Como montar uma horta em casa

Publicada em: 24/04/2020 16:52

Durante essa quarentena, conseguir hortaliças fresquinhas nem sempre é tão fácil quanto costumava ser. Mas você sabia que um cantinho da sua casa pode ser o lugar perfeito para crescer suas próprias hortaliças? Cultivar plantas, além de deixar seu prato mais colorido e livre de agrotóxicos, é uma terapia deliciosa.

O CyberCook separou algumas dicas de como fazer horta em casa, do cultivo à cozinha.

Onde plantar?

No quintal ou no apartamento, escolha um lugar que receba luz solar durante o dia. Essa dica é fácil para quem tem um quintal, mas você sabia que também dá para plantar em apartamento? Se o seu apartamento recebe pouca luz durante o dia, você pode usar a sacada ou a janela para plantar hortaliças menores, como ervas e temperos.

Como cultivar as plantas?

A melhor forma é plantar direto na terra, mas se você quer fazer uma horta no apartamento ou casa sem quintal, você pode apostar nos vasos, floreiras ou em embalagens como garrafas pet e caixas de leite. Existe também a chamada horta vertical, otimizada para apartamentos.

Horta vertical/CyberCook

O que plantar?

Separamos 4 dicas especiais que são fáceis de cultivar e muito úteis na cozinha.

1. Cebolinha. A cebolinha pode ser plantada o ano todo, em solo irrigado e com adubo. A maneira mais fácil de plantar é através das mudas, mas também pode usar a semente da cebolinha. A colheita pode ocorrer de 70 a 90 dias. Cultive-a em solo úmido, mas não encharcado.

2. Cenoura. Muito útil na culinária do dia a dia, a cenoura deve ser plantada em épocas de clima ameno e pode ser colhida de dois a quatro meses do plantio. Plante direto da semente, em solo livre de pedras e detritos.

3. Manjericão. Um tempero delicioso para molhos, o manjericão pode ser plantado por semente ou mudas de 15 cm. O ideal é plantá-lo em uma época de temperatura quente e ele pode ser colhido dois ou três meses depois. Ele deve ser constantemente irrigado, ou seja, o solo não pode ficar seco.

4. Hortelã. Você pode plantar tanto a muda quanto a semente, em um lugar que não pegue ventos muito fortes. Prefira plantar em uma época de clima ameno. Mantenha o solo adubado e irrigado. A colheita pode ser feita após 40 dias do plantio.

Lembrando que você pode usar a sua criatividade e plantar todo tipo de erva e tempero que preferir. Para o caso de lugares com quintais espaçosos e iluminados, também é possível plantar legumes em casa.

Receitas com a sua horta em casa

Depois do plantio, vem a colheita! O CyberCook separou 4 dicas de receitas usando ao máximo as hortaliças que sugerimos.

Creme de arroz com galinha e hortelã

Creme de arroz/CyberCook

Molho pesto, feito à base de manjericão

Molho pesto/CyberCook

Suflê de cenoura

Suflê de cenoura/CyberCook

Bolinho de arroz, temperado com cebolinha

Bolinho de arroz/CyberCook

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: