A mousse de chocolate é uma ótima sobremesa, pois podemos fazer versões sofisticadas e outras super simples, só para matar a vontade de um doce gostoso.
Hoje vamos trazer essa segunda opção, para você ter no cardápio uma opção de sobremesa mais acessível e econômica, sem abrir mão do sabor.
Boa leitura.
Os caminhos para a mousse perfeita
O charme de uma boa mousse é a sua consistência única, que une cremosidade com aquela textura aerada que derrete na boca.
Seja na versão rebuscada ou na mais simples, tem algumas técnicas para chegar nesse resultado, e é importante você conhecê-las e dominá-las, assim não vai passar perrengue na hora de preparar a sobremesa.
A consistência ideal é de uma mousse mais firme, porém a sua preferência pessoal pode querer algo mais aerado e até mais duro, e para isso tem técnicas.
Por exemplo, para uma mousse mais aerada, é preciso bater mais a clara em neve, pois é nela que o ar será incorporado, então quando mais batida, mais oxigênio na massa. É importante levar correndo para geladeira para manter a estrutura.
Para uma mousse mais dura, principalmente nas versões mais simples, você pode usar até a gelatina incolor sem sabor, mas para isso, opte pelo chocolate em barra derretido e não em pó, pois assim ajuda a manter a estrutura da sua sobremesa.
Outra dica importante é que vale para praticamente todos os preparos de confeitaria é que é fundamental respeitar as medidas e proporções da receita, pois qualquer coisa fora pode desandar tudo, ainda mais se você não domina muito bem as técnicas. Prepare a receita seguindo a risca, e quando dominar por completo, aí você pode arriscar um pouco mais, só que é por sua conta e risco.
E por fim, para quem tem alguma restrição ao ovo, pode usar chantilly invés da clara de neve que tem a mesma função de dar a sustentação para a mousse de chocolate, só tente equilibrar para não ficar tão doce.
Receita de Mousse de Chocolate
A receita de mousse de chocolate escolhida para hoje é a mais simples que você verá, pois usa basicamente 3 ingredientes.
Para estruturar melhor, é importante usar o chocolate em barra e não em pó, de preferência com 70% de cacau para ter um sabor mais intenso e um dulçor equilibrado.
Vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Chocolate ao leite 200 gramas
- Água a gosto
- Clara de ovo 3 unidades
Como fazer Mousse de Chocolate
- Numa tábua, pique o chocolate, transfira para uma tigela e leve para o micro-ondas de 30 em 30 segundos, até derreter totalmente.
- Leve a água para amornar no micro-ondas por 20 segundos.
- Misture a água e o chocolate até virar um creme liso.
- Em uma batedeira, bata as claras em neve.
- Acrescente o creme de chocolate sobre as claras e misture delicadamente com uma espátula até obter uma mistura lisa.
- Distribua o mousse em taças. Deixe esfriar na geladeira por 8 horas antes de servir.
Essa opção é super prática e em pouco tempo você tem um doce pronto para matar a vontade. Se quiser decorar com raspas de chocolate meio amargo, fica ótimo.
Agora, se quer umas versões mais turbinadas de mousse de chocolate, confira as opções abaixo:
- Mousse de Chocolate com Leite Condensado
- Mousse de Limão no Copinho de Chocolate
- Torta de Chocolate
- Mousse Fácil
- Mousse de Chocolate Rápida
Econômicas e deliciosas
Tem receitas que unem sabor, praticidade e economia, então são fundamentais para termos no repertório e encaixar no dia-a-dia corrido.
O simples e barato não quer dizer que não tenha qualidade, pelo contrário, com pouco de criatividade é possível usar ingredientes em conta de formas incríveis que rendem pratos deliciosos.
Além da mousse de chocolate simples para sua sobremesa, separamos outros itens para uma refeição completa que não pesa no bolso.
Bolinho de Batata com Sardinha
Começamos pela entrada, com esses deliciosos bolinhos de batata com sardinha.
Esse é aquele tipo de aperitivo que se você bobear acaba comendo demais de tão gostoso.
Crosta crocante e recheio saboroso, esse prato ainda pode ser feito na airfryer e fica ainda mais sequinho e saudável, experimente.
Arroz de Forno
Essa não só é econômica, como é ótima para reaproveitar o arroz de ontem e também aqueles legumes que estão parados na geladeira.
Se tiver um parmesão ralado para dar aquela boa gratinada antes de servir, vale a pena o investimento que nem vai encarecer tanto o prato mas vai deixar mais lido pra servir na mesa.
Frango de Forno Crocante
E de prato principal, um frango de forno crocante e suculento para ninguém botar defeito.
A farinha de rosca é que dá a crocância para o frango e o creme de maionese traz a suculência necessária.
Para um crocante extra pode usar a farinha panko que também pode ser feita ralando aquele pão duro que ficou parado ai, então é mais uma forma para reaproveitar os alimentos.
Aproveita a sobremesa
Depois de uma refeição completa dessa, muito saborosa e que não pesa no bolso, você pode se dar ao luxo e pegar uma bela taça da sua mousse de chocolate como sobremesa para fechar com chave de ouro.
A alta gastronomia e a cozinha do dia são mais próximas do que você imagina, pois o diferencial é usar bons ingredientes e ter a técnica correta, e claro, uma pitada de criatividade. Essas receitas econômicas são apenas para te inspirar a cozinhar mais em casa e comer comida de verdade, invés de recorrer a industrializados e fast food e também a pensar nos alimentos de forma sustentável, pois nada mais econômico do que reaproveitar e evitar desperdício.