Domingo é dia de festa na cidade maravilhosa! Neste dia 1 de março, a capital do Rio de Janeiro completa 455 anos e segue seu legado como uma grande metrópole, um dos maiores destinos turísticos do Hemisfério Sul e um dos principais centros econômicos, financeiros e culturais do país.
Tão marcante quanto as praias e os pontos turísticos da cidade, a culinária carioca reflete uma cidade dinâmica. Existe nela a forte herança da colonização portuguesa, em especial o bacalhau e o frango. As tradições indígenas e africanas influenciaram principalmente a comida de rua, dos ambulantes, com pratos como o biscoito de polvilho e o mate gelado. Pratos da culinária sírio-libanesa como quibe e esfirras também são encontrados em "versões cariocas" graças aos imigrantes vindos do Oriente Médio.
Que tal comemorar essa data apreciando receitas típicas do Rio de Janeiro? O CyberCook separou seis pratos especiais para deixar o seu fim de semana com a cara dessa cidade apaixonante.
A feijoada é um sucesso pelo país inteiro, mas o Rio de Janeiro tem um carinho especial por ela em sua culinária. O prato leva feijão preto e diferentes partes de carne de porco.
Uma prova da influência da colonização portuguesa na culinária carioca, o bolinho de bacalhau é comida presente nos botecos do Rio.
3. Picadinho
O picadinho é outro prato que conquistou o Brasil e tem a cara do Rio de Janeiro! O picadinho de carne que é figurinha carimbada nos bares da cidade é feito com carne e servido com um ovo frito.
O prato leva esse nome porque foi criado para agradar o gosto do político gaúcho Oswaldo Aranha, que pedia sempre a mesma receita de filé em um restaurante da Lapa. O filé à Oswaldo Aranha é temperado com alho e acompanhado por batata e farofa.
Outro prato que leva o nome daquele que encomendou a receita a um restaurante carioca: neste caso, foi um pedido do diplomata Paulo Leão Veloso ao chef de um restaurante do Centro. É uma sopa que mistura o caldo de camarão, peixe, polvo, mexilhão e lula.
Os famosos "biscoitos Globo", vendidos pelos ambulantes do Rio, têm lugar garantido na culinária local, mas com uma companhia especial. Uma tradição da cidade do Rio de Janeiro é o combo entre biscoito de polvilho e chá mate gelado, vendido em galão (ao contrário do Sul, por exemplo, onde o mate é consumido quente). A dupla é consumida principalmente nas praias da capital.