em casa e mandar ver no lanche com um cafezinho passado na hora.
Depois conte para gente o que achou desse preparo.
Bom apetite.