Você pode dizer o que quiser, um sanduíche sem um pão delicioso não é um bom sanduíche. Até porque as duas extremidades do seu lanche são de pão, ou seja, o primeiro sabor que você sente. Para os amantes de hambúrguer o pão deveria ser tão importante quanto o queijo ou o disco de proteína, e se não é, então você ainda não comparou um lanche com um belo pão e outro com um sem graça.
O bom dessa discussão é que você pode ter o seu pão favorito! Tem alguns que amam um lanche feito no pão francês, outros preferem aquele clássico de cheddar e cebola caramelizada no pão australiano e ainda temos o clássico pão de hambúrguer para todos os momentos e combinações.
Independentemente de qual seja o seu, a nossa sugestão aqui é o pão brioche, uma receita francesa, feita para ser pequena, mas que se transformou em uma das melhores opções para o seu lanche!
Você encontra nessa matéria
- O que é o pão brioche?
- Pão brioche é doce ou salgado?
- Qual a diferença entre brioche e pão australiano?
- Como descongelar pão brioche
- Receita de pão brioche
O que é pão brioche?
O brioche é um pãozinho criado na França, provavelmente no século XVII, na região de Brie (o que daria o nome). Na época era chamado de “doce dos apóstolos” ou dos profetas, porque tinha um formato parecido com os chapéus que o clérigo utilizava.
Basicamente o que define o pão brioche é o uso do leite, manteiga e ovos na massa, deixando ele bem fofinho e leve por dentro.
Pão brioche é doce ou salgado?
Como vimos, ele era chamado de “doce dos apóstolos”, mas vai muito bem com manteiga ou, como no nosso caso, para o hambúrguer. A verdade é que, sim, ele é um pão doce e muitas vezes se usa açúcar na massa também.
É por isso mesmo que o pão brioche fica uma delícia no hambúrguer, trazendo um tom doce para a mistura normalmente salgada de queijo e carne. Vale lembrar que vários preparos doces combinam com o hambúrguer, como cebola caramelizada, ketchup ou barbecue e em alguns casos até frutas.
Qual a diferença entre pão brioche e australiano?
São pães bem diferentes, mas ambos trazem esse lado adocicado para o lanche. Enquanto o brioche leva açúcar, leite e ovos, o australiano pode levar cacau em pó, farinha de centeio, açúcar mascavo e até melado de cana.
A dica para escolher o seu é:
- O australiano tem um sabor mais forte, então é interessante que seja um lanche com menos ingredientes para não ficar enjoativo. Pimentas e geléias combinam com o doce do pão, mas pense em outros ingredientes salgados para equilibrar. Que tal esse aqui com bacon caramelizado e barbecue?
- O brioche é mais leve, então combina com lanches leves (como de frango ou peixe) e com temperos cremosos, ou bem equilibrados, como o clássico x-salada ou esse aqui com pimenta biquinho!
Como armazenar pão brioche?
Se você fez pão brioche e quer guardar para outra hamburgada, a dica é envolver com filme plástico e com papel alumínio. Em seguida, levar ao congelador.
Quando for comer, descongele deixando dentro do plástico e em temperatura ambiente. Depois é só molhar um pouquinho com água e deixar no forno pré-aquecido a 200ºC por uns 5 minutos ou até dourar.
Receita de pão brioche
Ingredientes
- 3 unidades de ovo em temperatura ambiente
- 1 1/2 colheres (sopa) de leite morno
- 1 colher (chá) de fermento biológico em pó
- 1 pitada de sal
- 3 colheres (sopa) de açúcar peneirado
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
- 150 gr de manteiga cortada em 6 cubos grandes e em temperatura ambiente
- Óleo de canola a gosto
- 1 unidade de gema de ovo para pincelar
Como Fazer
- Em um recipiente, coloque 1 colher de açúcar, leite morno e o fermento. Mexa delicadamente e reserve até inflar. Leva de 5 a 10 minutos.
- Na tigela da batedeira, com batedor de gancho, coloque a farinha, o açúcar restante e o sal. Ligue a batedeira para misturar um pouco. Isso vai abrir uma cova no centro dos secos.
- Despeje os ovos e o fermento ativado.
- Ligue a batedeira na velocidade média e deixe juntar tudo. Vai formar uma bola unida e não restará nenhuma farinha.
- Adicione os cubos de manteiga, vá incorporando aos poucos. Leva uns 10 minutos.
- Deixe bater até a massa se soltar totalmente das bordas e do fundo da tigela.
- Prepare outra tigela untando com óleo vegetal no fundo e nas laterais.
- Despeje a massa com cuidado, passando uma fina camada de óleo por cima da massa para não ressecar. Vede a tigela com filme plástico.
- Leve a um local protegido para crescer durante 3 horas.
- Após 3 horas a massa deve ter dobrado de volume.
- Unte as costas da mão com óleo, abra o filme plástico e dê socos na massa a fim de retirar o excesso de ar produzido.
- Feche o filme plástico e leve à geladeira para a fermentação lenta durante 8 a 12 horas.
- Faça bolinhas uniformes de 100 gramas.
- O forno deve ser ligado a 200°C, 30 minutos antes.
- Pincele 1 gema batida com um pouco de água sobre cada pão.
- Leve ao forno durante 20 a 30 minutos, até dourar.
- Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade antes de servir.