Mascarpone: o queijo cremoso e adocicado da Itália

Publicada em: 18/01/2022 15:45

O queijo é uma delícia apreciada no mundo todo e alguns países se destacam na produção. A Suíça é um dos expoentes mais relevantes no assunto, mas a Itália também possui exemplares muito importantes na sua gastronomia, como o pecorino e também o mascarpone, que é nosso tema de hoje.

Boa leitura.

Requeijão italiano

Somos muito acostumados com uma marca de requeijão super cremoso de criação brasileira, mas o que pouca gente sabe é que essa marca tem muito da influência italiana na sua concepção.

O mascarpone é uma variedade de queijo italiano que é muito cremoso, feito com leite altamente rico em gorduras e de coloração bege.

A principal diferença deste ingrediente para os outros queijos cremosos é que o seu sabor é mais adocicado. Quando foi criado na Lombardia, o mascarpone era feito para comer na hora, como um tipo de sobremesa.

No entanto, o brilho desse alimento veio mesmo quando foi utilizado para o preparo do tiramisu, essa sobremesa italiana simplesmente espetacular que equilibra o doce com a cremosidade do queijo e uma base crocante super bem feita.

Receita de mascarpone

Essa opção é na verdade um creme de mascarpone Comprar os ingredientes que é exatamente o do tipo que vai rechear um tiramisù, mas também serve para poder fazer um pavê mais especial e até recheios para bolo, pois é um delícia.

De fato, esse queijo não é tão em conta assim, porém para o creme não é necessário muita quantidade, por isso é um investimento que vale muito a pena.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo.

Ingredientes

  • Mascarpone 250 gramas
  • Ovo 5 unidades
  • Açúcar 1 1/2 copos
  • Farinha de trigo 5 colheres (sopa)
  • Fermento químico em pó 1 colher (sobremesa)
  • Limão 1 unidade

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer mascarpone

  1. Ligar o forno a 180º para pré-aquecer.
  2. Misturar o mascarpone com os ovos e bater bem. Juntar o açúcar, a raspa e o sumo de limão. Por fim juntar a farinha com o fermento. Untar e polvilhar com farinha uma forma redonda, e deitar a mistura do bolo lá para dentro. Levar ao forno por 40 minutos, ou se gostarem dos bolos secos têm de deixar mais tempo...
  3. Deixar no forno por mais 10 minutos sensivelmente. Tirar cá para fora, desenformar e comer!!!

Mascarpone

Mais receitas com mascarpone

A estrela do tiramisu

Já que fizemos tanta propaganda, não podíamos deixar de trazer a receita para fazer o famoso tiramisu.

Na verdade, fazendo o creme de mascarpone, você já vai estar meio caminho andado para ter uma sobremesa de sucesso.

Uma parte importante da receita é a aplicação do conhaque é o café, pois estes vão dar o sabor a massa, que basicamente é composta por biscoitos, até bem semelhante ao pavê nesse quesito. O diferencial mesmo vem com o creme de mascarpone que é a grande joia do tiramisu, com uma cremosidade incrível e um sabor muito particular que vai te surpreender.

Portanto, faça o creme de mascarpone seguindo o passo a passo e ainda faça um tiramisu para o seu fim de ano.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: