O palmito é um produto muito valorizado no Brasil, seja porque somos um dos maiores produtores, seja pelo sabor e textura únicos ou então pelos benefícios que esse cilindro branco traz. Seja qual for a sua desculpa para comprar e comer palmito, é indiscutível que ele é diferente e muito versátil, tendo um sabor leve que combina muito bem com saladas e peixes e uma textura que pode facilmente substituir carnes em pratos vegetarianos e veganos.
Por isso mesmo que a receita de hoje é a de fricassê de palmito para vegetarianos! Mas não só isso, confira também os benefícios desse alimento e também as diferenças entre as variantes dele, para você conhecer e comprar de acordo com a sua receita!
Receita de Fricassê de palmito
Ingredientes
1ª parte
- Óleo de soja 2 colheres (sopa)
- Alho 2 dentes
- Cebola 1 unidade
- Tomate 1 unidade
- Milho em conserva 1/2 lata
- Palmito 1 vidro
- Tempero pronto em pó 1 envelope
- Sal a gosto
- Salsinha 1 colher (sopa)
- Azeitona verde 100 gramas
- Mussarela 200 gramas
- Creme de Leite 1 lata
2ª parte
- Manteiga 2 colheres (sopa)
- Cebola 1 unidade
- Farinha de trigo 2 colheres (sopa)
- Leite 1/2 litro
- Sal a gosto
Modo de preparo
1ª Etapa
Na panela com o óleo já aquecido, coloque a cebola e o alho para refogar.
Acrescente o tomate, o milho, o palmito, os temperos, e o sal.
Deixe ferver até pegar gosto, acrescente o creme de leite e reserve.
2ª Etapa
Doure a cebola com a manteiga, acrescente a farinha já com o leite e o sal.
Misture a primeira etapa com a segunda e coloque as azeitonas.
Coloque na travessa, e por cima o queijo ralado.
Leve ao forno para gratinar.
Servir com arroz e batata palha.
Os ingredientes dessa receita você encontra lá no Carrefour!
Benefícios do palmito
O palmito é bastante saudável, principalmente pela alta concentração de fibras e, com isso, uma perspectiva de trazer bastante saciedade, o que ajuda muito em dietas. Mas não é só isso:
Com bastante potássio e antioxidantes, ele ajuda a equilibrar a pressão arterial e age sobre o colesterol ruim.
É muito bom para glicêmicos, já que tem muito pouco carboidrato e, com isso, pode substituir muitos produtos, diminuindo o índice de açúcares na refeição.
Rico em vitamina C, também te ajuda na imunidade.
Como escolher seu palmito
A dica mais importante é como escolher seu palmito, simplesmente por ser um produto comumente comercializado sem segurança ou ilegalmente. Além desse fato, é muito raro comprá-lo ainda no talo e por isso fica difícil entender se está bom, macio e fresco para utilizar da melhor maneira no nosso fricassê de palmito. Por isso:
Procure comprar os palmitos o mais inteiros possível e de uma fonte confiável, já que os armazenados de maneira imprópria podem conter bactérias perigosas. Outra boa maneira é ver se a tampa está levantada (não compre se estiver) ou checar a embalagem procurando pelos símbolos do ministério da saúde e do IBAMA.
Se o palmito está boiando no vidro, então ele deve estar duro, já que teve pouca oxigenação. Prefira os do fundo do vidro.
Se for muito fino, provavelmente foi extraído fora das normas, ilegalmente.
Uma boa maneira de se precaver contra bactérias é ferver o palmito por 20 minutos antes de consumi-lo.
Se a água estiver turva, branca ou amarelada, não compre. Deve estar contaminado.
Mais receitas vegetarianas e veganas com palmito!
Moqueca de palmito
A moqueca é um dos pratos que se beneficia muito do palmito caso a intenção seja substituir carnes animais. Ele não desmantela e combina muito bem com os temperos da moqueca.
Estrogonofe de palmito vegano
O estrogonofe é outro prato que fica uma delícia e usa muito bem o fato do palmito se manter inteiro durante o cozimento. Além de poder cortar em pedacinhos iguais aos de carne, frango e etc.
Hambúrguer vegano de palmito
Até mesmo hambúrgueres funcionam bem com seus discos feitos de palmito. Porém lembre-se de montar um lanche com ingredientes leves para que o disco não fique ofuscado.
Aproveite as dicas de como escolher bem o seu palmito e use todo o potencial desse ingrediente brasileiro, delicioso e super valorizado!