Lasanha é uma delicia, panqueca também, então unir ambas em uma única receita não tem como dar errado.
E nós garantimos que dá é muito certo, pois fica um prato ainda mais saboroso, cremoso com massa deliciosa e aquela crosta tostada que amamos.
Venha aprender a fazer lasanha de panqueca e surpreenda-se com o sabor dessa combinação.
Boa leitura.
Combinação dos deuses
Lasanha é literalmente o nome de um prato, mais precisamente uma panela muito usada na Grécia e na Roma antiga para vários preparos.
A palavra em latim era lasanum basicamente significando panela ou recipiente, porém era de um tipo retangular e era usado em vários preparos, inclusive um que intercalava camadas de massa e molho de tomate, que eventualmente acabou levando o nome do prato.
Apesar de hoje em dia ser consenso que a criação da lasanha se deu na Itália, na região da Sicília por volta de 1700, novas fontes históricas sugerem que um prato muito semelhante a este em registro saxões de 1400, ou seja, quase 300 anos antes dos italianos.
Contudo, não dá para tirar o mérito da contribuição italiana para receita, pois a massa e o molho de tomate à bolonhesa são com certeza a característica mais icônica de qualquer lasanha.
Hoje vamos além no preparo, agregando uma massa de panqueca a sua lasanha que vai elevar o nível do prato.
Receita de lasanha de panqueca
Não basta substituir a massa de lasanha pela de panqueca, pois esse preparo tem algumas particularidades que visam valorizar ainda mais o molho, fazendo com que a massa incorpore perfeitamente os sabores e mantenha a suculência necessária.
Confira o passo a passo:
Ingredientes
Molho
- Carne moída 500 gramas
- Polpa de tomate 1 quilo
- Alho 4 dentes
- Cebola 1 unidade
- Molho Inglês 1 colher (sopa)
- Orégano 1 colher (sopa)
- Pimenta-do-reino em grãos a gosto
- Azeite 3 colheres (sopa)
- Sal 1 colher (sopa)
Massa
- Leite 1 1/2 xícaras (chá)
- Farinha de trigo 2 xícaras (chá)
- Manteiga 2 colheres (sopa)
- Sal 1/2 colher (chá)
- Fermento químico em pó 2 1/2 colheres (chá)
- Ovo 1 unidade
- Azeite 1 colher (sopa)
Montagem
- Presunto Magro 400 gramas
- Mussarela 400 gramas
- Parmesão 100 gramas
- Orégano 2 colheres (sopa)
Como fazer lasanha de panqueca
Molho
- Aqueça o azeite e, em fogo médio, coloque a cebola até que ela murche.
- Acrescente o alho e quando estiver tudo bem refogado, adicione a carne.
- Tempere com pimenta do reino e molho inglês.
- Com o auxílio de uma espátula, separe toda a carne e vá fritando bem devagar.
- Quando toda a carne estiver frita, adicione o sal e deixe fritar mais um pouco.
- Adicione a polpa de tomate e, em seguida, o orégano.
- Experimente e se precisar corrija o sal.
- Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos.
Massa
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa uniforme e de consistência cremosa.
- Deixe descansar por uns 10 minutos.
- Aqueça uma frigideira de 20 cm de diâmetro aproximadamente com um pouco de azeite, espalhe bem o azeite e elimine o excesso.
- Fora do fogo derrame a massa na frigideira delicadamente em uma quantidade de aproximadamente 1/2 xícara, arredondando a massa antes de voltar para o fogo.
- Cozinhe a massa em fogo médio virando (com a ajuda de uma espátula) dos dois lados.
- Prepare toda a massa e reserve.
Montagem
- Em um refratário ou assadeira de aproximadamente 50cm x 30cm comece com uma camada fina de molho, deite 3 ou 4 discos de panqueca até cobrir o molho, se necessário, corte os discos para melhor distribuir.
- Passe outra camada fina de molho, cubra com o presunto, depois a mussarela, polvilhe com orégano e comece com outra camada de massa, repetindo toda a operação: molho, presunto, mussarela, orégano, até que a massa termine.
- Cubra com o molho restante, e deite o queijo parmesão sobre o molho.
- Leve a sua lasanha de panqueca ao forno alto por uns 20 minutos ou até que o queijo parmesão derreta.
Para abrilhantar a receita, vale a pena usar parmesão fresco ralado na hora invés do de pacotinho, é um investimento que faz toda diferença no sabor da sua lasanha de panqueca, experimente.
Não acabamos ainda, pois tem versão de lasanha para todos os gostos e bolsos, confira a seleção que separamos para você:
Dicas para abrir suas massas caseiras
Uma forma boa de garantir o preparo perfeito da sua lasanha de panqueca é fazendo a massa em casa.
Até aí não tem segredo, já que nosso passo a passo é bem simples para o preparo infalível, contudo, sabemos que muita gente tem dificuldade no momento de abrir a massa, para deixar na espessura ideal para o uso.
Por isso, pensamos em algumas dicas que vão te ajudar nessa etapa crucial do preparo de lasanhas e outros tipos de pasta tradicionais.
A primeira dica é ter uma balança digital, que hoje em dia se encontra por cerca de 20 reais, e é um utensílio que vai facilitar muito sua vida, principalmente quando o assunto é massas e confeitaria em geral.
Para essa lasanha com massa de panqueca, abrir a massa não é problema, mas para uma tradicional que você queria fazer massa caseira ou mesmo para uma pizza, torta ou pasta em geral, pesar as bolinhas de massa antes vão te ajudar a controlar bem na hora de abrir.
Dicas práticas para abrir a massa
Alguns erros comuns acabam estragando a massa, e talvez o mais recorrente é untar a bancada com farinha de mais, o que altera a consistência da receita.
Então, na hora de abrir sua massa, use o mínimo possível de farinha para untar e na hora esticar, os movimentos são sempre do centro para borda, com muito cuidado para não rasgar.
Se não tiver o rolo de macarrão tradicional, pode usar uma garrafa de vinho que funciona bem, ou mesmo a mão livre, que dá mais trabalho, porém quebra um galho.
Por fim, com essas dicas cabe a você praticar a abertura de massas para ficar craque na técnica, e enquanto isso, faça essa lasanha de panqueca que é bem prática pois não vai precisar abrir a massa, só cozinhar no ponto perfeito.
Depois compartilhe com a gente sua evolução.
Bom apetite.