Pão Caseiro com gostinho de casa de vó

Publicada em: 04/02/2021 16:09

Pão Caseiro é o tipo de coisa que tem uma grande nostalgia para a maioria das pessoas. Nas casas das avós parece ser item obrigatório para o café da tarde, e cada uma parece ter sua receita especial. 

Portanto, escolhemos uma receita de Pão Caseiro Simples, para você fazer e viajar no tempo deixando sua cozinha com aquele cheirinho característico de casa de vó.

Pão nosso de cada dia

Para o dia começar bem, é importante tomar um café da manhã reforçado, e na maioria das vezes, um pãozinho quente é indispensável nessa refeição.

Pão nosso de cada dia

Pão francês, pão de forma, pão de fermentação natural, enfim, são vários tipos por aí. Tem para todos os gostos, então, porque não fazer seu próprio pão, aí na sua casa mesmo.

Fazer Pão Caseiro realmente não é a coisa mais simples do mundo, mas justamente pensando em facilitar sua vida, que trouxemos essa receita, com um passo a passo bem detalhado e ainda algumas dicas para elevar o nível.

Além dessa aqui, temos várias receitas de Pão Caseiro no CyberCook, vale a pena dar uma olhada depois que preparar está aqui:

Mão na massa (literalmente)

Fazer pão é uma experiência gastronômica incrível, principalmente para quem está começando a se aventurar na cozinha, pois é uma chance de testar na prática algumas técnicas e aprender mais sobre massas em geral.

Incorporar os ingredientes, principalmente o fermento biológico é fundamental para seu Pão Caseiro dar certo, por isso preste atenção nas dicas valiosas ao final da receita.

Então, vamos aos ingredientes e preparo:

  • 500 ml de água
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 unidade de ovo
  • 20 gr de fermento biológico fresco
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal

Ingredientes separados e preparados, fique atento para as medidas, é importante respeitá-las para a receita funcionar perfeitamente.

Receita de pão caseiro

A dica de en place que mencionamos no post sobre o mousse de chocolate, também serve muito bem aqui.

Modo de preparo:

  1. Dissolva o fermento no açúcar, acrescente metade da água morna, mexa bem e incorpore o sal, a manteiga e o ovo.
  2. Despeje a farinha peneirada e o restante da água aos poucos, regulando para a massa chegar ao ponto de desgrudar das mãos. É muito importante fazer isso com atenção para não errar o ponto da massa.
  3. Coloque toda a água somente se necessário, a função dela aqui é acertar ou corrigir o ponto.
  4. É normal a massa ficar com uma textura mais mole mesmo, não se preocupe.
  5. Trabalhe bem a massa, sove por aproximadamente 20 minutos. Não tem segredo, use as mãos e vá fazendo movimentos de amassar a puxar para dar a liga e desenvolver o glúten na massa.
  6. Coloque para descansar em local protegido da luz e do vento até dobrar de volume. Isso é importante para o fermento agir bem na massa
  7. Fure a massa para abaixar e modele os pães.
  8. Acomode-os em uma assadeira untada e deixe dobrar de volume em local protegido da luz e do vento.
  9. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus até dourar.

Veja que com atenção ao passo a passo e um pouco de mão na massa (literalmente) é possível fazer um Pão Caseiro e sentir aquele cheirinho nostálgico de casa de vó.

Antes de finalizar, vamos dar mais algumas dicas para o seu pão caseiro ficar ainda mais incrível, confira:

  1. O fermento biológico em pó seco é mais eficiente para fazer a massa crescer que o fermento biológico fresco, e ainda é mais fácil de incorporar com os demais ingredientes.
  2. A temperatura ambiente influencia muito na hora de crescer a massa, por isso que em dias frios, recomendamos colocar 30 gramas do fermento fresco ou um sachê inteiro de 10g, que é equivalente.
  3. Uma vantagem do fermento seco é que ele pode ser adicionado diretamente na farinha, sem precisar dissolver.
  4. Evite sempre o contato direto do fermento com o sal, isso vale tanto para o fermento fresco como para o seco, pois o sal diminui a ação do fermento biológico.
  5. Uma boa dica é colocar o sal durante a sova da massa, depois que o fermento já estiver incorporado.
  6. Se quiser um pão com casquinha, você pode colocar uma pequena assadeira com uns dois dedos de água no forno para fazer vapor enquanto o pão assa. O resultado é ótimo.

Fazer pão é realmente um passo além na cozinha do dia-a-dia, mas é algo muito gratificante de fazer, por isso trouxemos essa receita bem otimizada para ser um incentivo para você preparar o seu.

A sensação de tomar café da manhã com um pão caseiro quentinho e gostoso feito pelas suas próprias mãos, é indescritível.

Se aventure no mundo das massas e faça seu próprio pão e venha dividir com a gente nos comentários.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: