Uma ceia de natal para quebrar tradições, sem faltar sabor e variedade na sua mesa. A ideia de hoje é apresentar receitas totalmente veganas dentro do tema natalino para que você possa ter uma celebração bem mais inclusiva, como pratos gostosos e práticos.
Confira as receitas que separamos, 100% e origem vegetal.
Boa leitura.
Preservando as tradições e os animais
Alguns preparos são clássicos da ceia de natal, e mesmo quem é adepto do veganismo não precisa mais ficar de fora da comemoração, pois com uma versão plant based dos principais pratos, todo mundo vai comer bem e pedir bis.
Confira a seleção:
Salpicão Vegano
O salpicão virou algo inseparável da ceia natalina por ser uma opção de acompanhamento bastante simples e que traz uma refrescância gigante para uma data que normalmente é no clima de calor.
Por isso que essa opção não pode faltar, e essa versão vegana vem caprichada no creme de castanha de caju para entregar um nível de cremosidade absurdo, que todos vão amar, veganos e carnívoros.
Bobó Vegano de Cogumelo e Inhame
Em alguns estados brasileiros o bobó é consumido o ano todo, e não seria diferente no natal. Essa opção vegana é uma ótima maneira de ter um prato principal impactante que faça frente aos assados tradicionais da data.
Essa receita é incrível, pois tem o creme tradicional de bobó, com o leite de coco bem marcado, e bastante textura com os cogumelos paris e o inhame que ajuda a encorpar bem o molho.
Caso queira pode usar um mix de cogumelo que vai dar ainda mais sabor e caso queira um sabor mais intenso igual o do bobó baiano, pode acrescentar uma pitada de azeite de dendê, mas com cuidado para não roubar muito a cena.
Arroz Verde
Para acompanhar bem o salpicão e o bobó, nada melhor que um simples porém saboroso arroz verde.
Se possível use ervilhas frescas invés das enlatadas, pois são bem mais gostosas e também conferem um frescor ao prato.
Falando nisso, deixe para adicionar as ervas frescas ao final para ter aquele aroma agradabilíssimo ao servir seu arroz verde.
Pudim Vegano de Chocolate
Como sabemos, uma das sobremesas natalinas que é presença oficial nas ceias brasileiras é o pudim, aquele lisinho e cremoso igual à vovó fazia.
Como o leite é mais complicado de substituir, optamos por uma versão vegana de pudim de chocolate que vai fechar com chave de ouro a sua ceia natalina.
A massa leva amido para chegar na estrutura perfeita e também capriche no creme de leite de soja para suavizar o sabor do cacau e do chocolate.
Se quiser usar creme de leite de avelã, a receita fica mais cremosa e com sabor mais intenso.
Substituir e adaptar
Cada vez mais preconceitos vem sendo derrubados no que diz respeito à cozinha vegana, pois até quem torcia o nariz está aprendendo a ver valor em pratos sem nada de origem animal.
Essas substituições não foram criadas para privar as pessoas, pelo contrário, o objetivo é incluir e ajudar na adaptação de quem está buscando um estilo de vida vegano.
Conforme mais opções de pratos vão surgindo, mais a cozinha vegana vai se popularizando e pode abranger muitas pessoas e conscientizar para um consumo sustentável dos recursos naturais, que no fim das contas é um dos maiores objetivos deste movimento.
Por isso que nada é mais simbólico de que uma ceia de natal, pois é algo que busca a união, e uma versão vegana de fato abre mais espaço à mesa para debater o assunto enquanto come-se muito bem.
Abra espaço para inclusão e tenha uma ótima ceia.
Boas festas.