Para além da academia: aprenda a fazer Batata doce refogada

Publicada em: 04/05/2021 10:01

Engana-se quem acha que batata doce é só comida de academia, pois na verdade é um ingrediente bem versátil, gostoso e bem saudável.

São muitos os preparos que você pode fazer usando a batata doce, principalmente por ser um carboidrato que dá muita energia e é menos calórico, então aprenda essa receita simples e coloque mais desse tubérculo maravilhoso na sua dieta, mesmo que você não seja do time supino.

Boa leitura.

Batata Doce Refogada

De onde veio o estereótipo?

Todo mundo deve ter aquele amigo que malha bastante e tá sempre com uma marmita cheia de frango e batata doce, como se uma dieta saudável de ganho de músculo se baseasse nesses dois ingredientes. 

O que acontece é que quando falamos de ganho muscular rápido, a necessidade é de consumir alimentos que favorecem a produção de massa magra, então opta-se por uma proteína com baixo teor de gordura, como o peito de frango, e um carboidrato de baixa caloria mas com muita energia a ser liberada, que é a batata doce.

Então, realmente é algo que funciona para quem está em busca de um corpo malhado, além de ser um alimento muito barato, por isso caiu no gosto do pessoal de academia, que precisa consumir muito em busca de resultados rápidos.

Apesar dos benefícios para a musculação, a batata doce é muito bem vinda também numa dieta equilibrada pois é um tubérculo muito saboroso que vai bem em inúmeros preparos.

Confira essa receita base de batata doce refogada, esqueça o estereótipo de comida de maromba e descubra um ingrediente incrível para fazer parte das suas refeições:

Ingredientes

  • 1 kg de batata-doce
  • 2 colheres (sopa) de óleo de soja
  • 1/2 unidade de cebola
  • 1/2 xícara (chá) de salsinha
  • 1 colher (sobremesa) de curry
  • 1/2 xícara (chá) de uva passa
  • sal a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de água

Como Fazer

  1. Coloque em um refratário as batatas descascadas e picadas juntamente com 1/2 xícara (chá) de água.
  2. Leve tampado ao microondas por 12 a 15 minutos na potência alta, mexa na metade do tempo.
  3. Retire e deixe por 10 minutos em tempo de espera. Reserve.
  4. Refogue em um refratário a cebola e o óleo, por 3 a 4 minutos em potência alta.
  5. Misture com as batatas reservadas e tempere com a salsinha, as uvas passas, o sal e o curry.

Nossa sugestão é servir com um contra filé grelhado, um peixe assado e até mesmo um frango cozido.Também há outras combinações de batata doce que podem te interessar, confira:

Carboidratos Fitness

A batata doce é o mais popular, porém há muitas outras fontes de carboidratos que conferem bastante energia sem serem muito calóricas, principalmente comparadas aos derivados de trigo.

Confira mais ingredientes para compor a sua dieta, para deixá-la mais equilibrada e ainda com muito sabor.

Quinoa

Quinoa

Esse grão muito consumido no Peru tem ganhado cada vez mais espaço aqui no Brasil pela sua versatilidade e sabor diferenciado.

Confira nosso rol de receitas que levam quinoa, que vão desde uma saladinha simples até um pão de quinoa delicioso e sem glúten.

Inhame

Inhame

O inhame é um parente da batata e da batata doce e tem um sabor muito característico.

É ótimo para fazer pães sem glúten, massas em geral e até leite, sendo assim um dos ingredientes mais utilizados na cozinha vegana.

É uma ótima fonte de carboidrato também.

Mandioca

Mandioca

Por fim não podemos deixar a mandioca de fora, pois é tão essencial no dia-a-dia que a gente nem percebe.

Desde o polvilho para fazer pão de queijo até a goma para fazer a tapioca, a mandioca é um coringa maravilhoso na cozinha, então você precisa aprender essas receitas com esse tubérculo e verá quantas opções diferentes e deliciosas vão surgir no seu cardápio.

Em suma, estamos tão acostumados com os clichês que acabamos não olhando para os alimentos de uma forma completa, e acabamos perdendo muitas receitas em potencial. É o caso da batata doce, que acaba sendo associada a comida de marombeiro ou para fazer doce, mas você pode ver o quanto de receitas diferentes é possível fazer usando o ingrediente de forma mais criativa.

Até se você é do time maromba, pode, e deve, aprender receitas para usar melhor os ingredientes, e não ter sempre que comer batata cozida com frango sem sal, pois dá para comer bem e comer saudável ao mesmo tempo.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: