A cozinha mineira é uma gigantesca fonte de receitas, das simples até as rebuscadas, sendo a maioria delas pratos que surgiram da culinária caipira, como o caso da típica galinhada mineira.
Hoje vamos ver mais sobre toda essa cultura gastronômica que tanto encanta o Brasil e ainda aprender a receita para fazer em casa uma galinhada mineira tradicional.
Boa leitura.
O mineiro é come-quieto realmente?
Não é só de receitas gostosas que vive a cozinha mineira, também tem muita história boa por traz dos mais variados preparos oriundos das Minas Gerais.
Alguns termos surgem de forma tão espontânea que a gente nem se pergunta mais sobre suas origens. Por exemplo, o tal “come quieto” é um termo que se refere ao jeito desconfiado e calado do mineiro, que surgiu muito na época da busca pelo ouro, quando o estado recebeu gente de todo país e isso gerou uma mudança no comportamento, quando o jeito de ser que já era pacato foi ficando ainda mais comedido.
Devido a escassez de alimento gerada pela alta demanda, os mineiros passaram a aproveitar o máximo dos alimentos, zerando desperdício e armazenando para comer depois, o que acabou colaborando para essa fama de “come quieto”.
Apesar de fazer muito sentido, não dá para ter tanta certeza assim se é real ou se é mais um causo que contam por lá, pois é uma terra com muita tradição transmitida através de histórias que formam um folclore próprio de Minas Gerais. O que é fato é que muitas receitas que saíram dessa época, estão vivas e são apreciadas até hoje, como a galinhada mineira.
Receita de galinhada mineira
Essa receita de galinhada mineira é aquela de grandes proporções, para fazer de panelada e alimentar a família toda, então seja generoso nos ingredientes e capriche nos temperos.
Confira o passo a passo:
Ingredientes
- Galinha 3 quilos
- Arroz 1 1/2 quilos
- Cebola 4 unidades
- Pimenta-do-reino em grãos a gosto
- Alho a gosto
- Sal a gosto
- Salsinha 1 maço
- Cebolinha Verde 1 maço
- Pimenta Verde a gosto
- Óleo de soja a gosto
Como fazer galinhada mineira
- Em uma panela de mais ou menos oito litros, coloque meio litro de óleo.
- Depois de quente, coloque a cebola picada e frite até que ela fique dourada. Reserve.
- Coloque o restante do óleo e quando estiver quente, adicione a galinha já temperada.
- Frite em duas etapas, até que ela fique bem corada. Retire, escorra em papel absorvente e reserve.
- Para o arroz, retire o excesso de óleo da panela e deixe somente o suficiente para preparar o arroz: junte o alho, o arroz, a cebola já frita e refogue.
- Junte a galinha e mexa, refogando mais um pouco.
- Adicione água fervente o suficiente para cobrir todo o arroz. Acerte o sal e tempere com as pimentas.
- Deixe cozinhar até que tudo esteja seco e o arroz cozido. Decore com salsinha e cebolinha e sirva a seguir.
Apesar de ser a mais icônica, a galinhada mineira não é a única, e para você variar temos algumas outras versões que podem agradar, confira:
Os mexidões à mineira
Toda essa época da corrida pelo ouro nas Minas Gerais gerou uma grande migração de pessoas do país inteiro em busca da sua pepita de pedra preciosa, então o estado conheceu várias influências culinárias que vinham através de pratos preparados ali nos acampamentos.
Uma das formas de aproveitar o máximo dos alimentos, que eram escassos aliás, era fazendo um mexidão misturando tudo e temperando bem, como o caso da galinhada que não foi a única.
Então, confira outros pratos típicos de Minas que tem como premissa ser essa panelada repleta de ingredientes e sabores.
Tutu de Feijão
Textura maravilhosa e sabor inconfundível, o tutu de feijão é uma das delícias mineiras mais apreciadas.
O seu preparo é super simples, além de ser uma ótima ideia para reaproveitar aquele feijão cozido de ontem de uma forma deliciosa.
Consulte a receita completa aqui
Canjiquinha Mineira
A exemplo da galinhada, a canjiquinha é um prato que agrega muitos sabores. Só que vai além, pois leva carne suína e bovina o que permite muito mais variedade de textura e sabor.
Uma dica para quem gosta de uma consistência mais pastosa é colocar menos água, mas é bom ficar de olho para não perder o ponto.
Consulte a receita completa aqui
Feijão Tropeiro Tradicional
O tropeiro dispensa comentários, pois já é algo tão icônico de Minas que até nos estádios de futebol é o lanche mais consumido por torcedores locais e mesmo quem vem de fora tem obrigação de comer esse feijão nas arquibancadas do Mineirão.
Faça essa receita de feijão tropeiro em casa que não tem como se arrepender.
Consulte a receita completa aqui
Aproveite para fazer um almoço mineiro completo, com galinhada, um feijão tropeiro e de sobremesa um cremoso doce de leite para fechar com chave de ouro das minas gerais.
Bom apetite.