A culinária africana chegou ao Brasil junto com os escravos, que eram trazidos à força, e encontravam nas comidas uma forma de lembrar um pouco de casa. Por se alimentarem apenas com as sobras dos senhores, era necessário evocar as lembranças e a criatividade para tornar essas sobras em uma comida gostosa.
Dessas sobras foram criados pratos que são consumidos até hoje, tornando a culinária africana uma das mais importantes e influentes no Brasil. De cocada a acaçá, há heranças culturais que até hoje são importantes para a cozinha brasileira. O acarajé, por exemplo, foi tombado como um Patrimônio Nacional, devido a sua importância para a cultura brasileira. A feijoada também é um prato muito querido pelos brasileiros e que veio da senzala.
Top 5 Comidas africanas
Para conhecer melhor o sabor das comidas africanas, o CyberCookseparou 5 receitas para saborear em casa! Confira!
Abará
Feito com massa de feijão-fradinho, temperos e camarão seco, essa massa é cozida em água envolvido por uma folha de bananeira.
Acarajé com Vatapá
Essa combinação faz muito sucesso! O acarajé é um bolinho de feijão temperado e com camarão seco, similar ao abará. Porém, ele é frito no azeite de dendê. Já o vatapá é uma "papa", que recheia o acarajé, feito de farinha de mandioca, temperos e azeite de dendê.
Quibebe
Esse prato é a combinação de carne de sol ou charque, refogado ou cozido com abóbora. Simples, mas delicioso!
Acaçá
Um bolinho de milho cozido e envolvido ainda quente em folhas de bananeira.
Feijoada
Essa receita nem precisa de apresentação, não é? Feita com feijão preto ou mulatinho, carnes suínas e acompanhado de arroz, couve e laranja. Quem não gosta?!