Quem nunca foi na feira pela manhã só para comer um belo pastel? Essa delicia caiu no gosto do brasileiro e hoje em dia é algo popular em praticamente todos os estados.
No texto de hoje você vai aprender uma versão de pastel de forno simples mas muito deliciosa.
Boa leitura.
De onde veio o pastel?
A origem do pastel em si é um pouco nebulosa, já que muitas nações trabalhavam com massas na antiguidade. O mais próximo da informação que temos é que provavelmente esse pastel de massa fina e crocante que vemos hoje seja uma adaptação do rolinho primavera chinês.
O rolinho primavera é muito comum na culinária asiática e já se assemelha ao pastel em estrutura e recheio, e claro, também pelo fato de ambos serem fritos.
Com a migração para o Brasil, chineses e japoneses adaptaram a receita clássica do rolinho primavera para algo próximo do que é o pastel hoje, daí a popularidade foi aumentando e cada vez mais o toque brasileiro invadiu a receita, criando variações deliciosas.
A opção de hoje vai na contramão do tradicional, pois trata-se de um pastel de forno, bem recheado e com casquinha dourada e crocante, confira:
Ingredientes
- Margarina 2 colheres (sopa)
- Creme de Leite 1 lata
- Ovo 1 unidade
- Farinha de trigo 4 xícaras (chá)
- Sal 1 colher (chá)
- Ovo 2 unidades
- Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
Como fazer pastel de forno
- Numa tigela, coloque a farinha, o fermento, o sal, o ovo, a margarina e o creme de leite sem o soro.
- Misture tudo, amasse bem para dar o ponto de abrir. Espere uns 20 minutos antes de abrir a massa.
- Abra a massa com um rolo e vá formando os pastéis.
- Use um copo para cortar ou um cortador de biscoito redondo.
- Ponha o recheio a gosto e aperte bem as bordas, usando a ponta de um garfo.
- Pincele com o ovo batido e leve ao forno médio, em tabuleiro untado, por 25 minutos aproximadamente.
Enfim você tem belos pastéis de massa leve, gostosa e saudável, com menos gordura. Dá pra fazer até empadão com ela e fica muito bom.
Esta é a receita de pastel de forno que vai se tornar a sua preferida, acredite.
Mas ainda tem variações para você experimentar, separamos uma lista com 4 tipos de pastéis para todos os gostos.
- Pasteizinhos de Pão de Forma
- Pastel de Forno Low Carb
- Pastel de Forno com Recheio de Frango
- Enroladinho de Salsicha com Massa de Pastel
Os salgados mais práticos para fazer em casa
Um bom salgado é algo que nos pega desde a infância, pois tá pra nascer uma criança que não ama uma coxinha cremosa ou um pastel bem recheado.
E quando crescemos, a vantagem é que podemos aprender a fazer nossos próprios salgados, como o pastel de forno que acabamos de ensinar. Você pode completar a festa com mais 3 receitas que separamos abaixo:
Esfiha de Carne
Esta receita de esfiha é perfeita para você preparar tanto para um jantar diferente quanto para fazer uma renda extra, já que rendem bastante, tanto no tamanho quanto no recheio, então cada uma é praticamente uma refeição completa.
Aqui estamos usando o recheio tradicional de carne moída, mas essa massa vai muito bem com recheios de frango, calabresa e até uma versão vegetariana de palmito.
Enroladinho de Salsicha
Não podíamos deixar de fora esse clássico que com certeza vai agradar a todos nas próximas festinhas.
Este enroladinho de salsicha é super simples de fazer, a massa leva só 4 ingredientes que todos tem em casa e o sabor de cada salgadinho fica incrível.
Experimente fazer em casa para uma festinha, ou mesmo para o lanche das crianças, já que essas medidas rendem 16 porções, dá pra todo mundo se deliciar junto.
Coxinha Cremosa
Não dá para terminar sem antes falar dela, a coxinha cremosa.
Provavelmente estamos falando do salgado brasileiro mais amado e mais consumido, e nesta receita específica vai te conquistar ainda mais, com seu recheio farto e cremoso.
O ponto de atenção é na hora de esquentar a massa, mas seguindo o passo a passo, não tem como errar.
Finalmente você tem opções variadas de salgados para fazer, começando por esse levíssimo e gostoso pastel de forno que vai ficar uma delícia, depois pode ir aumentando seu repertório de salgados para fazer uma festa completa.
Bom apetite.