A galinhada que tem ganhado espaço até em restaurantes gourmet, já que reúne tudo que há de melhor na culinária brasileira e resgata as nossas raízes para compor um prato saboroso e muito bem servido.
Vem aprender a fazer uma bela galinhada, com ótimas dicas para manusear a carne de frango e também como garantir o máximo de sabor na receita.
Boa leitura.
Prato perfeito começa com carne de qualidade
A galinhada é um prato bastante nutritivo, pois une carboidratos, proteínas, legumes e temperos em uma única refeição, e aqui no Brasil era preparada pelos bandeirantes em suas longas viagens, pois além de tudo era prática de fazer e de consumir.
Atualmente as condições são outras, e para fazer uma boa galinhada é ideal que você busque ingredientes de procedência a começar pelo frango. Já estão em vigor iniciativas como a Sabor e Qualidade do Carrefour que abdicou do sistema de criação de aves industrial e adotou um modelo sustentável, que visa o bem estar do animal, o que consequentemente reflete na qualidade da sua carne.
Alimentação 100% de origem vegetal, criação ao ar livre no sistema cage free e dispensar o uso de antibióticos na criação, fazem com que a carne de galinha que vem deste selo tenha mais qualidade e agregue um sabor mais rústico que vai combinar muito bem com a galinhada caipira tradicional.
Para esta receita de galinhada ficar perfeita, procure um frango com certificado de qualidade e de origem sustentável e também os legumes que você já encontra com esse mesmo tipo de produção, tudo isso com preço justo.
Sem mais delongas, com uma galinha, os legumes e temperos de qualidade certificada em mãos, vamos à receita:
Ingredientes
- Azeite 1 colher (sopa)
- Cebola 1 unidade
- Alho 3 dentes
- Sobrecoxa de frango 4 unidades
- Pimentão Vermelho 1/2 unidade
- Tomate 2 unidades
- Louro 1 folha
- Pimenta-do-Reino Preta 1 pitada
- Cheiro-verde 2 colheres (sopa)
- Colorau 1 colher (café)
- Arroz 200 gramas
- Sal 1 pitada
Como fazer uma galinhada tradicional
- Em uma panela grande, aqueça bem o azeite e junte a cebola e o alho.
- Adicione as sobrecoxas e deixe refogar bem.
- Acrescente o pimentão, os tomates, o louro, a pimenta, o cheiro verde e o colorau. Mexa muito bem.
- Coloque o arroz e cubra com água fervente. A água deve ficar cerca de dois dedos acima do arroz.
- Tempere com sal, deixe a panela fechada e o fogo médio.
- Quando o fundo da panela estiver praticamente seco e o arroz cozido, desligue o fogo e sirva.
Esse mesmo frango de qualidade, pode servir muito bem para várias outras receitas além da galinhada, separamos uma boa seleção para você abaixo:
Muito sabor e poucas calorias
Dentre as proteínas, o frango é uma das mais versáteis tanto em possibilidades de receitas quanto em valores nutricionais.
Não à toa que faz parte da base da dieta de fisiculturistas, pois possui uma boa carga proteica com baixo valor calórico.
O frango também é rico em vitamina B6 que auxilia no bom funcionamento do coração, por isso a importância de buscar um produto cuja a procedência certificada se torna fundamental.
Criação sem antibióticos e sem alimentação com grãos transgênicos garantem que o frango que consumimos nos traga apenas os nutrientes que vão fazer bem a nossa saúde, portanto iniciativas como a Sabor e Qualidade, além de colaborar com a preservação do ecossistema e com o bem estar animal, ainda entrega uma opção muito mais saudável para nosso consumo diário.
Aproveite todos os benefícios do frango de origem sustentável para fazer essa bela galinhada e tenha uma refeição repleta de sabor, nutrição e praticidade.
Bom apetite.