Rota Act For Food: Tipos de laranjas e seus benefícios: dicas e receitas!

Publicada em: 06/12/2019 18:11

Você acha que laranja é tudo igual? Na hora da compra, pega qualquer uma, mas sem ter certeza se aquela ali vai ser ideal para o que você pretende preparar?

Não precisa mais ter dúvidas! Lembra da Alfacitrus que apresentamos aqui? Como produtores de laranjas, eles sabem exatamente as características de cada uma e é isso que o CyberCook vai te apresentar hoje! Desde a época de produção até a sugestão de consumo, todos os tipos de laranjas e seus benefícios, tudo vai ser bem explicadinho! Confira:

Laranja Baía ou Laranja-de-umbigo: pelo nome dá pra imaginar, mas essa laranja possui uma espécie de “umbigo” na parte superior dela. Tem uma coloração laranja forte e uma casca fácil de descascar por ser grossa. Ela tem um nível alto de acidez e doçura, além de uma grande concentração de antioxidantes e nutrientes que dão a sensação de vigor. Sabe aquela laranja que acompanha a feijoada? É ela. Além desse acompanhamento, ela pode ser consumida in natura, em sucos e saladas. Seu melhor período de produção é de maio a outubro.

Laranja Cara Cara: é a laranja-de-umbigo, só que mais doce e de cor vermelha em sua polpa. Sua coloração é bem intensa, possui poucas sementes e tem uma acidez mais baixa. A sua coloração vermelha na polpa não é por acaso, ela tem uma alta concentração de licopeno (também encontrado no tomate) que é uma substância associada à prevenção de doenças, como câncer e doenças cardiovasculares. Por ser muito doce, esse tipo de laranja é muito utilizado em drinks, mas pode ser consumida in natura ou em sucos. Seu melhor período de produção é de maio a julho.

Laranja Pera: mais conhecida e popular, essa laranja é mais fácil de identificar por possuir um formato mais alongado e uma casca fina e lisa. Sua polpa é bem suculenta e seu sabor é bem doce, já a acidez é média. Essa laranja é perfeita para fazer sucos, geleias e compotas, molhos para aves, suínos e peixe, além de claro, ser consumida in natura. Esse alimento é ótimo contra a obesidade, possui baixas calorias e nenhuma caloria saturada ou colesterol, é rica em fibras e pectina, que ajuda a proteger a flora intestinal. Seu melhor período de produção é de maio a dezembro.

Laranja Lima: indicada principalmente para idosos, gestantes e crianças, a laranja lima possui acidez muito baixa e doçura elevada com sua casca fina e amarelada. Tem um grau alto de vitamina C e pode ser consumida in natura, em sucos ou bolos e outras sobremesas. Seu melhor período de produção é de abril a dezembro.

Pronto para identificar as laranjas na próxima vez que for ao supermercado? Conheça também algumas receitas deliciosas para fazer com elas!

Bolo de Laranja

Creme de cenoura, laranja, mel e coentros

cremedecenouraelaranja/cybercook

Refrigerante de Laranja Caseiro

refrigerantedelaranja/cybercook

Mignon suíno com mel e laranja

migninsuinolaranja/cybercook

Chocolate Quente com Laranja

chocolatequentecomlaranja/cybercook

Suco de Laranja pera, morango e banana

sucodelaranjabananemorango/cybercook

Peru de Natal na Laranja

perunalaranja/cybercook

Suco de Laranja lima com chá de hibisco

sucodelaranjachadehibisco/cybercook

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: