5 receitas com filé de peixe para aprender a economizar com variedade!

Publicada em: 03/09/2020 16:27

A maneira mais fácil e às vezes mais barata de se comprar peixes hoje é em filé congelado. Normalmente o pacote traz vários filés e isso é ótimo na perspectiva de economia, porém pode ser ruim para o armazenamento na sua casa. De qualquer maneira, nada pode te impedir de ter peixes no dia a dia e de aproveitar todo o sabor e os nutrientes dessa proteína que cada vez mais ganha popularidade no cotidiano do brasileiro.

Para economizar, manter seus ingredientes frescos e bem armazenados e ainda por cima variar bastante as receitas do seu dia a dia com todos os nutrientes que você precisa, nós trouxemos cinco receitas e mais algumas dicas para fazer com filés de peixe que podem ser comprados congelados ou frescos!

Lembre-se: evitar o desperdício usando o máximo dos seus ingredientes também é uma forma muito importante de economizar tempo e dinheiro!

Filé de peixe crocante ao forno

Dicas de armazenamento para filés de peixe

De todas as proteínas mais comuns, o peixe é a mais delicada e uma das mais suscetíveis à ação de bactérias, então é importante se atentar:

  • Mesmo que congelado, procure saber da procedência do peixe e há quanto tempo ele está na geladeira do supermercado.

  • Para qualquer proteína, o ideal é que seja descongelada apenas uma vez, já que o tempo entre um descongelamento e o outro bactérias podem entrar na carne e ficarem ali preservadas.

  • Por isso, divida todos os seus filés em filmes plásticos separados e então coloque-os no freezer. Assim você consegue separar com mais facilidade só o que for comer.

  • Sobrou algum pedaço pequeno ou meio feiosinho de peixe? Não jogue fora! Guarde para fazer um belíssimo caldo de peixe que pode ser congelado por muito tempo e usado em inúmeros preparos!

5 receitas para usar todos os seus filés de peixe!

Filé de peixe crocante ao forno

Filé de peixe crocante ao forno

Essa aqui é uma versão do fish and chips tão comum na Inglaterra. Esse, por sinal, é um dos pratos símbolo da gastronomia inglesa, que não é tão famosa quanto algumas outras da Europa, mas tem pratos deliciosíssimos, principalmente para serem aproveitados em pubs.

A grande diferença aqui é o fato de tentarmos fugir um pouco do óleo, que além de deixar a receita mais cara (não só pelo preço do óleo, como pela sujeira e desperdício), também a deixa menos saudável e faz com que você só come de vez em quando, quando na verdade é um prato bem divertido para fazer diferente no almoço do dia a dia.

Veja a receita

Bolinho de peixe com sobras

Bolinho de peixe com sobras

Pode apostar, bolinhos são sempre a melhor opção de economia para usar suas sobras de comida. Não é exclusivo dos peixes, mas essa proteínas é perfeita para isso pois você consegue reviver bastante da qualidade do peixe quando ele está desfiado ou em pedaços, e é disso mesmo que você precisa para seus bolinhos!

Aqui vale a mesma dica da primeira receita: economize no óleo, faça no forno (com um pouco menos de crocância) ou na fritadeira elétrica (que é um dos melhores eletrodomésticos para economizar quando se gosta de fazer fritura em casa).

Veja a receita

Filé de tilápia com molho emulsionado de limão

Filé de tilápia com molho emulsionado de limão

Aqui a dica é sobre o tipo de peixe que você compra. O Brasil é um dos maiores produtores de tilápia do mundo, e por isso esse peixe se torna um dos mais baratos e disponíveis para você. Isso tudo aliado ao fato de que é um peixe de sabor neutro, bom volume de carne e muito fácil de fazer, então você tem um ingrediente para testar tudo o que quiser gastando pouco!

O molho emulsionado de limão junta aprender uma técnica de cozinha com outro ingrediente muito comum nas casas dos brasileiros. Fazer uma emulsão não é das técnicas mais simples, mas também não é um grande problema e pode revolucionar seus pratos, então vale a pena testar!

Veja a receita

Filé de merluza à parmegiana

Filé de merluza à parmegiana

Mais uma receita com peixe empanado, mas dessa vez com toda a cobertura e suculência da receita de parmegiana, com o molho de tomate e o queijo derretido. Aqui a dica é sobre o empanamento, que é uma das técnicas que mais desperdiça ingredientes!

  • Ao dividir os três pratos com os dois tipos de farinha e o ovo batido, coloque aos poucos a farinha em vez de fazer uma grande montanha.

  • Quando for passar o filé, use apenas uma mão para segurar o peixe enquanto passa as etapas e a outra vai apenas complementando com a farinha por cima. Isso impede de misturar os ingredientes e de fazer muita sujeira.

  • Certifique-se de que o peixe não está com muita água, pois isso pode acabar com o seu empanado.

  • Lembre-se de deixar o óleo ou fritadeira bem quente para não desperdiçar nada e bom apetite!

Veja a receita

Tilápia à mexicana

Tilápia à mexicana

Por fim, uma receita mais inusitada para mostrar o ponto mais forte do filé de peixe (principalmente a tilápia e a merluza): a versatilidade! Dá para fazer com tudo e aproveitar de tudo! Inclusive em um taco mexicano, com temperos e pimenta mexicana!

Essa aqui ainda te lembra de testar seus filés de peixe grelhados em sanduíches, já que é uma proteína que combina muito com molhos como tártaro e maionese, com saladas e os acompanhamentos de batata frita como vimos na primeira receita.

Veja a receita

 

Use sua criatividade e todos os seus filés de peixe e veja como esse ingrediente pode te salvar vários e vários reais no fim do mês!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: