Conheça a Polenta, simples e versátil

Publicada em: 30/04/2021 12:33

A gente aqui no CyberCook fala muito sobre receitas simples e deliciosas. Se você se sente em um nível intermediário ou básico de cozinha, ou só tem preguiça de cozinhar, a gente tem muita opção deliciosa para você provar o contrário. No meio dessas milhares receitas, polenta se destaca como um clássico saboroso que serve de base para um monte de receita maravilhosa. E mais, não é sempre que com apenas dois ingredientes você consegue uma receita tão tradicional e deliciosa.

Conheça a polenta, simples e versátil

Cremosa, crocante, salgada, doce, cozida, frita, quente ou fria, você faz do jeito que quiser, mas ela sempre vai ficar gostosa. E sabe por quê? Porque você só precisa de água e fubá! Claro que mesmo muito simples, tem alguns segredinhos que a polenta reserva e a gente vai revelar aqui para vocês:

Simples. Ponto.

A receita que a gente indica tem mais do que dois ingredientes pois é importante temperar bem e acertar na textura. Dá uma olhada:

Ingredientes

  1. 1 tablete de caldo de legumes (aqui uma receita para você fazer caseiro!)
  2. 2 colheres (sopa) de manteiga
  3. 1 colher (sopa) de azeite
  4. sal a gosto
  5. 500 gr de fubá pré-cozido
  6. 2 litros de água

Modo de preparo

Aqueça água em uma panela e dissolva o caldo de legumes. Adicione 1 colher (sopa) de manteiga e o azeite. Aos poucos, coloque a polenta, mexendo sempre. Tempere com sal e continue a mexer. Quando desgrudar da panela, adicione o restante da manteiga, mexa até derreter. Sirva quente.

A dica para acertar bem no ponto dessa polenta é dissolver a farinha de milho em água fria antes do preparo, procurando deixá-la pastosa. Se fizer com o fubá pré-cozido, é só acrescentar na água fervente bem devagarinho. A gente já falou que essa é uma receita que pode ser feita de qualquer jeito para ficar deliciosa, e a receita que trouxemos é a versão cremosa, assim como essa aqui. 

Polenta

Agora, nos botecos por aí não é a cremosa que faz sucesso. A melhor maneira possível de se comer polenta com uma boa cervejinha é frita. E para fritar o processo é basicamente o mesmo, você só precisa de um pouco mais de paciência para esperar gelar a forma de polenta para então cortar em palitos e colocar no óleo (sempre bem quente).

Essa aqui é uma ótima receita de polenta frita

Por ser uma receita muito tradicional na Itália, a polenta entra como protagonista em vários pratos típicos italianos que são maravilhosos, principalmente harmonizada com carnes e molhos. 

  • Polenta mole com ragu de fígado: O ragu é um desses clássicos italianos que conquista qualquer amante de carne por aqui. Até mesmo o fígado, que muitas vezes é deixado de lado.
  • Polenta com carne moída ao forno: Essa parece até um escondidinho e por ser mais prática é uma ótima opção para o dia-a-dia. Isso sem falar que a polenta é muito nutritiva.
  • Polenta italiana: Aqui a versão é temperada com tomatinhos, orégano, sal e cebola. Dá pra dizer que é polenta com sabor de pizza!
  • Polenta doce: Para provar o quão versátil é essa receita. Precisa de sobremesa: polenta! Temperada com coco, laranja, canela e uva-passa essa receita é simplesmente deliciosa!

Dá para inventar muitos pratos para combinar com a polenta, já que é uma receita base que te dá muita liberdade para temperar e usar diferentes processos. Carnes, frango, peixes são todas ótimas sugestões, mas a criatividade é toda sua, e o interesse também!

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: