Pelo menos aqui no Brasil, a gente só vê a rabanada na época do natal, o que é uma pena, pois esse prato é uma delícia e merecia mais espaço na nossa alimentação o ano todo.
Sendo assim, resolvemos trazer uma receita de rabanada para a sua próxima ceia, porém simples o bastante para estar presente no seu café da manhã de vez em quando.
Boa leitura.
A torrada francesa
A França, um dos destinos gastronômicos mais visitados no mundo, tem tanto a sua famosa confeitaria chique, como também é responsável por doces simples e práticos como a rabanada.
Originalmente era feita com fatias de baguete passadas no leite , no açúcar, nos ovos e no vinho, antes de serem assadas no forno, porém quando a receita chegou em Portugal, foi adaptada levando também a canela polvilhada.
No Brasil fazemos a versão portuguesa de rabanada e não se usa vinho nem baguete, mas para não fugir tanto das origens usamos o pão francês.
Aliás as rabanadas são uma ótima forma de reaproveitar o pão dormido, pois como vão no leite e nos ovos e depois são assados, a massa recupera toda sua consistência e fica uma delícia.
Receita de rabanada
Optamos por um preparo clássico de rabanada para você levar para sua ceia, mas que também é prática suficiente para fazer no seu dia a dia.
Como é um prato que leva muito açúcar, não é tão indicado ser o carro chefe de todos os seus cafés da manhã, porém de vez em quando você pode se dar esse presente e ter uma refeição matinal diferenciada.
Chega de papo e vamos a receita:
Ingredientes
- Pão francês 5 unidades
- Leite 2 copos
- Açúcar 1 copo
- Ovo 2 unidades
- Essência de baunilha 1 colher (chá)
- Açúcar 2 colheres (sopa)
- Canela-da-China em pó 2 colheres (chá)
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer rabanada
- Unte uma forma com margarina e reserve.
- Corte os pães em rodelas e arrume na forma, forrando o fundo.
- No liquidificador bata o leite, os ovos, o açúcar e a essência.
- Coloque essa mistura em cima dos pães, apertando bem com o auxílio de uma colher, até que estejam bem molhados.
- Faça uma mistura de açúcar e canela e salpique por cima.
- Leve ao forno à 200ºC por cerca de 25 - 30 minutos.
Mais receitas de rabanada
Rabanada natalina turbinada
A rabanada já tem bastante identificação com o natal, quanto a isso não há dúvidas.
No entanto, pensamos em dar uma incrementada no prato e deixar ele com ainda mais do clima natalino.
Para isso separamos essa receita espetacular de rabanada de panetone com gotas de chocolate que vai deixar todos surpresos e ainda mata dois coelhos com uma cajadada só, pois une dois dos pratos icônicos que não podem faltar na ceia natalina que se preze.
Você pode usar tanto o panetone quanto o chocotone para essa versão, vai depender de quão doce você prefere as suas rabanadas.
O chocotone normalmente já vem com gotas de chocolate então é mais prático, porém você pode usar nibs de cacau que fica até mais equilibrado o sabor.
Se preferir usar essa rabanada de panetone para o café da manhã do dia seguinte, a sugestão é servir com morangos fatiados e banana, que fica simplesmente incrível.
Por fim, escolha a rabanada que mais se adequa à ceia que você pensou e nos conte o que achou do resultado.
Bom apetite e boas festas.