Essa ideia de comer bacalhau só na páscoa ou no natal já está ultrapassada, afinal um prato tão delicioso assim não pode ficar restrito a uma única data, não é mesmo?
Então aproveite essa receita incrível com molho de vinho branco que vai te fazer querer comer bacalhau o ano todo.
Boa leitura.
Bacalhau não é peixe, bacalhau peixe é
Ficou confusa essa afirmação, mas calma que a gente pode explicar.
De fato o bacalhau não é uma espécie de peixe em si, mas um processo de preparo que visa deixar o peixe salgado, e na época da sua criação, foi uma forma que o povo nórdico encontrou de preservar a carne.
Agora, apesar de ser um tipo de preparo, não quer dizer que pode ser feito com qualquer espécie de peixe, pois para ser considerado verdadeiramente bacalhau, algumas coisas precisam ser respeitadas e o tipo do peixe usado é a principal delas.
A principal espécie que é utilizada para o preparo do bacalhau tradicional norueguês é o Gadus, sendo o morha e macrocephalus os mais utilizados. Atualmente também é possível encontrar bacalhau feito com o saithe, o zarbo e o ling, mas via de regra, é o cod gadus, também chamado de codfish, que será reconhecido como legítimo.
Receita de bacalhau
Para esse preparo escolher um bom bacalhau é fundamental, e claro, dessalgar de forma correta também é importante.
Se quiser praticidade, hoje em dia já é possível comprar o peixe dessalgado e até desfiado, assim você ganha tempo no preparo.
Sem mais delongas, vamos ao preparo:
Ingredientes
- Lombo de Bacalhau 600 gramas
- Batata 300 gramas
- Cebola 2 unidades
- Tomate 2 unidades
- Louro 2 folhas
- Alecrim 1 ramo
- Vinho Branco 100 mililitros
- Azeite 200 mililitros
- Pimenta-do-Reino Branca a gosto
Como fazer bacalhau
- Cozinhe o lombo de bacalhau (já dessalgado) em água fervente por cerca de 3 minutos.
- Retire a pele e as espinhas, dividindo o lombo em lascas grandes.
- Em uma panela, faça uma camada com rodelas de batata, tomate, cebola e bacalhau. Repita as camadas nessa ordem até utilizar todos os ingredientes.
- Coloque o louro, o alecrim, a pimenta branca a gosto e regue com o vinho branco e o azeite.
- Leve a panela ao fogo baixo, destampada, para que cozinhe lentamente e o excesso de líquidos evaporem, deixando a mistura mais grossa.
- Assim que as batatas estiverem macias, retire do fogo
Se sobrar bacalhau reserve e use para fazer outras receitas como essas a seguir:
Harmonize com o vinho perfeito
Nada combina melhor com essa receita de bacalhau do que um bom vinho, além é claro do que já é usado no preparo em si.
Antes de escolher o tipo de vinho para harmonizar com seu peixe, é importante considerar o modo de preparo, pois cada jeito aguça partes específicas do paladar e assim a bebida pode complementar ou até realçar alguns sabores.
Por exemplo, o bacalhau frito tem uma textura mais densa e mais gordura, por isso um vinho tinto mais intenso harmoniza bem, como um merlot ou malbec.
Já para bacalhau na brasa, onde o sabor fica mais intenso e ainda é potencializado pelo azeite, a aposta é um vinho tinto mais adocicado como o cabernet sauvignon.
Por fim, numa versão de assado como essa, cheia de temperos e sabor mais forte, é ideal balancear com um vinho que seja mais leve, justamente para trazer essa sensação de frescor ao paladar. A dica aqui é ir no Pinot Noir que não tem erro.
Lembre-se, se for beber, aprecie com moderação, já no prato de bacalhau, vale a pena mandar ver nessa delícia.