Conheça a Caldeirada: sabores de Portugal, África e muito de Brasil

Publicada em: 24/08/2021 14:48

Se tem uma coisa que a gastronomia caiçara e a ribeirinha domina com maestria é a arte de fazer caldeiradas simplesmente espetaculares.

De peixes de couro, de escama e até frutos do mar, fato é que temos na nossa culinária receitas variadas para preparo de caldos saborosos.

Venha conhecer os caminhos para uma caldeirada perfeita, com dicas técnicas para extrair o melhor dos seus caldos.

Boa leitura.

Caldeirada

As várias facetas da caldeirada

Originalmente a caldeirada é um preparo comum de Portugal e se trata de um grande cozido, pois os ingredientes não passam pelo refogado. A ideia é extrair os sabores tanto dos legumes e das carnes, quanto dos temperos, podendo assim fazer caldos com praticamente qualquer alimento.

Em países africanos há o hábito de fazer caldeirada de cabrito por exemplo, já aqui no Brasil, por conta da influência portuguesa, temos caldos que vão mais para linha dos peixes.

O que ficou da influência africana é o uso do azeite de dendê e leite de coco, presente na maioria das caldeiras brasileiras, principalmente na região da Bahia, e é um baita acerto pois é uma combinação de sabores sensacionais.

Receita de caldeirada

A nossa caldeirada de hoje é do tipo generosa, com tudo que tem direito. Vai peixe, vai camarão e até polvo, para ter uma explosão de sabores e texturas como nenhuma outra.

Chega de papo e vamos para o preparo: 

Ingredientes

  • Badejo 1 quilo
  • Camarão rosa 500 gramas
  • Polvo 500 gramas
  • Lula 400 gramas
  • Cebola 2 unidades
  • Tomate 4 unidades
  • Vinho Branco 200 mililitros
  • Caldo de Peixe 2 tabletes
  • Água 500 mililitros
  • Cheiro-verde 1 xícara (chá)
  • Azeite 1/2 xícara (chá)
  • Marisco 300 gramas
  • Louro 2 folhas

Como fazer caldeirada

  1. Em uma panela alta, arrume camadas intercaladas de frutos do mar, cebola, tomate e cheiro-verde até que se acabem os ingredientes.
  2. Regue então os ingredientes com o vinho branco e o azeite, coloque as folhas de louro e leve para cozinhar em fogo médio, com a panela tampada, por cerca de 5 minutos.
  3. Dissolva os caldos de peixe na água fervente e despeje sobre os frutos do mar.
  4. Volte a tampar a panela e aumente o fogo.
  5. Deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  6. Desligue o fogo, corrija sal e pimenta e sirva bem quente acompanhado de arroz.

Caldeirada

Se não encontrar o badejo pode usar outro peixe, mas é importante que seja de postas mais largas pois absorvem bem os temperos e ficam muito suculentos.

Para não faltar inspiração, confira essas outras versões de caldeirada para experimentar.

Faça um caldo com técnica profissional

Quando falamos de caldos, vimos que o povo brasileiro tem as manhas para preparos incríveis, porém dá pra elevar o nível ainda mais.

E para isso temos uma aula que é simplesmente imperdível, convidamos o renomado chef francês Laurent Suaudeau, para uma série recente de vídeo-aulas, ensinando técnicas e preparos de forma simples e direta para que você possa fazer preparos rebuscados na prática.

Uma dessas aulas mais emblemáticas é a de caldos, onde o chef Laurent te ensina de forma didática e bem visual, a como fazer um caldo de camarão perfeito, com muita cor, muito sabor e o principal, sem desperdício.

Enfim, é melhor deixar o especialista falar, então vem ver essa super aula de caldos da nossa série exclusiva de Cozinha Sustentável.

Isso é só para te mostrar que com o passo a passo certo e o mínimo de técnica de gastronomia, os seus preparos vão ficar com muito mais sabor com menos esforço.

Essa caldeirada vai ser um bom desafio para testar suas habilidades, pois é um prato que mescla muitos sabores e texturas, então vai te ensinar muito sobre como as combinações funcionam dentro de um prato harmonioso.

O ponto positivo é que na série Cozinha Sustentável você aprende principalmente a olhar para os alimentos com outros olhos, entendendo que dá para otimizar o consumo, diminuir desperdício e ainda sim ter muito sabor e qualidade nos preparos.

Como diz o chef Laurent: “Cozinha sustentável é cozinhar com a cabeça”, então quanto mais conhecimento gastronômico você tiver, melhor será o uso dessa nossa ferramenta mental.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: