A melhor Maionese Temperada caseira da sua vida

Publicada em: 16/07/2021 10:15

Parte integrante de todo sanduíche, a maionese pode ser considerada um dos condimentos mais populares que temos.

Vai bem no cachorro quente, no hambúrguer ou até na salada, então é um molho que navega bem pela culinária como um todo.

Venha aprender o preparo de uma maionese temperada totalmente caseira e muito saborosa. Depois delas, seus sanduíches nunca mais serão os mesmos.

Boa leitura

Maionese Temperada

Você conhece a salsa mahonesa?

Entre as divergências históricas sobre qual cozinha europeia criou a maionese, o consenso mais divulgado é de que tenham sido os franceses, no século XIII, que fizeram o molho de mayonnaise. 

Contudo, relatos nos contam que o inventor da receita, que era o cozinheiro do Duque de Richelieu, viu o molho pela primeira vez na cidade de Maó, que pertence à península Ibérica, hoje território da Espanha, e por lá era chamado de salsa mahonesa.

É fato que o chef francês fez suas adaptações na receita e por mera divergência linguística, passou a chamar de molho de mahonaise em referência a origem do prato, que posteriormente veio a se chamar maionese como conhecemos.

Receita de maionese temperada

O chef francês não foi o único, nem o último a fazer adaptações na receita da maionese, essa versão por exemplo, leva bem mais temperos e traz novos sabores a esse molho tão icônico, confira:

Ingredientes

  • Pimenta-do-Reino Preta 1 pitada

  • Sal Marinho 1 colher (café)

  • Salsinha 1 colher (sopa)

  • Limão 1/4 unidade

  • Alho 1 dente

  • Azeite 2 colheres (sopa)

  • Óleo de soja 1 xícara (chá)

  • Ovo 1 unidade

Como fazer maionese temperada

  1. Pique bem a salsa e, com um mixer de mão, bata um pouquinho com o azeite, o ovo e o alho.

  2. Muito rápido, para o calor não cozinhar o ovo.

  3. Coloque o limão, sal e pimenta e vá batendo.

  4. Acrescente o óleo em fio até atingir o ponto ideal de maionese.

Assim que estiver bem cremosa, sirva. Se quiser usá-la para sanduíches a consistência é mais firme, agora, para molho de salada, fica perfeita um pouquinho mais líquida. Experimente o que funciona melhor ao seu paladar.

Enquanto isso, confira mais algumas dicas de variações de maionese para ter no repertório:

Dê um up nos seus sanduíches

Apesar de todas as opções ótimas para consumir a maionese temperada, temos de convir que esse molho nasceu para complementar os mais diversos sanduíches, pois faz muita diferença realçando os sabores do prato e com a textura mais cremosa.

Alguns são mais famosos pelo seu molho do que pelas carnes e queijos, então são esses molhos que valorizam os sanduíches que vamos trazer para você poder preparar em casa e dar um up nas suas receitas caseiras.

Mostarda Light

Mostarda Light

Esse é um daqueles molhos que não é comum aqui no Brasil, então normalmente acabamos não gostando na infância, porém ampliando nosso paladar, descobrimos que a mostarda pode fazer uma bela diferença no sabor de um sanduíche.

Essa receita que separamos é uma versão mais light, com um pouco menos de calorias, mas ainda assim bastante sabor.

Consulte a receita

Molho Barbecue

Molho Barbecue

Clássico dos churrascos americanos, esse molho agridoce é perfeito para várias ocasiões.

O molho barbecue combina com sanduíches de hambúrgueres gourmet, vai bem com frango frito crocante e claro, não podemos esquecer da costelinha suína, que casa maravilhosamente com esse molho.

Você também pode pensar fora da caixa e experimentar este molho em outros preparos, quem sabe não descobre uma nova combinação incrível.

Consulte a receita

Molho Secreto do Big Mac

Molho Secreto do Big Mac

Como falamos, tem molhos que são mais famosos que o sanduíche, e no caso o do Big Mac é o mais aclamado deles.

Infelizmente a empresa dona dele guarda o segredo a sete chaves, mas, muitos especialistas culinários conseguiram chegar em formas de preparar um molho que fica muito próximo do servido no Big Mac.

Portanto, experimente essa receita em casa e tire suas conclusões se é ou não o tão secreto e delicioso molho do big mac.

Consulte a receita

Por fim, seja em hambúrgueres, cachorros quentes ou nas saladas, a maionese temperada e os outros molhos da nossa lista, são complementos indispensáveis na hora de servir.

Aliás, é uma boa forma de estimular o consumo de vegetais, pois acompanhados desses molhos tudo fica mais saboroso, experimente essa dica em casa e depois conte para nós o que achou.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: