Hora do almoço é hora de fazer carne de panela

Publicada em: 13/04/2021 10:55

A carne de panela é definitivamente uma comida do almoço do dia a dia. Com sua textura super macia, desfiando, a união dos legumes também macios e cozidos e o caldo delicioso, essa receita se mostra maravilhosamente prática e saborosa. Sem contar todos os temperos que combinam, podem e devem ser utilizados para completar o prato.

Sua mãe sempre diz que sua refeição precisa ter todos os nutrientes em um prato só e por isso é muito recomendado misturar o carboidrato com as vitaminas e a proteína. Essa proteína normalmente é a carne que traz consigo um pouco de gordura. Por isso, o fato da carne de panela ser cozida ajuda muito a sua alimentação a ficar ainda mais completa. E como é reconhecidamente uma comida caseira, de mãe, ninguém vai fazer desfeita, né?

Hora do almoço é hora de fazer carne de panela

Vamos à receita e algumas dicas para você personalizar e elevar o nível da sua carne de panela

  • Refogue o alho e a cebola com um pouco de óleo em uma panela de pressão aberta.
  • Coloque a carne, refogue mais um pouquinho e coloque água até cobrir a carne.
  • Tempere com a mostarda, o shoyu, sal e pimenta do reino.
  • Cozinhe por 25 minutos, abra com cuidado tirando a pressão e coloque as batatas cortadas grosseiramente.
  • 5 minutinhos e você já pode servir com um delicioso arroz.

Você pode fazer essa receita com vários cortes de carne. Aqui indicamos o coxão mole por ser uma carne fácil de se trabalhar, mas você pode ir para um músculo, por exemplo, se quiser baratear a receita e consumir um pouco mais de colágeno. 

Além de poder variar a carne, você tem uma liberdade imensa para variar também com legumes. Carne de panela com cenoura também fica uma delícia, ou então você pode fazer com vagem, mandioca, mandioquinha, batata doce e por aí vai. O ideal é que o legume escolhido consiga ficar bem macio, mas sem desfazer tanto.

Carne de panela: evoluir

Como se já não estivéssemos falando de um prato delicioso e super completo, existem algumas receitas das quais a base é muito parecida com a da carne de panela, mas que tem temperos diferentes ou alteram a proporção original.

Curry: O curry é uma mistura de vários temperos que você pode fazer aí na sua casa com essa receita aqui. Com ele, você pode fazer o prato chamado de curry, muito comum na Inglaterra, na Índia e no Japão! Cada um com seu estilo diferente, mas todos com uma base de carne de panela, seja frango, lombo suíno ou até mesmo vegetariano.

Conheça o curry japonês

Experimente o curry indiano com arroz basmati

Vaca atolada: Outra receita que parece ser uma variante da carne de panela, mas dessa vez é mais brasileira, é a vaca atolada. Nada mais do que uma costela de boi e muita, mas muita mandioca cozida. O tempero aqui também é essencial. Você com certeza vai se render à vaca atolada.

Cozido de legumes com carne: Aqui a gente inverte e os protagonistas passam a ser os legumes. Por esse motivo, o negócio é abusar da variedade: vagem, abobrinha, abóbora, batata-doce, batata, repolho e cenoura, sem falar de tantos que você pode colocar. Todos juntos! E isso tudo sem abrir mão de uma carne suculenta e um molho delicioso! 

Não tem desculpa para não colocar essas receitas deliciosas no seu cardápio da semana!

Compartilhe conosco suas receitas e experiências e não deixe de inventar novas opções!

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: