Salmão assado: 10 receitas diferentes para inovar esse peixe

Publicada em: 23/03/2022 18:49

O salmão é um dos peixes mais consumidos no mundo todo porque é um peixe único, com um sabor que todos nós aprendemos a gostar. Normalmente relacionado a pratos mais requintados (até porque não é um peixe necessariamente barato), é muito comum que esses pratos sejam feitos com a posta (ou filé) do salmão assado com algum molho ou acompanhamento como o risoto ou batatas.

Por mais gostoso e apresentável que seja por sua cor característica, o salmão é um peixe muito versátil e não precisa se limitar apenas a essa constituição meio “francesa” de prato chique com uma porção definida.

Por isso, se você está pensando em comprar salmão, trouxemos aqui 10 receitas bem diferentes para você conhecer e comprovar que o salmão é um peixe de milhões!

Tartare de salmão

Tartare de salmão

O tartare é uma receita francesa que usa uma proteína crua que pode ser carne de boi, de peixe ou até mesmo algum legume como beterraba. Aqui a ideia é usar todo o sabor e cor do salmão para fazer um tartare muito bem temperado com mostarda e pimentas para acompanhar alguma torradinha.

Veja a receita

Sanduíche de metro com salmão

Sanduíche de metro com salmão

Outra opção que acaba aparecendo pouco quando falamos em peixes no geral são os lanches. Os lanches são legais porque por si só trazem combinações infinitas de pães, saladas, molhos e temperos. Tudo o que o salmão precisa para brilhar!

Veja a receita

Tagliatelle ao salmão defumado

Tagliatelle ao salmão defumado

E que tal um pouco de salmão em uma massa bem italiana? Lá eles diriam que é “Al salmone”, mas o importante é que combina muito bem com salmão assado e você deveria experimentar aí também. É um prato legal para testar vários tamanhos e tipos de corte de salmão.

Veja a receita

Kibe de salmão

Kibe de salmão

Aposto que essa aqui já é surpreendente para a maior parte das pessoas. Uma receita mais seca e massuda por conta do trigo para kibe e que normalmente é feito com carne moída, mas que principalmente leva temperos árabes (pouco comuns com salmão). Pode ficar de boa, a ideia não só é interessante como é muito saborosa e um limãozinho por cima fecha com chave de ouro!

Veja a receita

Terrine de salmão com brócolis

Terrine de salmão com brócolis

Mais uma receita bem clássica da França, o terrine é muitas vezes confundido com um patê por conta da textura mais cremosa que normalmente tem. Porém, o nome vem da forma na qual a receita é feita e por isso pode surgir de qualquer ingrediente. Até mesmo de salmão assado!

Veja a receita

Omelete recheada

Omelete recheada

Quer dar uma boa variada na omelete repetitiva e sem graça do dia a dia? Primeiro de tudo, comece a utilizar creme de leite e veja sua omelete mudar da água para o vinho. Depois, comece a pensar em rechear sua omelete com peixes, seja um atum ralado, uma sardinha enlatada ou o nosso salmão!

Veja a receita

Vol au Vent de salmão

Vol au Vent de salmão

O Vol-au-Vent (lê-se vôlovã) é mais uma receita tradicional francesa, que tem o requinte no nome e no preparo. É quase como uma trouxinha ou ninho de massa folhada com algum recheio cremoso ou de queijo. E como sabemos bem, um molho cremoso de salmão é uma delícia! Então você surpreende no nome, no preparo e no sabor delicioso!

Veja a receita

Patê de salmão defumado com gorgonzola

Patê de salmão defumado com gorgonzola

Se falamos de um creme de salmão na receita de cima, então nada mais justo do que um patê de salmão defumado com gorgonzola, perfeito para entradas de eventos especiais em família como Páscoa e Natal. Claro, como a maior parte dos patês, é também uma receita simples e rápida!

Veja a receita

Panqueca de rúcula, cream cheese e salmão

Panqueca de rúcula, cream cheese e salmão

Panqueca é um clássico dos almoços do dia a dia e normalmente é recheada de carne moída ou espinafre com ricota, mas estamos aqui para mudar um pouco as coisas e mostrar que o espinafre pode ser a rúcula, a ricota pode ser o cream cheese e a carne moída pode ser o salmão!

Veja a receita

Tomates recheados de salmão

Tomates recheados de salmão

Por fim, mais uma entradinha simples e saborosa para servir aos seus convidados e familiares. Procure os tomates bem grandões e comece a amansar a fome do pessoal logo na entrada com muito sabor, textura e mais uma ideia com salmão!

Veja a receita

Seja salmão assado, cru, frito ou grelhado, você sempre pode inventar novas combinações e pratos com esse peixe de sabor tão único.

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: