Reaproveitamento de vegetais com delicioso Gnocchi

Publicada em: 14/07/2021 17:00

O gnocchi, ou nhoque na forma abrasileirada, é aquela massa típica italiana que normalmente é feita de batata, porém outros legumes podem ser usados no seu preparo e alguns com certeza vão te surpreender. 

Vem aprender fazer um gnocchi delicioso com uma dica boa para aproveitar ao máximo seus vegetais, evitando desperdícios.

Boa leitura.

Gnocchi

Melhores vegetais para massas

Dos legumes, tubérculos e hortaliças disponíveis na nossa flora, muitos são versáteis e podem ser peça chave para preparos assados, cozidos, fritos e até como massas.

É o caso da cabotia, da mandioquinha, batata doce e batata normal, que podem ser utilizadas em versões de gnocchi. Já a abobrinha, funciona muito bem para fazer no formato de espaguete, sendo uma opção vegana muito interessante.

Na nossa receita de hoje, o legume escolhido será a abóbora no formato de gnocchis saborosos, que combinados ao nosso molho de sálvia formam uma receita espetacular.

Receita de Gnocchi

Esta receita de gnocchi tem um sabor muito mais marcante que o tradicional com massa de batata, pois as castanhas e o curry trazem um sabor único que aliados ao molho de sálvia ficam sensacionais.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo.

Ingredientes

  • Abóbora Japonesa 1 1/5 quilos
  • Castanha-de-Caju 30 gramas
  • Cebola 20 gramas
  • Curry a gosto
  • Farinha de trigo 100 gramas
  • Gema de ovo 1 unidade
  • Manteiga 15 gramas
  • Pimenta-do-Reino Preta a gosto
  • Sal Marinho 1 colher (café)

Molho de sálvia

  • Alho 1 dente
  • Castanha-de-Caju 25 gramas
  • Louro 1 folha
  • Manteiga 75 gramas
  • Sal Marinho 1 colher (café)
  • Pimenta-do-Reino Preta a gosto
  • Sálvia 10 gramas

Como fazer gnocchi

  1. Assar a abóbora no papel alumínio, retirar a polpa e passar na peneira.
  2. Ressecá-la em uma frigideira a fogo baixo.
  3. Derreter a manteiga e adicione o curry, a castanha de caju picada e deixar refogar por 1 minuto sem coloração.
  4. Acrescentar a manteiga e a castanha de caju picada no purê de abóbora bem quente, misturar bem e acrescentar a farinha.
  5. Formatar os gnocchi e cozinhar em água fervendo.

Como fazer o Molho de sálvia

  1. Colocar os aromáticos e castanha de caju na panela com manteiga em fogo baixo.
  2. Tirar o gnocchi da água e entrar diretamente na frigideira.
  3. Ajustar o tempero e servir.

Mais receitas

Reaproveitando vegetais por completo

Cada vez mais a conscientização para evitar desperdício dos alimentos tem sido a tônica em restaurantes renomados, pois os chefs colocam sua criatividade na cozinha para usar ingredientes por completo, sem abdicar do sabor.

É importante levarmos esse conceito para o nosso dia-a-dia, já que muitas vezes jogamos fora alimentos ou partes deles que poderiam ser usados de forma criativa para ter novas receitas deliciosas.

Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a reaproveitar legumes e verduras por completo, evitando desperdício.

  1. Experimente: muitas descobertas na cozinha tem a ver com experimentação, então mudar ingredientes ou testar preparos é uma boa maneira de aproveitar mais dos alimentos. Por exemplo, cascas de batata podem ser colocadas no forno com um fio de azeite e se tornarem um chips crocante.
  2. Considere o vegetal por inteiro:Todas as partes dos vegetais são comestíveis, desde casca, polpa e até sementes, a diferença está nos sabores e texturas. Cascas de abóbora podem saborear um belo caldo e suas sementes quando torradas no forno se tornam um crocante e gostoso aperitivo.
  3. Caldos são ótimos: seguindo o exemplo acima, você também pode empregar os vegetais em caldos e pode usá-los por inteiro, com talos e tudo mais, pois a ideia é transferir bastante sabor para o preparo.
  4. Apresentação: as aparas dos vegetais que muitas vezes são descartadas, podem servir a um propósito melhor: já que também comemos com os olhos, que tal usá-las na decoração dos pratos? Opte por legumes que possam ser comidos in natura.

Por fim, a lição maior é pensar que um ingrediente pode gerar inúmeras receitas,a exemplo da abóbora que é a estrela principal do nosso gnocchi, e que pode ser também um purê de acompanhamento ou parte de um caldo bem encorpado. Então, aumentando seu repertório de preparos, fica mais fácil pensar em soluções para diminuir o desperdício.

Conte com nossas milhares de receitas para te ajudar no dia-a-dia.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: