A Receita de Caldo que aproveita todo o Camarão

Publicada em: 07/06/2021 17:06

O camarão é um dos frutos do mar mais apreciados e consumidos na culinária mundial. No Brasil, é parte de uma cozinha regional que nos presenteou com receitas icônicas como bobó de camarão e camarão na moranga, extremamente representativas e saborosas.

Com a conscientização dos impactos ambientais, soluções para uma criação sustentável desse crustáceo, mantendo o consumo sem prejudicar o meio ambiente, estão surgindo no mundo e aqui no Brasil também. Seguindo uma onda de mais respeito ao animal e à comida também. Por isso, desperdiçar qualquer parte que seja é contrário ao cuidado com o meio ambiente..

Por isso, aqui você aprende uma receita de caldo de camarão para extrair o máximo de sabor, evitando desperdício. Mas não é qualquer caldo, esse tem a assinatura do renomado chef francês Laurent Suaudeau, confira e se delicie.

Boa leitura.

Caldo de Camarão

O impacto da criação sustentável para o meio ambiente

Algumas iniciativas começaram a surgir mundo afora para que uma produção sustentável de camarão pudesse ser implementada, já que o uso de antibióticos para criação do crustáceo causava contaminação da água e a pesca desenfreada gerava um desequilíbrio ecológico grande.

A mudança começou aos poucos e vem ganhando força: no Equador, por exemplo, em 2018 os 7 maiores produtores se juntaram para lançar a Parceria Camarão Sustentável, programa que certifica que toda a produção seja livre de antibióticos, tenha total rastreabilidade da origem e cause zero impacto ambiental. Testes recentes de medição da qualidade da água têm comprovado que a parceria tem dado resultados satisfatórios.

No Brasil, temos algumas iniciativas como a Sabor e Qualidade do Carrefour que visa a produção que preza o bem-estar do animal, numa criação sustentável na região nordeste do país, por meio do tratamento da água antes de retorná-la à natureza, com controle da alimentação dos camarões e venda a preço justo.

Também temos no país algumas associações focadas na produção sustentável do crustáceo, como a Brasil Camarão, que visa criar em sistema fechado, totalmente sustentável e que possa ser comercializado a preços justos sem abrir mão da qualidade. 

Isso cria uma cadeia de produção e consumo sustentável, que não agride o meio ambiente em nenhum momento do processo.

Agora você pode fazer sua parte e utilizar o camarão em vários preparos, aproveitando na totalidade, pois até as cascas podem render ótimos pratos.

Receita do Laurent para aproveitar ao máximo seu camarão

O renomado Chef Laurent Suaudeau, em parceria com o CyberCook, vem para trazer uma série de aulas visando um consumo e uma relação mais sustentável com os alimentos.

Como a estrela de hoje é o camarão, confira esse maravilhoso caldo:

Veja essa receita maravilhosa de Caldo de Camarão

Sensacional essa preparação não é mesmo? O chef realmente deu uma aula de como aproveitar o máximo de sabor e agregar sustentabilidade usando todo o camarão.

Além do caldo, você pode utilizar o crustáceo em outras receitas, como essas que separamos para você, confira:

Frutos do Mar e preservação marítima

Os frutos do mar são iguarias em várias vertentes culinárias pelo mundo. Na Espanha temos a famosa paella que é um mergulho nesse saboroso mundo dos crustáceos, e no Brasil também temos nosso bobó de camarão que é delicioso.

Contudo, os mares têm sido os maiores impactados pela ação humana, que pela poluição e pesca desenfreada vem causando um desbalanço ecológico grande, que requer nossa atenção.

Iniciativas como a que apresentamos lá em cima, que visam uma produção sustentável e um consumo consciente do camarão, já são um ótimo passo para diminuir os danos, mas a preservação marítima precisa ser mais difundida, para não perdermos essa incrível fonte de ingredientes culinários e fauna maravilhosa.

Todos nós podemos fazer a nossa parte no dia-a-dia, diminuindo consumo de plástico, de energia elétrica e evitando desperdício no geral, e também uma dica ótima é consumir seus camarões e frutos do mar desses produtores sustentáveis, assim você incentiva esse mercado e cada vez mais isso passa a ser um pré requisito, pois cada vez mais estão oferecendo crustáceos de qualidade com preço justo. 

Isso é bom para o consumidor é fundamental para o meio ambiente, então, faça a sua parte.

Aproveite que agora você tem essa receita incrível do chef Laurent para poder usar o camarão e fazer uma refeição de dar água na boca.

Veja a dica CyberCook

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: