Como fazer feijão fradinho: 5 receitas para um preparo delicioso!

Publicada em: 07/02/2020 17:21

O feijão fradinho é o tipo mais versátil de feijão. Você pode nunca ter feito em casa, mas com certeza já comeu esse grãozinho em alguma receita deliciosa: seja no baião de dois, no acarajé, em uma farofa ou até nas saladinhas de feijão, é o fradinho que mais deve aparecer.

De cor clara e sabor levemente adocicado, o feijão fradinho tem todos os benefícios que o grão pode oferecer, te ajudando a se prevenir da anemia e das taxas altas de colesterol, já que é rico em fibras, ferro, zinco, proteínas e potássio.

Ficou curioso em como fazer feijão fradinho? O passo a passo é muito simples, vem ver:

feijão fradinho

Receita de feijão fradinho

Ingredientes

Feijão fradinho 1 xícara (chá)

Água 4 xícaras (chá)

Sal 1 colher (chá)

Azeite 1 colher (sopa)

Cebolinha Verde 2 colheres (sopa)

Modo de preparo

  1. Em uma panela de pressão coloque o feijão e a água.

  2. Feche a panela e deixe em fogo médio.

  3. Quando iniciar a pressão conte 20 minutos e desligue o fogo.

  4. Assim que a pressão sair, abra a panela e nesse ponto o feijão está pronto para ser usado na receita que quiser.

  5. Aqui vamos ensinar uma versão de salada simples de feijão fradinho.

  6. Escorra o feijão e tempere com sal, cebolinha e azeite.

  7. Sirva gelado ou quente.

Todos os ingredientes desta receita podem ser comprados no Carrefour Comprar os ingredientes, que entrega a sua casa no mesmo dia!

Esse link te leva direto para a lista de compras com os ingredientes da receita!

A diferença do fradinho

No fim, qual é a grande diferença do feijão fradinho para os outros que faz dele uma ótima opção para saladas, hambúrgueres e farofas?

O feijão fradinho é um tipo de feijão de corda, ou seja, um grão mais seco e consequentemente com mais proteínas. Isso faz com que ele não produza caldo (quase como se fosse um grão-de-bico). Isso sem falar que ele tem um sabor um pouco mais frutado do que seus primos tão comuns aqui no Brasil.

Receitas para usar e abusar do feijão fradinho

Agora é hora de ir pra cozinha e inovar no seu cardápio! O CyberCook escolheu 5 receitas com feijão fradinho para você começar, mas você poderá encontrar mais receitas no nosso site!

Baião de Dois Rápido

Baião de Dois

O baião de dois é um prato tradicional brasileiro, com os ingredientes mais brasileiros possível: folha de coentro, carne-seca, queijo coalho e, claro, o feijão fradinho (ou de corda). É uma delícia que rende muito e faz qualquer almoço especial.

Veja a receita

Atum fresco com Salada de Feijão Fradinho e Rúcula

Atum fresco com Salada de Feijão Fradinho e Rúcula

Essa aqui é a receita para comprovar o valor do feijão fradinho nas saladas. A rúcula traz todo o seu frescor equilibrado com amargor e no fim você ainda vai ter uma salada bem proteica com o atum e o feijão fradinho. Delicioso para abrir o almoço.

Veja a receita

Salada de Feijão

Salada de Feijão

Essa salada aqui nem de folha precisa ficar deliciosa. Bem geladinho e cozido, o feijão fradinho aparece aqui quase como um vinagrete, com bastante limão para ficar cítrico e o ovo para dar mais uma dose de sustância para o prato.

Veja a receita

Feijão Tropeiro Tradicional

Feijão Tropeiro Tradicional

Mais uma receita super tradicional brasileira que data da época dos tropeiros lá no século XVII. Por ser um feijão mais seco, dava para ser transportado sem problemas e combinado com outros ingredientes mais secos, como farinha de mandioca e a carne-seca.

Veja a receita

Acarajé

Acarajé

Se você não estava satisfeito com os pratos tradicionais da lista, então tome mais um! O acarajé é incontestável na Bahia e é feito tradicionalmente com feijão fradinho. Se quer comer a verdadeira comida nordestina na sua casa, é de feijão fradinho que você precisa!

Veja a receita

Agora que você aprendeu como fazer feijão fradinho, tá na hora de testar todas essas receitas, aprender novas e continuar experimentando sabores brasileiros sempre que possível!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: