Aquelas bolachinhas de nata deliciosas que derretem na boca são o tipo de delícia pela qual crianças e adultos têm o mesmo amor.
O bom é que temos uma receita bem simples para você fazer bolachinhas de nata caseira e ter um snack para comer no meio dia, colocar no lanche das crianças ou o que mais quiser.
Boa leitura.
Diferenças de nata e creme de leite
Nessa era de industrializados e pasteurizados, não temos tanto o costume de ver a nata in natura, oriunda daquele leite de fazenda direto da teta da vaca, apesar de terem marcas que dizem vender a nata processada.
Para entender se você realmente está comprando nata é importante entender qual a diferença dela para o creme de leite, por exemplo.
A legislação brasileira passou a considerar a nata como um produto a partir de 2012, então há regras que vão determinar o que é nata e o que é creme de leite. Falando em termos práticos, tanto o creme de leite quanto a nata correspondem a gordura do leite ( quem teve oportunidade de ferver o leite de fazenda, sem pasteurizar, notava que se formava uma camada densa por cima, que nada mais é que a gordura do leite se separando dele).
O que vai diferenciar se o que você está comprando é creme de leite ou nata é a porcentagem de gordura contida, e por convenção começamos a chamar de creme de leite o produto a a partir de 45% de concentração de gordura.
E como mencionamos, hoje já existem produções de natas industrializadas que são facilmente encontradas, então cabe a você buscar produtos da melhor procedência para garantir que suas bolachinhas ficarão gostosas e desmanchando na boca.
Receita de bolacha de nata
Escolhemos esse preparo simples por levar amido de milho, seu malhor amigo na hora de acertar ponto das suas bolachinhas de nata.
Vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Amido de milho 4 copos
- Farinha de trigo 2 copos
- Açúcar 2 copos
- Nata 1 copo
- Margarina 2 colheres (sopa)
- Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
- Sal 1 pitada
- Leite 1/2 copo
- Coco ralado 1/2 pacote
Como fazer bolacha de nata
- Amasse bem todos os ingredientes, abra a massa e modele os biscoitos.
- Coloque os biscoitos em assadeira untada e enfarinhada.
- Asse em forno médio até os biscoitos ficarem levemente corados.
É bom ficar de olho no forno pois o ideal é dourar de forma bem sutil. Fique tranquilo pois as bolachas assam bem rápido e ficam cozidas por dentro de maneira uniforme.
Se preferir, temos variações interessantes da bolacha de nata para você experimentar:
Frescor e cremosidade
Ficou bem claro que a nata nada mais é que o creme de leite no seu mais puro estado, e em algumas receitas específicas você precisa desse tipo de ingrediente para ter o resultado correto de textura e de sabor também.
Porém, o creme de leite fresco é mais difícil de encontrar e custa um pouco mais que o de caixinha, mas se você tiver essa receita, poderá fazer uma versão em casa, usando poucos ingredientes.
Confira o passo a passo para fazer seu creme de leite fresco caseiro.
Uma vez que está pronto o seu creme de leite fresco, vamos conhecer algumas receitas perfeitas para fazer bom uso desses ingredientes.
Café Cubano
Uma dose de café bastante encorpada e cheia de cremosidade, só que esse é para ser apreciado mais ao fim do dia.
Estamos falando desse drink incrível de café, que leva uma generosa dose de rum, tem a acidez do suco de lima e é finalizado com o creme de leite e aquela folhinha de hortelã para trazer frescor ao drink.
Quem ama café vai se apaixonar por essa bebida.
Sopa Fria de Mandioquinha e Creme de Leite
Invertendo as coisas, começamos com café frio e agora uma sopa fria também.
A mandioquinha tem muito sabor e por si só já tem bastante cremosidade, então nesse preparo basta colocar bastante tempero e no final adicionar o creme de leite fresco e bater, pois ele vai dar a consistência.
Deixe duas horinhas na geladeira para pegar o ponto, e aí é servir decorando com cebolinha ou outra erva de sua preferência.
Sorvete de Paçoca
Finalizamos com essa bela sobremesa que é o sorvete de paçoca.
É um preparo bem simples, pois o creme de leite fresco vai fazer todo o trabalho principal, se tornando o chantilly que vai dar o ponto de textura perfeito desse sorvete.
Adicione o creme de avelã para liberar aquele aroma incrível, deixe gelar e sirva com uma farofinha de paçoca para ter o equilíbrio perfeito da cremosidade e crocância.
Tudo isso partiu de um mesmo ingrediente, por isso nosso trabalho aqui é desmistificar alguns pratos e técnicas para que você tenha a base e faça de incríveis bolachinhas de nata, passando por drinks com café e até sorvetes.
Conhecer melhor os ingredientes é uma ótima forma de aguçar a criatividade de dar novos usos, experimente.