Peixes e pescados são uma ótima fonte de proteína, fáceis de preparar e versáteis, cabendo em diversas receitas das mais leves às mais pesadas. Mesmo assim, muitos deixam de incluir esse ingrediente no cardápio por terem dificuldade de acertar o ponto da carne ou não saber preparar corretamente. Se você está nesse grupo ou se acha que deixa muito cheiro na cozinha, saiba que cozinhar peixe é mais fácil do que você imagina. Seja inteiro, em filés ou postas, cada corte pede uma técnica apropriada para seu cozimento. Além de deliciosos, os peixes são uma preparação rápida e prática para o dia a dia. Confira!
Peixe na grelha
Cozinhar um peixe inteiro pode parecer uma tarefa intimidadora, mas é na verdade muito mais simples. O pargo vermelho é um peixe fácil de encontrar e muito simples de ser preparado, principalmente na grelha. Para fazer um peixe na grelha, faça cortes nas laterais, evitando que a pele enrugue. Tempere com sal, limão e ervas frescas, como tomilho, alecrim e manjericão.
A ideia é cozinhar com a brasa e não com fogo alto, já que é uma carne delicada e que precisa estar bem úmida na hora de servir.
Essa receita de peixe recheado é uma ótima opção para você testar essas dicas!
Peixe na assadeira
Outra técnica para peixes inteiros é assar na cama de sal dentro do forno. Utilize peixes com escama ou pele mais resistente, como carapau, tainha ou sardinha, para que o sal não penetre na carne. Com o peixe limpo, recheie-o com um pouco de manteiga. Faça uma cama de sal em uma assadeira, coloque o peixe, cubra com outra camada generosa de sal grosso e regue com um pouco de azeite para facilitar o cozimento. Leve ao forno por 20 a 25 minutos. Retire com delicadeza!
Uma dica bastante requintada para esse preparo é fazer uma manteiga temperada. Você deixa a manteiga em temperatura ambiente até que ela fique cremosa e mistura o tempero (pode ser sálvia, manjericão, alecrim ou outras ervas frescas e refrescantes que combinem com o peixe), depois é só enrolar de novo em plástico filme ou papel manteiga e levar para o freezer. Na hora de rechear essa manteiga vai dar muito sabor!
Peixe no papilote
Outra ótima opção é assar o peixe no papilote, envelopando a posta. O envelope cria uma mini estufa para a posta do peixe, de forma que ele cozinhe no vapor de seu próprio líquido. Acrescente ervas frescas, limão e o que seu paladar pedir. O peixe fica suculento e muito saboroso! Essa técnica é mais adequada para postas grossas, de peixes como salmão, abadejo e meca.
Você pode garantir todo e qualquer ingrediente, além de peixes fresquinhos, lá no Carrefour.
Peixe Frito
Peixe frito, à milanesa ou empanado são ótimos para filés magros como pescada, tilápia, tambaqui, linguado e merluza. Certifique-se de retirar todas as espinhas dos filés, tempere com sal e pimenta do reino moída e empane em farinha e ovos. Frite-os em óleo bem quente dos dois lados e deixe descansar no papel toalha para retirar o excesso de óleo. Delicioso também deixar em tirinhas, para aperitivo!
Nessa receita, você pode experimentar peixe frito e empanado. Junte seus conhecimentos e experimente já!
Peixe na frigideira com crosta
Uma versão mais light e funcional do peixe empanado, o peixe com crosta é nutritivo, delicioso e fica pronto rapidamente. Escolha filés mais firmes, como a tilápia, robalo, namorado, pargo e robalo. Tempere os filés com limão e alho espremido, passe os filés no ovo batido e escolha castanhas e oleaginosas trituradas. Gergelim, quinoa, castanha-do-pará e amêndoas são ótimas opções para empanar o peixe. Coloque na frigideira com um fio de azeite, tampe para abafar e vire o filé. Sirva com molhos de sua preferência!