Praticidade e zero desperdício com Petisco de semente de abóbora

Publicada em: 28/07/2021 17:42

Abordamos em vários textos o quão versátil é a abóbora na cozinha, inclusive com uma receita de gnocchi maravilhosa. Hoje vamos um passo além para te mostrar que esse vegetal rende muito e até as sementes podem se transformar num petisco incrível para servir nos happy hours.

Então, prepare-se para anotar nossas dicas para zerar o desperdício e consumir a abóbora por completo.

Boa leitura.

Petisco de Semente de Abóbora

Abóbora para se consumir por inteira

Cascas, polpa e sementes. Dá para comer a abóbora inteirinha e ainda com muito sabor envolvido. Isso porque, nutricionalmente, os valores da abóbora são estrondosos, pois é um legume rico em betacaroteno (por isso sua coloração alaranjada forte), sem falar que é um carboidrato bem mais leve em comparação a trigo e até batata.

Outra vantagem da abóbora, principalmente da moranga, é que tem um custo bastante acessível e rende muito, participando de preparos sofisticados como o camarão na moranga e até de versões simples como um purê para acompanhamento.

As cascas da abóbora também podem ser consumidas, transformando em chips crocantes ou mesmo em caldos. 

A única ressalva aqui é garantir que o legume usado não tenha levado agrotóxico após colheita, por isso opte por abóboras de origem sustentável para poder consumir sem medo.

Receita de petisco de semente de abóbora

Das maravilhas que a abóbora fornece, este é talvez o preparo mais inusitado que nem todo mundo está familiarizado, mas que é uma delícia.

Venha acompanhar o passo a passo simples desse petisco de semente de abóbora crocante e saboroso:

Ingredientes

  • Sementes de Abóbora 1 xícara (chá)
  • Azeite 1 colher (sopa)
  • Sal a gosto
  • Páprica picante a gosto

Como fazer petisco de semente de abóbora

  1. Em uma assadeira disponha as sementes. Regue com azeite, sal e páprica.
  2. Misture para que todas as sementes sejam envolvidas pelo tempero.
  3. Leve ao forno por 15 minutos a 180ºC.

Você pode aproveitar as sementes de abóbora utilizadas em outra receita, basta lavar as sementes, deixá-las secar bem antes do uso e mandar ver no preparo.

Outras opções de petiscos simples para fazer do seu happy hour um encontro gostoso, também temos na sequência:

Snacks para não desperdiçar nada

Muitas vezes a gente joga partes de alimentos fora pelo o único e simples motivo de falta de conhecimento culinário para usar como ingrediente.

As sementes e a casca da abóbora mostram que basta o mínimo de técnica aliado a criatividade para criarmos um aperitivo excelente.

Por isso, vamos trazer para o seu repertório de receitas mais opções de petiscos que você pode fazer aproveitando cascas de legumes, que antes iriam para o lixo, em preparos práticos e cheios de sabor.

Chips de Casca de Abobrinha

Chips de Casca de Abobrinha

Para uma entrada simples e deliciosa, o chips de abobrinha com casca é uma boa pedida.

Você pode fatiar as abobrinhas em lâminas ou usar só as cascas que sobraram de outro preparo, no fim o resultado serão chips muito crocantes e saborosos.

Esta receita é 100% vegana, ideal para incluir todo mundo na hora de servir.

Consulte a receita

Tempura de Casca de Batata

Tempura de Casca de Batata

Um pouco mais elaborada, o tempurá de casca de batata é uma maneira ótima de utilizar o que antes seria descartado.

Com o empanamento, as cascas de batata ganham um novo nível de crocância e sabor, resultando num tempurá maravilhoso.

Vale muito a pena ter essa receita no seu cardápio de aperitivos.

Consulte a receita

Docinho de Casca de Laranja

Docinho de Casca de Laranja

Não podíamos ficar sem uma sobremesa nessa nossa lista, então que tal essas cascas de laranjas cristalizadas que são simplesmente maravilhosas?

Leva basicamente água, açúcar e cascas de laranjas para você ter essa combinação da acidez com o doce que funciona em perfeita harmonia.

O único segredo desse preparo é a paciência, pois é preciso deixar as cascas de molho para tirar o amargor, pois queremos apenas a acidez e o sabor de laranja.

Consulte a receita

Em suma, apenas com essas receitas fica claro como com pouco conhecimento, técnica e tempo nós podemos fazer iguarias incríveis de alimentos normalmente jogados fora. 

Os petiscos de sementes de abóbora não são algo novo, culturas muito antigas já sabiam que era possível aproveitar essa parte do legume, muito porque a sua relação com os alimentos era sagrada, então consumir por completo antes de tudo era respeitar a comida.

Por isso, colocar no nosso dia-a-dia esse mesmo olhar pode nos proporcionar receitas incríveis e ainda evitar o desperdício, esperamos que essas receitas possam te inspirar a consumir por inteiro seus legumes.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: