Parafraseando o chef francês Erick Jacquin: “não pode faltar “tompero”” numa boa moqueca de camarão, e é justamente essa versão, com o sabor típico baiano, que vai ser nossa receita de hoje.
Venha aprender o passo a passo da moqueca de camarão com um pouco da história de um dos temperos mais fundamentais desse prato.
Boa leitura.
Nosso tempero arretado
Esse prato litorâneo tem um diferencial que é muito brasileiro, mesmo possuindo tantas influências de fora, pois a moqueca de camarão tem um pouco da cozinha europeia, do mediterrâneo, mas também traz muito do sabor intenso da culinária africana que chegou a nossa costa com os escravizados.
Por conta desse intercâmbio de culturas tão distintas na sua essência, cria-se um prato de sabor tão marcante e com um tempero que faz toda a diferença, o azeite de dendê.
O dendezeiro é uma árvore litorânea, muito presente na costa da África, mais especificamente no Golfo da Guiné, e sua beleza chamou a atenção dos colonizadores que resolveram trazê-la para cá.
Mal sabiam eles que o verdadeiro valor dessa planta estava no seu óleo, já muito aplicado na culinária africana.
Foi apenas em 1591 que o explorador português Duarte Lopez relatou o uso do azeite de dendê pelos nativos africanos, e descrevem em detalhes como o sabor ardente tornava a comida simplesmente incrível.
Obviamente que uma maravilha dessas ia cair bem com a nossa cozinha que absorve incrivelmente as culturas e cria sabores únicos, então aproveite para incrementar seus pratos com o azeite de dendê, iniciando pela moqueca de camarão .
Receita de moqueca de camarão
É bem verdade que o azeite de dendê é capaz de agregar uma camada a mais de sabor aos pratos, mas se você não tem costume de usá-lo, aplique com muito cuidado, pois é importante equilibrar bem para que não roube o sabor dos demais ingredientes, ainda mais num prato tão harmônico quanto a moqueca de camarão.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo.
Ingredientes
- Camarão 300 gramas
- Leite de Coco 300 mililitros
- Azeite de dendê 2 colheres (sopa)
- Tomate 3 unidades
- Cebola 1 unidade
- Pimentão Verde 5 fatias
- Cebola 5 fatias
- Tomate 5 fatias
- Coentro a gosto
- Cebolinha Verde a gosto
- Sal a gosto
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer moqueca de camarão
- Bata no liquidificador os tomates e a cebola, em seguida coloque na panela (de barro, de preferência).
- Adicione o azeite de dendê e o leite de coco deixando ferver por 5 minutos.
- Coloque o camarão, as rodelas de temperos e o tempero verde, deixando cozinhar por mais 8 minutos.
- Acompanha arroz branco e farofa de dendê.
Mais receitas moqueca
- Moqueca de Camarão Completa
- Moqueca de Camarão com Banana da Terra
- Moqueca Capixaba de Cacau
- Moqueca de Peixe com Camarão
As várias cores do pimentão
Outro ingrediente muito utilizado não só na moqueca de camarão mas em vários pratos típicos do nordeste é sem dúvidas o pimentão que também tem essa função de dar um sabor intenso às receitas em geral.
O que talvez muita gente não saiba é que há pimentões de várias cores, cada uma com suas propriedades diferentes.
O verde, por exemplo, tem o sabor muito mais intenso, e pode até ser um desafio ao paladar desavisado. Já o vermelho, que também é comum, tem um sabor mais suave, puxado para o adocicado, e é ideal para quem quer entrar no mundo dos pimentões aos poucos.
Existem também cores mais inusitadas, como o amarelo, o laranja e até mesmo o roxo, todos esses têm como característica a suavidade e o sabor mais adocicado.
Lembrando que independente da cor, usamos apenas as cascas, pois nas sementes é onde está de fato a picância desse vegetal, por isso sempre elimine-as antes de usar nas suas receitas.
Enfim, além dos sabores intensos e adocicados das variedades de pimentões, usar mais de um tipo na sua receita deixa o prato lindo e super colorido, então vale a pena experimentar, principalmente nessa moqueca de camarão.