Hoje vamos quebrar alguns paradigmas para você descobrir os caminhos para fazer um pudim de leite condensado perfeito.
Apesar de ser uma receita relativamente simples, alguns errinhos de percurso podem desandar o seu doce, então saber a técnica para corrigir é crucial para o sucesso dessa sobremesa.
Aprenda a nossa receita testada e aproveita e ainda técnicas básicas para arrumar acidentes.
Boa leitura.
Pudim mole demais? Veja como resolver
Um dos problemas que acontecem ao preparar um pudim é ele ficar mole demais, quase na consistência de creme. Isso acontece principalmente pela falta de paciência, pois muita gente não respeita o tempo de forno e acha que se tá douradinho já pode tirar, e aí que o doce desanda.
A melhor forma de garantir o ponto certo do pudim de leite condensado é assar em banho maria, que é um cozimento mais lento, porém faz com que os ingredientes incorporem melhor e você consegue ver o doce aos poucos atingindo a consistência perfeita.
Receita de pudim de leite condensado
Ter em mãos uma boa receita também é fundamental para o sucesso do preparo, por isso trouxemos esse passo a passo super simples, que já testamos e sempre sai uma sobremesa firme e saborosa.
Vamos ao preparo:
Ingredientes
- Ovo 4 unidades
- Leite condensado 2 latas
- Leite 2 copos
- Açúcar 2 colheres (sopa)
Como fazer leite condensado
- Caramelize uma fôrma de pudim com o açúcar.
- Bata os demais ingredientes no liquidificador.
- Coloque na forma de buraco.
- Asse o pudim de leite condensado em banho-maria a 210ºC.
- O ponto é quando enfiar um palito e este sair totalmente seco.
- Desenforme somente depois de levar a geladeira com o pudim totalmente gelado.
Passe os ovos por uma peneira ou, se não tiver, bata os ovos por 5 minutos antes de colocar os outros ingredientes, assim, sai o gostinho de ovo que às vezes fica no pudim de leite condensado.
Quanto à calda, não deixe o açúcar ficar muito escuro, pois ela pode queimar e deixar seu pudim com gostinho amargo.
Também, se quiser aproveitar formas mais práticas de fazer pudim, temos boas opções abaixo:
- Pudim de Leite Sem Forno
- Pudim de Leite Condensado na Airfryer
- Pudim de Leite Simples
- Pudim de Leite Condensado de Microondas
Fazendo pudim sem ovo
Entendendo a estrutura básica dos ingredientes, é possível fazer substituições que mantenham o sabor e a estrutura do prato.
Por mais que seja difícil imaginar, é possível fazer um pudim delicioso sem usar ovos ou leite, o que torna o doce ainda mais inclusivo, pois pode ser apreciado por veganos ou mesmo por quem tem alguma restrição alérgica ao leite por exemplo.
No caso do ovo, ele funciona como um emulsificante na receita, ou seja, é responsável por dar aquela consistência ao pudim que tanto amamos, então um preparo sem esse ingrediente precisa de um substituto que cumpra a mesma função, que pode ser uma gelatina sem sabor por exemplo.
Para facilitar, temos uma receita completa de pudim sem ovos para você experimentar.
Já o pudim sem leite para quem tem alergia ou intolerância ao ingrediente pode ser feito com soluções mais simples que entregam um resultado muito saboroso, às vezes até mais que o tradicional.
É o caso de utilizar o leite de coco, por exemplo, que dá um sabor ao prato que combina muito com a calda de caramelo. O leite condensado na prática é basicamente o leite com bastante açúcar, e você consegue fazer uma versão caseira substituindo também por leite de amêndoa ou de soja.
Isso só mostra que o pudim de leite condensado é realmente uma receita para todos, pois pode ser adaptada sem perder suas características principais de sabor e textura.
Experimente fazer esse pudim, utilize as dicas para garantir que fique perfeito e nos conte o que achou nos comentários.
Boa leitura.