O guia de como fazer arroz soltinho e infalível

Publicada em: 13/08/2021 17:24

Esse será seu guia definitivo com as dicas práticas, testadas e aprovadas pela equipe do CyberCook para você finalmente conseguir fazer um arroz soltinho e bem gostoso, como deve ser.

E uma vez que você dominar o básico, tem dicas para turbinar seu arroz para agregar ainda mais sabores às suas refeições.

Boa leitura.

Como Fazer Arroz Branco

Controle a água

A maior causa do arroz empapado é não controlar direito a água.

Aprendemos com nossas mães, que normalmente aprenderam com nossas avós, que a receita é simples: 2 medidas de água para 1 de arroz, sem segredo. Contudo, não levamos em conta a altura do fogo e outras condições que podem influenciar no resultado do preparo.

O dobro de água sobre a proporção de arroz é uma medida válida, mas o que vai contar mesmo é a sua observação e até o som, algo importante para todo cozinheiro, do amador ao profissional: atenção ao visual, aos sons e principalmente ao aroma das comidas, esses são sempre os melhores indicativos de sucesso de um prato.

O arroz fica pronto rápido, então é importante ficar de olho, até porque se secar demais a água também é um problema, pois pior que arroz empapado é arroz queimado.

Atenção aos temperos

O arroz empapado é algo que acontece até com os melhores cozinheiros, o que não pode é arroz insosso, por isso é importante dar uma atenção na hora de temperar.

Confie no básico, como sal, alho e cebola picadinhos, para não ter erro, e quando se sentir mais confiante, pode experimentar colocar outros condimentos e até algumas ervas para dar um aroma diferente.

O ideal é sempre ir provando ao longo do preparo para certificar que o sabor está ok. 

Receita de arroz soltinho

Agora vamos a prática com a nossa receita para um arroz soltinho que melhor funciona.

Esse preparo, apesar de simples, ele tem alguns detalhes que vão fazer toda diferença, portanto siga à risca o passo a passo que não vai ter erro.

Sem mais delongas, vamos a receita:

Ingredientes

  • Arroz 2 xícaras (chá)
  • Óleo de soja 2 colheres (sopa)
  • Alho 2 dentes
  • Cebola 1/2 unidade
  • Sal a gosto

Como fazer arroz soltinho

  1. Leve uma panela ao fogo, deixe-a aquecer e junte o óleo.
  2. Despeje a cebola e refogue até que fique transparente.
  3. Junte o alho e deixe o refogado dourar.
  4. Adicione o arroz e refogue-o, até que esteja seco - vai sentir, pois os grãos se soltam e, ao mexer, percebe isso, até mesmo pelo som que faz o arroz ao ser mexido na panela.
  5. Junte 4 xícaras (chá) de água fervente.
  6. Deixe levantar fervura novamente e coloque sal.
  7. Tampe a panela, mas não totalmente.
  8. Quando a água chegar ao mesmo nível do arroz, feche a tampa por completo e abaixe o fogo.
  9. Assim que a água secar totalmente já está pronto.
  10. Deixe o arroz descansar por 5 minutinhos antes de comer.

O objetivo é o arroz soltinho, mas acredite, até o empapado tem seu valor pois pode servir a outros propósitos. 

A seguir temos algumas receitas mais práticas de arroz para quem não está tão preocupado com a textura do prato, confira:

Turbinando o seu arroz

Se você está dominando a arte do arroz soltinho, está liberado para ir ao próximo nível.

Nas principais refeições do brasileiro o arroz está lá, branquinho esperando outros alimentos para fazer companhia, porém, com algumas receitas mais incrementadas, ele pode ir para frente e ser o protagonista do almoço ou do jantar, principalmente em ocasiões especiais.

Confira essa seleção com receitas de arroz turbinadas que são uma refeição completa

Arroz Completo

Arroz Completo

Começando com esse arroz completo, pois literalmente leva tudo que uma única refeição precisa. Carboidrato, legumes e proteínas, estão todos ali, com adição de bacon e um belo caldo que deixa o prato muito cremoso.

Para ter ainda mais praticidade no preparo, use a panela de pressão que em poucos minutos estará prontinha para ser servida.

Consulte a receita

Arroz à Piamontesa

Arroz à Piamontesa

Um prato muito bonito e repleto de sabores diferenciados.

O arroz à piamontesa leva cogumelos frescos, o que dá sabor e textura bem distintos, e conta com o creme de leite que traz um componente de cremosidade.

Finalize com fatias de tomate e o parmesão ralado na hora e voilá, um prato lindo e saboroso pronto para brilhar no centro da mesa do almoço.

Consulte a receita

Vinas no Arroz

Vinas no Arroz

Prato comum do sul do país, esse arroz é uma ótima dica, pois se quiser pode usar arroz de ontem, inclusive o empapado, pois a ideia é misturar com todos os ingredientes e levar ao forno.

Capriche no molho das vinas, que é cheio de sabor e também vai deixar o arroz mais cremoso, e coloque o queijo por cima para dar aquela gratinada linda e gostosa que nós amamos.

Sirva na travessa e deixe a família toda saborear essa delícia.

Consulte a receita

O arroz perfeito requer paciência sem desistência

Cada vez que você faz uma receita, seja ela qual for, a técnica vai sendo aperfeiçoada.

O primeiro arroz é sempre o mais difícil de acertar, normalmente estamos tensos com a pressão de fazer um prato perfeito, mas a dica aqui é: desencanar.

Faça os preparos no seu tempo, pois o componente que mais vai te ajudar a fazer um arroz soltinho é a paciência e logo em seguida a consistência. Cada novo prato vai ser mais uma evolução.

Todas as dicas desse guia servem para te dar um norte para chegar mais perto de um resultado satisfatório, e mesmo que não saia como você imaginou, terá o conhecimento para corrigir na próxima tentativa.

No fim das contas, apesar das dicas e receitas, cozinha é mão na massa literalmente, tem que fazer e fazer, até atingir o sucesso, e depois disso, você ainda pode criar suas próprias versões.

Quem sabe uma receita de arroz turbinado criada por você apareça por aqui, então manda a ver nos preparos e compartilhe com a gente, vamos adorar acompanhar sua evolução

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: