Nesse início de inverno, só de pensar num feijão tropeiro encorpado e quentinho já dá água na boca.
Então, para esquentar seu coração e seu corpo, trouxemos a receita perfeita para fazer um belo feijão tropeiro em casa ao melhor estilo mineiro.
Confira o passo a passo e se delicie.
Boa leitura.
Um prato que conta uma história
Podemos dizer que grande parte do progresso de evolução do Brasil colônia se deve a essa receita. Os tropeiros que dão nome ao prato eram os trabalhadores que guiavam os animais através das províncias, onde hoje ficam os estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
Essas viagens eram muito longas e feitas a cavalo, então as comidas que transportavam eram carnes desidratadas para resistir às intempéries, e quando montavam acampamento, o melhor jeito de aproveitar era fazendo essas carnes com feijão e farofa, assim tinham uma refeição completa e reforçada para aguentar o translado.
O feijão tropeiro também esteve muito presente na época da corrida do ouro, por isso acabou ficando tão comum na cultura de Minas Gerais, e agora vai figurar também nas refeições da sua casa com a receita incrível que separamos.
Receita de Feijão Tropeiro
Ingredientes
- Feijão carioquinha 1/2 quilo
- Bacon 200 gramas
- Linguiça Calabresa Defumada 200 gramas
- Couve Manteiga 1/4 maço
- Cebola 1 unidade
- Alho 3 dentes
- Farinha de mandioca torrada 2 xícaras (chá)
- Cebolinha Verde 1/4 xícara (chá)
- Sal a gosto
Como fazer feijão tropeiro
- Em uma panela, frite o bacon em fogo baixo até que ele fique dourado. Reserve.
- Corte a linguiça em rodelas e as frite em uma frigideira, em sua própria gordura. Reserve.
- Corte as folhas da couve bem fininhas. Em seguida, refogue-as na mesma panela em que foi preparada a linguiça.
- Na mesma frigideira junte a cebola e o alho e refogue até dourar.
- Acrescente a farinha de mandioca, sem parar de mexer, até dar uma leve torradinha.
- Adicione o feijão, o bacon, as linguiças e a couve. Misture bem e acerte o sal.
- Salpique a cebolinha e deixe no fogo por mais dois minutos, mexendo sempre.
- Transfira para uma travessa e sirva em seguida.
Para um prato mais leve retire o excesso da gordura do bacon e escolha uma peça com maior parte de carne, e além disso, você pode utilizar uma linguiça de frango defumada, o sabor ficará bem parecido e o prato fica mais saudável.
Cuidado com o sal pois carnes defumadas e curadas são bem salgadas, dê preferência para alimentos orgânicos e de origem conhecida e certificada, assim seu prato fica mais saboroso e saudável.
Evitar desperdício de alimentos é essencial e essa receita é ótima para aproveitar sobras de feijão, inclusive você pode fazer essas variações incríveis desta mesma receita, confira:
- Feijão Tropeiro com Carne Seca
- Feijão Tropeiro Rápido e Fácil
- Feijão Tropeiro Prático
- Feijão Tropeiro Mineiro
Receitas práticas que surgiram em viagens
Assim como o feijão tropeiro, há muitas receitas que surgiram da necessidade de viajantes se alimentarem durante um deslocamento de vários dias.
Essas receitas foram incorporadas no nosso dia-a-dia e hoje se tornaram iguarias clássicas e saborosas, por isso pensamos em explorar mais alguns pratos de estrada para você fazer em casa.
Arroz de Carreteiro
O arroz de carreteiro, assim como feijão tropeiro, surgiu da necessidade de viajantes, nesse caso motoristas de carreta, de terem uma refeição completa na estrada, usando ingredientes que durassem mais tempo armazenados.
Este arroz leva no preparo carnes defumadas semelhantes ao feijão tropeiro e é tão delicioso quanto, vale a pena preparar para um almoço especial.
Carne Seca com Batatas
A carne seca era um dos alimentos mais presentes nas bolsas de viajantes, pois como era envolta de uma vasta camada de sal, resistiu por muito mais tempo, e assim era um ingrediente sempre a mão para variados preparos.
Um dos mais simples e gostosos é a carne seca com batata cozida, principalmente pelo fato do vegetal ajudar a neutralizar o sal da carne, deixando o prato com sabor incrível de temperos.
Vaca Atolada
Por fim temos esse clássico brasileiro, comum no sul mas que já ganhou o país inteiro.
A vaca atolada era também um prato bastante consumido pelos trabalhadores que transportavam gado, e muitas vezes quando um dos animais atolava, sabiam que passariam um bom tempo por ali, então a solução era montar acampamento e preparar essa receita saborosa e que saciava a fome de todos para resolver o perrengue.
Principalmente nos dias de inverno, um caldo de vaca atolada vem bem a calhar, experimente.
Este é um dos atributos da culinária que é mais fascinante, o seu poder de aceitar as ideias mais criativas e de ver que receitas funcionam mesmo com poucos recursos e em situações adversas.
Hoje em dia você não precisa mais estar na estrada para fazer essas receitas, pelo contrário, como nosso passo a passo, um feijão tropeiro no melhor estilo clássico pode ser feito aí no conforto da sua casa.
Experimente e conte para gente o que achou.
Bom apetite.