Com o fim do ano se aproximando, já começamos a ver no horizonte a mesa da ceia de natal.
E inevitavelmente já sabemos que alguns pratos específicos terão de estar lá para ser verdadeiramente um banquete natalino, então, no texto de hoje vamos colocar as principais receitas para uma ceia de natal tradicional, porém com algumas alterações que vão melhorar ainda mais a experiência do jantar.
Boa leitura.
Os clássicos com toques de inovação
As tradições são importantes, e muitas vezes são passadas pelas gerações da família.
Com receitas isso acontece e muito, pois a maioria de nós tem na família aquela receita de bolo que era da sua avó e tá anotada num caderninho já surrado, com página amarelada.
Então, é importante respeitar esse legado, mas isso não quer dizer que você não possa dar um toque de criatividade e incrementar esses preparos clássicos.
Confira nossa lista de receitas tradicionais de Natal, mas com uma pitada de inovação para você surpreender na ceia:
Farofa Agridoce
A farofa é algo que não pode faltar na mesa, pois acompanha tanto o arroz quanto o peru, e normalmente tem a função de dar a crocância à refeição.
Neste caso, a farofa agridoce também vai dar um componente a mais de sabor, pois com a manteiga, as nozes, a ameixa e o damasco, a farinha vai absorver todos os aromas dos ingredientes e ficar simplesmente espetacular.
No final basta acrescentar um pouco de sal para equilibrar os sabores e decorar a farofa como quiser.
Seus convidados vão querer comer essa delícia pura, de tão boa.
Salpicão de Frango Defumado e Presunto
O salpicão é tipo seu primo distante, só aparece no natal.
De fato essa é a versão clássica do prato e vai estar presente aqui, mas com um pouco mais de criatividade para agregar mais sabor.
Esse preparo leva o presunto magro que tem textura e sabor diferentes, e o outro truque é que o frango será defumado, isso dá mais suculência e ainda harmoniza perfeitamente com os demais ingredientes.
Apostamos que esse passará a ser seu salpicão favorito depois que experimentar.
Pernil de Porco ao Vinho
O pernil também é um clássico da ceia, e infelizmente na maioria das vezes fica seco, então temos a missão de resolver esse problema tão comum.Para dar a devida suculência ao prato, este molho leva o vinho, condimentos e especiarias para dar também sabor, e ai é deixar marinando bem para penetrar nas fibras da carne.
O truque final para máxima suculência é regar a carne com o líquido e tempero de vez em quando enquanto ela estiver no forno. O resultado vai ser um dos pratos mais saborosos e suculentos que você verá no seu Natal.
Peru de Natal na Laranja
Assim como o pernil acima, o peru tende a sofrer do mesmo problema, o que é comum para assados tão grandes como esses.
No caso do peru, vamos usar uma marinada diferente, com vinho também, mas nesse caso o branco e também bastante laranja, pois a acidez vai ajudar a deixar a carne macia e suculenta, sem falar no aroma cítrico que vai trazer ao prato.
Na hora de tirar o papel alumínio para dourar, aproveite para regar o peru que isso deixará a pele bem saborosa.
Pavê de Doce de Leite
Finalmente chegamos as sobremesas, se é que ainda terá espaço no estômago, rs.
E nessa hora do jantar, seu tio já está preparado para fazer a piada infame, que convenhamos também faz parte da tradição natalina, então não decepcione-o e coloque na mesa o belo e delicioso pavê.
Mas não qualquer pavê, dessa vez você vai inovar com esse recheio de doce de leite que é simplesmente incrível.
Para decorar, aposte em castanhas que dão uma crocância e um sabor que harmoniza com o doce de leite.
Chocotone Com Sorvete
Chocotones também são parte da tradição, e invés de comprar um comum no mercado, que tal fazer essa versão turbinada?
Um chocotone combinado com sorvete, precisa dizer mais?
Faça essa delícia que com certeza vai surpreender a todos.
Tenha a mesa cheia de presenças
Trouxemos as principais e mais clássicas receitas da ceia de natal, e ainda ficaram algumas de fora, mas que na nossa categoria de receitas de Natal você vai encontrar facilmente, vale a pena dar uma conferida.
A intenção aqui é te dar opções para facilitar o preparo da sua ceia, e mais do que pratos saborosos, torcemos para que se formem boas memórias dessa celebração.
E a mesa farta é ótima, mas o que a gente quer é ver a família reunida compartilhando amor, boas risadas e boas comidas.
Boas festas.