Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Pão Caseiro Fofinho

Porções

20

Peso

55,61 g*

Preparo

1h51

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Primeiro, faça a esponja: em uma bacia média de plástico, coloque o fermento, o açúcar, o sal, 6 colheres de farinha de trigo e o leite morno(ou água morna), misture com uma colher, formando um mingau ralo (já se formam bolinhas de ar é o sinal que o pão irá crescer).
  2. 2.
    Deixar esta esnponja crescer por 30 minutos em local sem vento (sugestão: dentro do forno desligado).
  3. 3.
    Junte à esponja depois de crescida, os ovos, a margarina, o óleo, misturar bem e depois acrescentar o restante da farinha de trigo, misturar amassando bem até que fique uma massa homogênea, soltando das mãos, (se necessário coloque farinha nas mãos para soltar) e deixe crescer mais 30 minutos.
  4. 4.
    Polvilhe um pouco de farinha sobre a pia ou mesa, divida a massa em 2, abra bem, uma de cada vez, com um rolo de macarrão, formando retângulos.
  5. 5.
    Enrole como se fossem rocamboles e coloque dentro das 2 formas para pão, não é preciso untar.
  6. 6.
    Faça 1 bolinha e coloque num copo com água, quando subir é sinal que o pão já cresceu e pode ser colocado no forno médio 150°c.
  7. 7.
    Assar até que fique com a casca dourada.

Dicas

  1. 1.
    O leite (ou a água) não pode estar muito quente senão queimam o fermento nem muito frio, senão o pão não cresce.
  2. 2.
    Para que solte da forma é preciso deixar esfriar um pouco ou se quiser comer quentinho corte dentro da forma mesmo e mais tarde desenforme! fica muito fofinho, bom apetite!
Rosimara Gonçalves Fator
por   Rosimara Gonçalves Fator

Pão Caseiro Fofinho