Num mundo onde opções proteicas para substituir queijo e carne animal tem tido uma demanda altíssima, aprender a fazer tofu é uma ótima solução para ter preparos mais inclusivos.
Confira nossa receita para fazer esse preparo incrível e conheça também todos os benefícios de ter tofu na sua alimentação.
Boa leitura.
Preparo milenar
Pode parecer uma demanda muito moderna essa ideia de ter uma proteína plant based para substituir o consumo de queijo e carne animal, porém o tofu é um alimento que tem muito mais de mil anos.
Surgiu na China há muito tempo atrás, e para muitos é considerado queijo vegetal ou carne de soja, dependendo da consistência em que é feito.
Na culinária oriental ele é muito utilizado nos mais variados preparos e tem muitos benefícios para saúde que vamos falar mais à frente, por ora, fique com o passo a passo para fazer tofu em casa.
Receita de tofu
Aqui não tem muito o que inventar, pois os ingredientes são basicamente soja e sal, porém o processo de preparo para extrair o gel que se torna o tofu é mais delicado, por isso tenha bastante paciência e preste muita atenção ao passo a passo a seguir para não errar no preparo:
Ingredientes
- Soja fresca 150 gramas
- Sal 10 gramas
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer tofu
- Escolher os grãos de soja (às vezes se encontra pedrinhas ou terra misturadas). Lavar bem e deixar descansar por uma noite em meio litro d’água.
- Bater o conteúdo (grãos + água) no liquidificador, adicionando mais 1 litro d’água.
- Preparar panela com saco sobre coador e despejar o leite de soja feito.
- Espremer o saco até sair todo o líquido. A massa batida que ficar no saco será usada para fazer farelo.
- Ferver o leite, inicialmente com fogo forte e mexendo sempre para não queimar no fundo da panela. Com uma espátula, desloque a espuma para os cantos para facilitar a dissipação das borbulhas.
- Atenção: ao ferver, há uma subida rápida de espuma. Coloque um pouco de água fria para baixar a espuma, abaixe o fogo, deixe ferver durante 10 minutos e apague, sempre mexendo devagar o leite com a espátula para evitar a queima no fundo.
- Preparar um copo com água quente e dissolver 10g de sal.
- Após apagar o fogo, deixe descansar por 3 minutos, coloque o sal amargo dissolvido no leite e mexa lentamente até aparecer coágulo de tofu.
- Quando iniciar o coágulo, o leite ficará meio transparente e então, deve-se tampar e deixar 10 minutos mantendo temperatura acima de 70℃.
- Coloque no coador um pano e despeje todo o leite para retirar a água e juntar o coágulo do tofu. Retirada quase toda a água, dobre as extremidades do pano envolvendo o tofu.
- Coloque um prato sobre o tofu e coloque um peso (copo com água) durante 15 a 20 minutos.
- Retire o tofu junto com o pano e coloque na água, pois assim fica mais fácil de remover o pano.
- Deixar pelo menos por 15 minutos num filete de água corrente (ou troque por duas vezes a água num intervalo de 10 minutos), para retirar o sal amargo do tofu. Se optar por escorrer, não deixe por mais tempo, pois perde o gosto de doçura do tofu.
- O resíduo do leite de soja do passo (4) pode ser torrado em forno microondas para fazer farofa de soja.
Mais receitas com tofu
Os benefícios de consumir tofu
A soja faz parte da nossa alimentação, porém nunca in natura, é sempre nos óleos ou em outros componentes da indústria que tem nesse grão uma fonte inesgotável de possibilidades comerciais.
Contudo, a ideia hoje é voltar para épocas mais simples para que você possa aproveitar a soja nas suas melhores formas, com o máximo de nutrientes e sabor possível, e para isso o tofu é uma opção excelente.
Rico em proteínas, minerais como cálcio e ácido graxo e totalmente livre de colesterol, é uma ótima opção para quem está de dieta, e melhor ainda para quem não consome mais carne animal ou ao menos queira diminuir o consumo.
Faz bem ao coração, auxilia na prevenção da anemia e tem um sabor tão suave e uma textura tão leve, que combina com praticamente tudo, desde doces a salgados, então tem uma versatilidade simplesmente espetacular.
Vale muito a pena ter tofu na sua alimentação, mesmo que não seja vegetariano ou vegano, pois tem sabor, é simples de preparar e ainda faz muito bem para saúde.
Experimente.