Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Queijo mascarpone

sem glúten·

Porções

16

Peso

237,03 g*

Preparo

0h45

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Sobre o ácido tartárico: acido dihidroxi-butanodio'ico, é o principal ácido do vinho. É adicionado aos vinhos de pouca acidez e é indispensável a saúde do vinho. também pode ser encontrado em bolos e sobremesas, sucos, refrescos, caramelos de frutas e produtos de pastelaria, com a funcao de manter a cor original dos alimentos sendo cozidos.
  2. 2.
    numa panela de inox, aqueça o creme de leite ate' a temperatura de 88 graus centígrados. misture o ácido tartárico. deixe esfriar completamente, cubra e refrigere durante a noite.
  3. 3.
    no dia seguinte, coloque a mistura dentro do murim, amarre a boca, fazendo um saco e deixe escorrer o creme de leite ate parar de pingar. retire o queijo do tecido, guarde num recipiente com tampa e refrigere durante a noite. esta pronto para uso.
  4. 4.
    o uso mais conhecido do queijo mascarpone e no tiramissu, aquele tipo de pave italiano, com biscoito champagne e cafe. eu já comi o real, verdadeiro tiramissu feito com mascarpone, e posso te dizer, minhas amigas, e coisa de outro mundo...
  5. 5.
    o mascarpone pode ser batido e ai se acrescenta o que a imaginacao mandar, como chocolate em po, canela, acucar de confeiteiro, etc. tambem pode ser usado em receitas salgadas, em torradas, incrementado com algo para dar sabor ou usado puro. inclusive pode ser usado ao inves do creme de leite batido com claras no nosso tradicional pave!
  6. 6.
    quanto a encontrar ácido tartárico, o que poderia ser um desafio ai' no Brasil (aqui nos eua se compra via internete em casa de material de produzir queijo), eu sugiro dar um pulo ou na padaria ou na pastelaria mais próxima e pedir par o gerente ver se encomenda o ácido para vocês.
  7. 7.
    esta receita ja foi testada, vem da chefe de confeitaria de um dos restaurantes e lanchonete mais famosos da cidade de portland, oregon, o gothan tavern. eles produzem o queijo e servem no cafe' da manha e em sanduíches, ao invés de usar o ja ordinário cream cheeese.
  8. 8.
    espero que seja de valia para alguém!

Você vai precisar de:

  1. 1.
    1 termômetro culinário de boa qualidade
  2. 2.
    1 metro de murim ou fralda ou pano de prato
  3. 3.
    1 panela de aço-inoxidável
Susan Nakashima
por   Susan Nakashima

Queijo mascarpone