Tenha uma dieta repleta de Legumes Sustentáveis

Publicada em: 14/07/2021 16:32

Cada vez mais as pessoas têm se conscientizado para uma alimentação mais equilibrada, saudável e com o mínimo de ultraprocessados, a chamada comida de verdade.

Talvez para muita gente os legumes e verduras ainda sejam uma dificuldade, mas isso se dá pela pouca opção de vegetais de qualidade e também de receitas que valorizem o sabor desses ingredientes.

Por isso, hoje vamos falar da importância de ter legumes na dieta e também iniciativas sustentáveis que garantem a produção de vegetais de qualidade por um preço justo.

Boa leitura.

Ratatouille Fácil

A importância de cuidar bem dos seus legumes

Além de escolher vegetais de procedência e qualidade certificadas, é preciso armazená-los com cuidado, principalmente os orgânicos, pois estes não são produzidos com agrotóxicos e conservantes, por isso duram menos.

O ideal é sempre usar os legumes mais frescos possível, por isso uma rotina de compra semanal ,ou até mais frequente, se faz importante e garante ingredientes em boas condições que vão resultar em mais saúde e sabor no seu cotidiano.

Uma dica prática é sempre lavar bem os vegetais em água corrente, e com carinho, as verduras folha por folha. Depois, deixe de molho em água com cloro, água sanitária ou aquelas misturas prontas, por pelo menos 15 minutos, isso ajuda a eliminar a grande maioria de fungos e bactérias, incluindo a causadora de toxoplasmose.

Por fim, evite deixar guardados na geladeira por mais de uma semana, para isso, tenha sempre receitas variadas a mão para dar bom uso aos seus legumes.

Uma boa dica para aproveitar bastante dos legumes e ainda ter variar seu cardápio, é essa maravilhosa caponata, confira o passo a passo:

Ingredientes

  • Abobrinha 250 gramas
  • Alho 1 dente
  • Azeite extra virgem 80 mililitros
  • Azeitona verde 30 gramas
  • Berinjela 250 gramas
  • Cebola 40 gramas
  • Nozes 15 gramas
  • Pimenta-do-Reino Preta a gosto
  • Pimentão Amarelo 50 gramas
  • Pimentão Vermelho 50 gramas
  • Sal Grosso a gosto
  • Vinagre Branco 15 mililitros

Como fazer a caponata

  1. Corte a abobrinha e a berinjela em cubos de 1cm. Polvilhe sal grosso por cima e deixe em uma peneira sobre uma tigela por 24 horas para que perca um pouco de água.
  2. Corte a cebola e os pimentões em cubos de 1 cm e caramelize no azeite.
  3. Esprema as abobrinhas e as berinjelas para retirar a água e caramelize no azeite junto com o bouquet garni.
  4. Escalde duas vezes a partir de água fria as azeitonas e corte em rodelas finas.
  5. Junte todos os ingredientes em uma travessa e tempere com sal e pimenta.

Essa receita é fantástica, pois traz legumes variados que absorvem bem o sabor do molho, fazendo da caponata um prato amado até por quem não tem costume de comer vegetais.

Aproveite para conhecer outras receitas ótimas para inserir mais legumes na sua dieta.

Espetinho de Batata Bolinha e Tomate

Escolha com certificado e procedência

Num mundo industrializado, o que mais vemos é vegetais cheio de defensivos agrícolas, usados não só para que durem mais tempo, mas também para que fiquem com aspecto visual agradável. 

Contudo, na prática, os legumes e verduras dessa produção industrializada acabam perdendo a maioria dos seus nutrientes e até do seu sabor, por isso cada vez mais pequenos produtores têm se juntado a iniciativas de cultivo sustentável e orgânico de alimentos.

É o caso da Sabor e Qualidade do Carrefour, onde a produção de legumes e verduras é auditada e certificada para que o que chegar ao supermercado ser sempre um produto de altíssima qualidade em sabor e nutrientes.

Os vegetais são cultivados nas melhores regiões produtoras, no solo e sem tratamento químico pós-colheita. Produtos esses que estão de acordo com os princípios da agroecologia, respeitando os homens e o meio ambiente com práticas que promovem a biodiversidade e otimização do consumo de água e energia, colaborando para um ecossistema produtivo que gera benefícios para toda cadeia envolvida, e principalmente ao consumidor que tem acesso a legumes de qualidade por um preço justo.

Portanto, como toda essa nova onda para fomentar a produção sustentável de legumes, cabe a você apoiar a causa consumindo produtos certificados, isso significa mais saúde e principalmente mais sabor na sua alimentação diária.

Coloque mais legumes e verduras no seu cardápio e fique com a gente, pois receita boa é o que não falta por aqui.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: