Um belo suflê com aquela massa fofinha que cresce bem e não murcha, não é algo tão simples de se fazer.
Porém, com esse passo a passo você terá o que precisa para fazer o seu suflê, com um recheio surpreendente de legumes que vai te encantar.
Boa leitura.
Higienize bem seus legumes
O recheio desse preparo é bem generoso, então você vai precisar de legumes de qualidade para extrair o máximo de sabor possível deste prato.
Não só bons legumes, mas também é preciso limpar e higienizar corretamente, que é algo que no dia a dia acabamos deixando passar batido.
Algumas dicas simples e práticas vão te auxiliar a deixar seus vegetais prontinhos para o uso e livre de sujeiras e bactérias.
O primeiro passo é sempre olhar o visual e o que tiver de sujeira aparente já remova no ato. Em seguida, lave em água corrente um de cada vez e deixe a água escorrer bem pelos vegetais pois isso já elimina muitas das impurezas da casca.
Depois, 10 minutinhos numa solução de 1 colher de água sanitária dissolvida em 1 litro de água e você realmente higieniza bem os legumes.
Para fechar esse processo, tem uma etapa que muita gente pula que é a secagem, e de preferência deixe que seja ao natural, no máximo com auxílio de algum equipamento específico, mas nunca com panos para não ter contaminação cruzada.
Isso tudo feito, é hora de preparar esse maravilhoso suflê de legumes .
Receita de suflê de legumes
Novamente, estamos falando de um suflê de legumes, então não vá com um ou dois não, o negócio é ter variedade para um recheio super colorido e saboroso.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Chuchu 1 unidade
- Cenoura 4 unidades
- Batata 4 unidades
- Vagem 1/4 xícara (chá)
- Leite 1 copo
- Manteiga 1 colher (chá)
- Amido de milho 2 colheres (sopa)
- Clara de ovo 3 unidades
- Cheiro-verde a gosto
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer suflê de legumes
- Cozinhe os legumes, descasque e pique-os.
- À parte, prepare um molho branco misturando o leite, a manteiga, o amido de milho e os temperos da sua preferência.
- Refogue os legumes em pouco óleo e temperos.
- Junte o molho branco.
- Arrume em um recipiente que possa ir ao forno e coloque as claras em neve por cima.
- Leve ao forno até dourar, mas somente imediatamente antes da hora de servir. Sirva a seguir com filés de frango frito.
Mais receitas de suflê
Dicas para não errar na massa
Esse suflê de legumes tem o recheio mais simples que você vai ver, então é ideal que você dê um pouquinho mais de atenção ao preparo da massa, para que fique no ponto certo e cresça formando aquele cogumelo característico de um suflê de respeito.
Tem várias dicas para garantir que a massa do suflê vai ficar perfeita, separamos aqui os principais para você não errar na mão:
- Claras em neve são fundamentais: é importante bater as claras num recipiente bem limpo, pois qualquer partícula de gordura pode acabar desestabilizando o preparo e acabando com a estrutura do suflê.
- Pense pequeno: Idealmente os suflês são feitos em ramequins, que são aqueles recipientes individuais de cerâmica, pois quanto maior a forma, mais difícil será garantir que a estrutura se mantenha intacta.
- Generosidade ao untar: seja nos ramequins ou em qualquer outra forma, untar é fundamental, senão a massa vai grudar. E se grudar já sabe, não vai crescer.
- Não tenha pressa: o cozimento de um bom suflê é lento mesmo, se possível até em banho maria é ideal para ficar no ponto certo. Se for no forno, coloque no mais baixo possível e nada de ficar abrindo a porta toda hora, hein, confie no seu preparo.
No mais, é só juntar os ingredientes listados e literalmente botar a mão na massa para fazer um suflê de legumes de lamber os beiços.
Bom apetite.